Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195 |
Resumo: | O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular. |
id |
USP-35_8030c1bf5be2bf1d33ea001362c7cbf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/126195 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular. This article aimed at learning the pedagogical fundamentals of teaching the culture corporal in school education of the Landless Rural Workers Movement - MST. The light of historical and dialectical materialism, the empirical research indicate pedagogy projects basing the educational work of the MST settlement investigated. When we understand that the MST should have access to knowledge in its most developed form, in that it becomes a constitutive part of the instrumental movement’s struggle and the working class, defends the need for their educational work is grounded in pedagogy historical-critical as a way to enable the formation of full content in each single individual. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12619510.1590/1807-55092016000401079Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 1079-1086Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 1079-1086Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 1079-10861981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195/122980Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLAVOURA, Tiago Nicola2017-02-07T12:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/126195Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T12:32:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis |
title |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
spellingShingle |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise LAVOURA, Tiago Nicola |
title_short |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
title_full |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
title_fullStr |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
title_sort |
Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise |
author |
LAVOURA, Tiago Nicola |
author_facet |
LAVOURA, Tiago Nicola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAVOURA, Tiago Nicola |
description |
O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195 10.1590/1807-55092016000401079 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092016000401079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126195/122980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 1079-1086 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 1079-1086 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 1079-1086 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933581299712 |