Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massigli, Marcela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nunes, Marcelo Eduardo de Souza, Freudenheim, Andrea Michele, Corrêa, Umberto Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais.
id USP-35_fe25024fce03b7ee504015ce9228a553
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16794
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora Practice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learning Aprendizagem motoraEstrutura de práticaValidade ecológicaTênis de mesaProcesso adaptativoMotor learningPractice scheduleEcological validityTable tennisAdaptive process O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais. The aim of this study was to investigate the effect of different practice schedules in the adaptive process of motor learning in function of the ecological validity of the experimental situation. Participants were 104 children distributed in eight experimental groups (2 levels of ecological validity x 4 practice schedules). The task was to hit a table tennis ball thrown by equipment or experimenter, aiming to hit a target located on the opposite side of the table. The study was carried out in two phases: stabilization and adaptation. Performance was analyzed through the sum of the points achieved in ten trial blocks. Results showed that the effects of constant, random, constant-random and random-constant practice on the adaptive process of motor learning were similar in both levels of ecological validity; constant practice was the less effective schedule on the adaptive process of motor learning in both experimental situations. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1679410.1590/S1807-55092011000100005Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 39-48 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 39-48 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 39-48 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794/18507Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassigli, MarcelaNunes, Marcelo Eduardo de SouzaFreudenheim, Andrea MicheleCorrêa, Umberto Cesar2012-05-22T12:44:39Zoai:revistas.usp.br:article/16794Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:44:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Practice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learning
title Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
spellingShingle Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Massigli, Marcela
Aprendizagem motora
Estrutura de prática
Validade ecológica
Tênis de mesa
Processo adaptativo
Motor learning
Practice schedule
Ecological validity
Table tennis
Adaptive process
title_short Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_full Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_fullStr Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_full_unstemmed Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_sort Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
author Massigli, Marcela
author_facet Massigli, Marcela
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Freudenheim, Andrea Michele
Corrêa, Umberto Cesar
author_role author
author2 Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Freudenheim, Andrea Michele
Corrêa, Umberto Cesar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massigli, Marcela
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Freudenheim, Andrea Michele
Corrêa, Umberto Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Estrutura de prática
Validade ecológica
Tênis de mesa
Processo adaptativo
Motor learning
Practice schedule
Ecological validity
Table tennis
Adaptive process
topic Aprendizagem motora
Estrutura de prática
Validade ecológica
Tênis de mesa
Processo adaptativo
Motor learning
Practice schedule
Ecological validity
Table tennis
Adaptive process
description O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794
10.1590/S1807-55092011000100005
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794/18507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 39-48
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 39-48
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 39-48
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931400261632