Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Vanilson Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brand, Caroline, Moreira, Rodrigo Baptista, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo, Gaya, Anelise Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229950
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partir do modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir como base para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA.
id UFRGS-2_7736e98bf86450ebca6a20c96d9e53f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229950
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemes, Vanilson BatistaBrand, CarolineMoreira, Rodrigo BaptistaGaya, Adroaldo Cezar AraujoGaya, Anelise Reis2021-09-17T04:28:43Z20191807-55091807-5509http://hdl.handle.net/10183/229950001131229O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partir do modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir como base para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA.The aim of present study was to verify the effect of physical education lessons at school (PE) in levels of cardiorespiratory fitness and body mass index (BMI) in students of the Youth and Adults Education (YAE). It was a summative evaluation research carried out in a school of RS, it elaborated with 8 subjects which, between 16 and 52 years old to both sex, from a total population of 74 students, that fulfilled 75% of presence in SPE lessons on the YAE. Cardiorespiratory fitness (CR) and body mass index (BMI) were assessed by PROESP-Br battery tests at the beginning of the first semester of 2015 and in the end of this period. The PE effects in the group were measured from the statistical model of generalized estimative equations (GEE) in 95% confidence intervals (95%CI) and delta mean percentage. We also described the percentage of variation of CR and BMI for each subject. Thus, it was observed that the CR increased significantly from pre-test (675.25 meters) to the post-test (735.13 meters), (95%CI =+17.2 to +102.55), which corresponds to an average increase of 8.8%, (p= 0.006). All subjects increased APCR in the individual assessment, these results were not observed for BMI. We conclude that the physical education program contributed in improving cardiopulmonary fitness levels of students in adult education. This proposal can be used as a basis for which teachers have a means for developing and accessing interventions related to physical fitness and health in YAE.application/pdfporRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647Aptidão físicaAtividade físicaEsportesÍndice de massa corporalPhysical fitnessPhysical activitySportsIntervention studiesBMIEfeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJAEffects of physical education in levels of cardiorespiratory fitness and body mass index in youth and adults education– YAE info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131229.pdf.txt001131229.pdf.txtExtracted Texttext/plain33138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/2/001131229.pdf.txt95c1495cbda384d56865f27c816e4a13MD52ORIGINAL001131229.pdfTexto completoapplication/pdf204387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/1/001131229.pdfbacd4b5aa2a4e35861a49edd7745e937MD5110183/2299502021-10-02 04:50:09.038549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-02T07:50:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effects of physical education in levels of cardiorespiratory fitness and body mass index in youth and adults education– YAE
title Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
spellingShingle Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Lemes, Vanilson Batista
Aptidão física
Atividade física
Esportes
Índice de massa corporal
Physical fitness
Physical activity
Sports
Intervention studies
BMI
title_short Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
title_full Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
title_fullStr Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
title_full_unstemmed Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
title_sort Efeitos da Educação Física nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal na Educação de Jovens e Adultos – EJA
author Lemes, Vanilson Batista
author_facet Lemes, Vanilson Batista
Brand, Caroline
Moreira, Rodrigo Baptista
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Gaya, Anelise Reis
author_role author
author2 Brand, Caroline
Moreira, Rodrigo Baptista
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Gaya, Anelise Reis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Vanilson Batista
Brand, Caroline
Moreira, Rodrigo Baptista
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Gaya, Anelise Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Atividade física
Esportes
Índice de massa corporal
topic Aptidão física
Atividade física
Esportes
Índice de massa corporal
Physical fitness
Physical activity
Sports
Intervention studies
BMI
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical fitness
Physical activity
Sports
Intervention studies
BMI
description O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito das aulas de educação física escolar (EFI) nos níveis de aptidão cardiorrespiratória e no índice de massa corporal (IMC) em estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso, avaliativo somativo realizado em uma escola do RS, elaborado com 8 sujeitos dos 16 aos 52 anos de ambos os sexos, de uma população total de 74, os quais cumpriram 75% de frequência nas aulas de EFI na EJA. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) e o índice de massa corporal (IMC), foram avaliados através da bateria de testes PROESP-Br no início do primeiro semestre do ano de 2015 e ao final desse período. Os efeitos da EFI no grupo foram mensurados a partir do modelo estatístico de equações generalizadas (GEE) em intervalos de confiança de 95% (IC95%) e delta médio percentual. Também foram descritos os percentuais de variação da APCR e do IMC para cada sujeito. Desse modo, verificou-se que a APCR aumentou significativamente do pré-teste (675,25 metros) para o pós-teste (735,13 metros), (IC95% =+17,2 a +102,55) o que corresponde a um efeito médio de 8,8% (p=0,006). Todos os sujeitos aumentaram a APCR na avaliação individual, tais resultados não foram observados no IMC. Concluímos que programa de educação física escolar contribuiu para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de estudantes da EJA. Essa proposta pode servir como base para que professores tenham meios para desenvolver e avaliar intervenções relacionadas com aptidão física e saúde na EJA.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-17T04:28:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229950
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-5509
1807-5509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131229
identifier_str_mv 1807-5509
001131229
url http://hdl.handle.net/10183/229950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647
Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo. Vol. 33, n.4 (out./dez. 2019) p. 639-647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/2/001131229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229950/1/001131229.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95c1495cbda384d56865f27c816e4a13
bacd4b5aa2a4e35861a49edd7745e937
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447767232806912