Extroversão, prática mental e perspectivas de mentalização na aquisição da estrela da ginástica artística
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141768 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivos (1) investigar os efeitos da prática física (PF) associada à prática mental (PM) com mentalização interna (MI) e externa (ME) na aprendizagem da habilidade “estrela” da ginástica artística e (2) correlacionar escores de extroversão e de desempenho na tarefa. Trinta adolescentes (12,93 ± 0,73 anos) foram designadas a dois grupos: 1) PF seguida de PM com ME (n=15) e 2) PF seguida de PM com MI (n=15). O delineamento constou de pré-teste, aquisição, pós-teste, retenção e transferência (todas as fases foram fi lmadas, exceto a aquisição). Os registros em vídeo foram analisados por meio de uma lista de checagem da estrela. O Eysenck Personality Questionnaire foi utilizado para classifi car as participantes quanto a níveis de extroversão. As análises apontaram que houve melhora de desempenho dentro de cada grupo (do pré-teste para os outros testes), mas que em nenhuma das fases houve qualquer diferença signifi cativa entre os grupos. No entanto, uma correlação positiva e moderada foi detectada entre os escores de extroversão e de desempenho no grupo ME. Esses achados reforçam a importância da PM como estratégia complementar à PF e sinalizam a existência de relação entre extroversão, desempenho da estrela e perspectiva de mentalização. |
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Extroversão, prática mental e perspectivas de mentalização na aquisição da estrela da ginástica artísticaExtroversion, mental practice and imagery in the acquisition of the cartwheelAprendizagem motoraHabilidade motoraPersonalidadeDiferenças individuaisGinástica artística.Motor learningMotor skillPersonalityIndividual differencesGymnastics.O presente trabalho teve como objetivos (1) investigar os efeitos da prática física (PF) associada à prática mental (PM) com mentalização interna (MI) e externa (ME) na aprendizagem da habilidade “estrela” da ginástica artística e (2) correlacionar escores de extroversão e de desempenho na tarefa. Trinta adolescentes (12,93 ± 0,73 anos) foram designadas a dois grupos: 1) PF seguida de PM com ME (n=15) e 2) PF seguida de PM com MI (n=15). O delineamento constou de pré-teste, aquisição, pós-teste, retenção e transferência (todas as fases foram fi lmadas, exceto a aquisição). Os registros em vídeo foram analisados por meio de uma lista de checagem da estrela. O Eysenck Personality Questionnaire foi utilizado para classifi car as participantes quanto a níveis de extroversão. As análises apontaram que houve melhora de desempenho dentro de cada grupo (do pré-teste para os outros testes), mas que em nenhuma das fases houve qualquer diferença signifi cativa entre os grupos. No entanto, uma correlação positiva e moderada foi detectada entre os escores de extroversão e de desempenho no grupo ME. Esses achados reforçam a importância da PM como estratégia complementar à PF e sinalizam a existência de relação entre extroversão, desempenho da estrela e perspectiva de mentalização.This work is aimed at (1) investigating the effects of physical pratice (PP) added to mental practice (MP) with internal imagery (II) and external imagery (EI) on learning the cartwheel and (2) establishing correlations among scores of extroversion and task performances. Thirty female adolescents (mean age 12.93 ± 0.73 years) were assigned to one of two groups of PP followed by MP with either II (n=15) or EI (n=15). There were fi ve experimental phases: pre-test, acquisition, post-test, retention, and transfer. Movements were fi lmed in all phases, but the acquisition. A checklist was used to assess the movements and extroversion was evaluated by means of the Eysenck Personality Questionnaire. The analyses showed signifi cant intragroup improvements from the pre-test to the other tests but no intergroup differences were detected in any of the phases. Yet a positive and moderate correlation was detected between extroversion and performance in the tests for those who practiced with EI. These fi ndings reinforce the importance of MP as a complimentary tool to PP and show the existence of relationships between extroversion, cartwheel performance and imagery.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14176810.11606/1807-5509201700010115Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 115-123Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 115-123Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 115-1231981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141768/136793https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141768/136794Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, MarianaSouza, Marina MompeanNeiva, Jaqueline Freitas OliveiraMeira Junior, Cássio Miranda2017-12-19T19:39:03Zoai:revistas.usp.br:article/141768Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-12-19T19:39:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho teve como objetivos (1) investigar os efeitos da prática física (PF) associada à prática mental (PM) com mentalização interna (MI) e externa (ME) na aprendizagem da habilidade “estrela” da ginástica artística e (2) correlacionar escores de extroversão e de desempenho na tarefa. Trinta adolescentes (12,93 ± 0,73 anos) foram designadas a dois grupos: 1) PF seguida de PM com ME (n=15) e 2) PF seguida de PM com MI (n=15). O delineamento constou de pré-teste, aquisição, pós-teste, retenção e transferência (todas as fases foram fi lmadas, exceto a aquisição). Os registros em vídeo foram analisados por meio de uma lista de checagem da estrela. O Eysenck Personality Questionnaire foi utilizado para classifi car as participantes quanto a níveis de extroversão. As análises apontaram que houve melhora de desempenho dentro de cada grupo (do pré-teste para os outros testes), mas que em nenhuma das fases houve qualquer diferença signifi cativa entre os grupos. No entanto, uma correlação positiva e moderada foi detectada entre os escores de extroversão e de desempenho no grupo ME. Esses achados reforçam a importância da PM como estratégia complementar à PF e sinalizam a existência de relação entre extroversão, desempenho da estrela e perspectiva de mentalização. |
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