Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170600 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partirdo modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir comobase para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA. |
id |
USP-35_91aea567f023b012866efce9b0396822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170600 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJAAptidão FísicaAtividade FísicaEsportesEstudos de IntervençãoIMCO objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partirdo modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir comobase para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17060010.11606/1807-5509201900040639Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 639-647Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 639-647Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 639-6471981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170600/161114Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Vanilson BatistaBrand, CarolineMoreira, Rodrigo BaptistaGaya, Adroaldo Cezar AraujoGaya, Anelise Reis2021-05-24T17:55:56Zoai:revistas.usp.br:article/170600Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:55:56Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
title |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
spellingShingle |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA Lemes, Vanilson Batista Aptidão Física Atividade Física Esportes Estudos de Intervenção IMC |
title_short |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
title_full |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
title_fullStr |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
title_full_unstemmed |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
title_sort |
Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA |
author |
Lemes, Vanilson Batista |
author_facet |
Lemes, Vanilson Batista Brand, Caroline Moreira, Rodrigo Baptista Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis |
author_role |
author |
author2 |
Brand, Caroline Moreira, Rodrigo Baptista Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Vanilson Batista Brand, Caroline Moreira, Rodrigo Baptista Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão Física Atividade Física Esportes Estudos de Intervenção IMC |
topic |
Aptidão Física Atividade Física Esportes Estudos de Intervenção IMC |
description |
O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partirdo modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir comobase para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170600 10.11606/1807-5509201900040639 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170600 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201900040639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170600/161114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 639-647 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 639-647 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 639-647 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934542843904 |