Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villwock, Gabriela
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16671
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de competência, a orientação motivacional e a competência motora em crianças. Crianças (N = 298) escolhidas aleatoriamente (idade entre oito e 10 anos) foram avaliadas utilizando-se da "Self-perception profile for children" (Harter, 1985); "Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom" (Harter, 1980); e o "Test of Gross Motor Development - 2" (Ulrich, 2000). Os resultados das correlações indicaram que: 1) crianças que se perceberam competentes eram motivadas intrinsecamente; e, 2) crianças que se perceberam competentes demonstraram desempenho mais elevado. Os resultados das comparações (ANOVA) indicaram que: 1) meninos perceberam-se e são mais competentes motoramente, entretanto meninos e meninas apresentaram orientação motivacional semelhante; e, 2) nas diferentes idades observam-se semelhanças nas percepções e nos níveis de competência, entretanto crianças mais velhas demonstram motivação intrínseca mais elevada. Proporcionar as crianças experiências motoras variadas; instrução; correto "feedback"; e encorajamento é essencial ao seu desenvolvimento integral.
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