Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229950 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partir do modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir como base para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA. |
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Lemes, Vanilson BatistaBrand, CarolineMoreira, Rodrigo BaptistaGaya, Adroaldo Cezar AraujoGaya, Anelise Reis2021-09-17T04:28:43Z20191807-55091807-5509http://hdl.handle.net/10183/229950001131229O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partir do modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir como base para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA.The aim of present study was to verify the effect of physical education lessons at school (PE) in levels of cardiorespiratory fitness and body mass index (BMI) in students of the Youth and Adults Education (YAE). It was a summative evaluation research carried out in a school of RS, it elaborated with 8 subjects which, between 16 and 52 years old to both sex, from a total population of 74 students, that fulfilled 75% of presence in SPE lessons on the YAE. Cardiorespiratory fitness (CR) and body mass index (BMI) were assessed by PROESP-Br battery tests at the beginning of the first semester of 2015 and in the end of this period. The PE effects in the group were measured from the statistical model of generalized estimative equations (GEE) in 95% confidence intervals (95%CI) and delta mean percentage. We also described the percentage of variation of CR and BMI for each subject. Thus, it was observed that the CR increased significantly from pre-test (675.25 meters) to the post-test (735.13 meters), (95%CI =+17.2 to +102.55), which corresponds to an average increase of 8.8%, (p= 0.006). All subjects increased APCR in the individual assessment, these results were not observed for BMI. We conclude that the physical education program contributed in improving cardiopulmonary fitness levels of students in adult education. This proposal can be used as a basis for which teachers have a means for developing and accessing interventions related to physical fitness and health in YAE.application/pdfporRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647Aptidão físicaAtividade físicaEsportesÍndice de massa corporalPhysical fitnessPhysical activitySportsIntervention studiesBMIEfeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJAEffects of physical education in levels of cardiorespiratory fitness and body mass index in youth and adults education– YAE info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131229.pdf.txt001131229.pdf.txtExtracted Texttext/plain33138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/2/001131229.pdf.txt95c1495cbda384d56865f27c816e4a13MD52ORIGINAL001131229.pdfTexto completoapplication/pdf204387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/1/001131229.pdfbacd4b5aa2a4e35861a49edd7745e937MD5110183/2299502021-10-02 04:50:09.038549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-02T07:50:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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