Liberdade de escolha do aprendiz no processo adaptativo em aprendizagem motora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16653 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do grau de liberdade de escolha, oferecido durante a estabilização de uma habilidade motora, no processo de adaptação a uma modificação efetora na tarefa. Participaram do estudo 48 voluntários, com média de idade de 21 (± 5,6) anos, de ambos os gêneros, que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos relacionados ao grau de liberdade de escolha oferecido: alto (ALT), intermediário (MED) e sem liberdade de escolha (SEM). Foi utilizada uma tarefa complexa de "timing" coincidente, na qual o participante deveria tocar seis sensores de forma que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O experimento consistiu de duas fases, quais sejam, estabilização e adaptação. No início da fase de adaptação, a modificação efetora da tarefa gerou perturbação aos três grupos, uma vez que foi verificado aumento dos erros de execução e queda na precisão (erro absoluto) e consistência (erro variável) do desempenho. Apesar dos três grupos terem apresentado melhora do desempenho ao longo da fase de adaptação, o grupo SEM apresentou indicativos de adaptação menos eficiente. Assim, os resultados apontam que, diante de uma modificação efetora da tarefa, a liberdade na escolha da resposta foi benéfica para a adaptação independentemente do grau. |
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Liberdade de escolha do aprendiz no processo adaptativo em aprendizagem motora Learner freedom of choice on adaptive process in motor learning Aprendizagem motoraLiberdade de escolhaProcesso adaptativoMotor learningFreedom of choiceAdaptive process O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do grau de liberdade de escolha, oferecido durante a estabilização de uma habilidade motora, no processo de adaptação a uma modificação efetora na tarefa. Participaram do estudo 48 voluntários, com média de idade de 21 (± 5,6) anos, de ambos os gêneros, que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos relacionados ao grau de liberdade de escolha oferecido: alto (ALT), intermediário (MED) e sem liberdade de escolha (SEM). Foi utilizada uma tarefa complexa de "timing" coincidente, na qual o participante deveria tocar seis sensores de forma que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O experimento consistiu de duas fases, quais sejam, estabilização e adaptação. No início da fase de adaptação, a modificação efetora da tarefa gerou perturbação aos três grupos, uma vez que foi verificado aumento dos erros de execução e queda na precisão (erro absoluto) e consistência (erro variável) do desempenho. Apesar dos três grupos terem apresentado melhora do desempenho ao longo da fase de adaptação, o grupo SEM apresentou indicativos de adaptação menos eficiente. Assim, os resultados apontam que, diante de uma modificação efetora da tarefa, a liberdade na escolha da resposta foi benéfica para a adaptação independentemente do grau. The purpose of this study was to investigate the effect of freedom of choice, when offered during the stabilization of a motor skill, on the adaptation process involving a motor task modification. Forty eight volunteers of both genders, with average age of 21 years (± 5,6), were randomly divided in three groups according to freedom of choice degree: high (ALT), intermediate (MED) and without freedom of choice (SEM). A complex coincident timing task was used. Each participant was requested to touch six response keys, trying to hit the last one in coincidence with a visual stimulus. The experiment consisted of two phases, namely stabilization and adaptation. In the beginning of the adaptation phase, the motor task modification perturbed all three groups, as an increase in execution errors and a decrease of both precision (absolute error) and consistency (variable error) of the performance was verified. Although all three groups improved their performance during the adaptation phase, the SEM group showed signs of a less efficient adaptation. Thus, the findings indicate that, as a result of a motor task modification, the freedom in response choice was beneficial to adaptation irrespective of degree. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1665310.1590/S1807-55092007000300001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 3 (2007); 167-176 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 3 (2007); 167-176 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 3 (2007); 167-176 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16653/18366Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Flavio HenriqueAraújo, Ulysses Okada deWalter, CinthyaFreudenheim, Andrea Michele2012-05-22T12:27:00Zoai:revistas.usp.br:article/16653Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:27Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do grau de liberdade de escolha, oferecido durante a estabilização de uma habilidade motora, no processo de adaptação a uma modificação efetora na tarefa. Participaram do estudo 48 voluntários, com média de idade de 21 (± 5,6) anos, de ambos os gêneros, que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos relacionados ao grau de liberdade de escolha oferecido: alto (ALT), intermediário (MED) e sem liberdade de escolha (SEM). Foi utilizada uma tarefa complexa de "timing" coincidente, na qual o participante deveria tocar seis sensores de forma que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O experimento consistiu de duas fases, quais sejam, estabilização e adaptação. No início da fase de adaptação, a modificação efetora da tarefa gerou perturbação aos três grupos, uma vez que foi verificado aumento dos erros de execução e queda na precisão (erro absoluto) e consistência (erro variável) do desempenho. Apesar dos três grupos terem apresentado melhora do desempenho ao longo da fase de adaptação, o grupo SEM apresentou indicativos de adaptação menos eficiente. Assim, os resultados apontam que, diante de uma modificação efetora da tarefa, a liberdade na escolha da resposta foi benéfica para a adaptação independentemente do grau. |
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