Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAVOURA, Tiago Nicola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195
Resumo: O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.
id USP-35_8030c1bf5be2bf1d33ea001362c7cbf5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/126195
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular. This article aimed at learning the pedagogical fundamentals of teaching the culture corporal in school education of the Landless Rural Workers Movement - MST. The light of historical and dialectical materialism, the empirical research indicate pedagogy projects basing the educational work of the MST settlement investigated. When we understand that the MST should have access to knowledge in its most developed form, in that it becomes a constitutive part of the instrumental movement’s struggle and the working class, defends the need for their educational work is grounded in pedagogy historical-critical as a way to enable the formation of full content in each single individual. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12619510.1590/1807-55092016000401079Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 1079-1086Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 1079-1086Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 1079-10861981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195/122980Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLAVOURA, Tiago Nicola2017-02-07T12:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/126195Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T12:32:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis
title Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
spellingShingle Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
LAVOURA, Tiago Nicola
title_short Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
title_full Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
title_fullStr Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
title_full_unstemmed Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
title_sort Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
author LAVOURA, Tiago Nicola
author_facet LAVOURA, Tiago Nicola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAVOURA, Tiago Nicola
description O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195
10.1590/1807-55092016000401079
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092016000401079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195/122980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 1079-1086
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 1079-1086
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 1079-1086
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933581299712