Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16671 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de competência, a orientação motivacional e a competência motora em crianças. Crianças (N = 298) escolhidas aleatoriamente (idade entre oito e 10 anos) foram avaliadas utilizando-se da "Self-perception profile for children" (Harter, 1985); "Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom" (Harter, 1980); e o "Test of Gross Motor Development - 2" (Ulrich, 2000). Os resultados das correlações indicaram que: 1) crianças que se perceberam competentes eram motivadas intrinsecamente; e, 2) crianças que se perceberam competentes demonstraram desempenho mais elevado. Os resultados das comparações (ANOVA) indicaram que: 1) meninos perceberam-se e são mais competentes motoramente, entretanto meninos e meninas apresentaram orientação motivacional semelhante; e, 2) nas diferentes idades observam-se semelhanças nas percepções e nos níveis de competência, entretanto crianças mais velhas demonstram motivação intrínseca mais elevada. Proporcionar as crianças experiências motoras variadas; instrução; correto "feedback"; e encorajamento é essencial ao seu desenvolvimento integral. |
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Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional Perceived competence, motivational orientation and motor competence in public schools children: developmental and correlational study Perceived physical competenceMotivacional orientationMotor performancePercepção de competênciaOrientação motivacionalCompetência motora O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de competência, a orientação motivacional e a competência motora em crianças. Crianças (N = 298) escolhidas aleatoriamente (idade entre oito e 10 anos) foram avaliadas utilizando-se da "Self-perception profile for children" (Harter, 1985); "Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom" (Harter, 1980); e o "Test of Gross Motor Development - 2" (Ulrich, 2000). Os resultados das correlações indicaram que: 1) crianças que se perceberam competentes eram motivadas intrinsecamente; e, 2) crianças que se perceberam competentes demonstraram desempenho mais elevado. Os resultados das comparações (ANOVA) indicaram que: 1) meninos perceberam-se e são mais competentes motoramente, entretanto meninos e meninas apresentaram orientação motivacional semelhante; e, 2) nas diferentes idades observam-se semelhanças nas percepções e nos níveis de competência, entretanto crianças mais velhas demonstram motivação intrínseca mais elevada. Proporcionar as crianças experiências motoras variadas; instrução; correto "feedback"; e encorajamento é essencial ao seu desenvolvimento integral. The purpose of this study was to investigate the perceived competence, motivacional orientation, and motor competence of children. Children (N = 298) random sampled (8 to 10 years-old) were assessed using the self-perception profile for children (Harter, 1985); Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom (Harter, 1980); and the Test of Motor Gross Development - 2 (Ulrich, 2000). Correlational results indicated that: 1) children who perceived themselves as competent were intrinsic motivated; and 2) children who perceived themselves as competent demonstrated higher performance. The comparison (ANOVA) showed that: 1) boys perceived themselves and were more competent, however boys and girls demonstrated similar motivational orientation; and 2) children at different ages demonstrated similar perceptions of competence and motor performance, however older children demonstrated higher intrinsic motivation. Providing children with varied motor activities; instruction; correct feedback; and encouragement is essential to their global development. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1667110.1590/S1807-55092007000400001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 245-257 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 4 (2007); 245-257 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 4 (2007); 245-257 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16671/18384Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillwock, GabrielaValentini, Nadia Cristina2012-05-22T12:28:39Zoai:revistas.usp.br:article/16671Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:28:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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