Relação entre percepção de competência e clima motivacional induzido pelos pais: estudo realizado nas camadas jovens de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rute Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3211
Resumo: A literatura tem vindo a dar crescente importância à prática desportiva dos jovens, de forma organizada e sistematizada. A necessidade de mantermos os jovens motivados para prevenir o abandono da prática desportiva e a criação de hábitos sedentários é inegável e, neste âmbito, os pais têm um papel fulcral, assim como a forma como os jovens se percebem fisicamente. O objectivo central deste estudo foi estudar a relação e os seus efeitos entre o clima motivacional induzido pelos pais e a percepção de competência atlética de atletas jovens. A amostra foi composta por 298 rapazes praticantes de futebol, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, dos quais 56% participam regularmente em competição e os restantes 44% estão inseridos no contexto de escola de competição. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram o Parent-Initiated Motivational Climate Questionnaire - 2 (PIMCQ-2p; Santana, 2009) e a Subescala de Competência Atlética da Escala de Autoconceito e Auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados obtidos revelaram que não existem diferenças entre o tipo de clima motivacional induzido pelo pai e o clima motivacional induzido pela mãe; não se verificaram diferenças no clima motivacional induzido por pais de atletas que competem e pelos pais dos atletas que não participam em competição; os pais dos atletas com reprovações diminuem a indução de um clima motivacional de mestria e aumentam o clima motivacional de resultado; à medida que o atleta frequenta um ano escolar mais avançado, o clima motivacional de mestria é menos enfatizado pelos pais; não existem diferenças na percepção de competência atlética em função da idade dos atletas; a percepção de competência atlética do jovem é maior quando o pai induz um clima motivacional de prazer na aprendizagem e não induz um clima conducente aos erros; a percepção de competência atlética do jovem aumenta quando a mãe induz um clima motivacional conducente aos erros; não se verificaram diferenças na percepção de competência nem no clima motivacional induzido pelos pais em função da posição ocupada pelo atleta no campo; sempre que os atletas jogam na posição desejada percebem-se mais competentes e os seus pais induzem um clima motivacional de mestria; os atletas que praticam a modalidade há mais tempo percebem-se mais competentes; nos atletas que praticam a modalidade há menos tempo, os pais não induzem um clima motivacional de resultado; os atletas que têm maior número de treinos semanais percebem-se mais competentes; não há diferenças no tipo de clima motivacional induzido pelos pais em função do número de treinos semanais do atleta. Verificou-se também que a amostra em estudo apresenta uma percepção de competência positiva e que os pais induzem um clima motivacional predominantemente de mestria.
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Os instrumentos utilizados nesta investigação foram o Parent-Initiated Motivational Climate Questionnaire - 2 (PIMCQ-2p; Santana, 2009) e a Subescala de Competência Atlética da Escala de Autoconceito e Auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados obtidos revelaram que não existem diferenças entre o tipo de clima motivacional induzido pelo pai e o clima motivacional induzido pela mãe; não se verificaram diferenças no clima motivacional induzido por pais de atletas que competem e pelos pais dos atletas que não participam em competição; os pais dos atletas com reprovações diminuem a indução de um clima motivacional de mestria e aumentam o clima motivacional de resultado; à medida que o atleta frequenta um ano escolar mais avançado, o clima motivacional de mestria é menos enfatizado pelos pais; não existem diferenças na percepção de competência atlética em função da idade dos atletas; a percepção de competência atlética do jovem é maior quando o pai induz um clima motivacional de prazer na aprendizagem e não induz um clima conducente aos erros; a percepção de competência atlética do jovem aumenta quando a mãe induz um clima motivacional conducente aos erros; não se verificaram diferenças na percepção de competência nem no clima motivacional induzido pelos pais em função da posição ocupada pelo atleta no campo; sempre que os atletas jogam na posição desejada percebem-se mais competentes e os seus pais induzem um clima motivacional de mestria; os atletas que praticam a modalidade há mais tempo percebem-se mais competentes; nos atletas que praticam a modalidade há menos tempo, os pais não induzem um clima motivacional de resultado; os atletas que têm maior número de treinos semanais percebem-se mais competentes; não há diferenças no tipo de clima motivacional induzido pelos pais em função do número de treinos semanais do atleta. Verificou-se também que a amostra em estudo apresenta uma percepção de competência positiva e que os pais induzem um clima motivacional predominantemente de mestria.The literature has been giving increasing importance to the young people sport activity, in an organized en systematic way. The need to keep young people motivated with the purpose to prevent the abandonment of the sport and the establishment of sedentary habits is undeniable, and in this context, parents have a key role, as well as how young people perceive themselves physically. The mains purpose of this study was to examine de relationship and its effects between de motivational climate induced by parents and perceived athletic competence of young athletes. The sample was formed by 298 boys football players, with ages between 12 and 19 years old, of which 56% regularly participate in competition and the others 44% are integrated in the context of a football academy. The instruments used was de Parent-Initiated Motivational Climate Questionnaire – 2 (PIMCQ-2p; Santana, 2009) and the Athletic Competence Subscale of the Scale of Self-concept and Self-esteem (Peixoto & Almeida, 1999). The achievements revealed that there are not significant differences between the motivational climate induced by father and the motivational climate induced by mother; there are no differences on the motivational climate induced by parents of players who compete and those that doesn’t compete; parents of athletes with failures diminish the induction of a mastery motivational climate and increase the motivational climate of result; as the athlete attends a school year more advanced, the motivational climate of mastery is less emphasize by parents; there is no differences in the perception of athletic competence in the result of athlete’s age; the perception of athletic competence of the youth is higher when father induces a motivational climate of pleasure in learning and does not induces a worry conducive climate; the perception of athletic competence of the youth increases when mother induces a worry conducive climate; there is no differences on perception of athletic competence and on motivational climate induced by parents according to the position occupied by the player in the field; when the athletes plays in the desired position their perception of athletic competence is higher and their parents induces a motivational climate of mastery; the athletes who practice the sport for longer perceived themselves more competent; on athletes who plays the sport for less time, their parents does not induce a motivational climate of result; the athletes who have more trainings per week perceived themselves more competent; there is no differences on motivational climate induced by parents according the number of trainings. The sample of the study has positive perception of athletic competence and their parents induce a motivational climate of mastery.2014-07-07T08:59:45Z2014-07-07T00:00:00Z2014-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3211porCarvalho, Rute Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:04.647025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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