A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darido, Suraya Cristina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente
id USP-35_9d7d8c09b0e5ce6329d05e35b1cd05db
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16551
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física Physical education in school and the process of formation of non-practitioners of physical activity Educação Física na escolaAderênciaEvasão das aulasSchool physical educationAdherenceClassing evasion O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente The objective of the present research was to verify the origins and reasons by which students usually back themselves off regular physical activity practice, analyzing the School Physical Education universe. The study considered the following: a) count up the number of dismissed students from School Physical Education classes; b) investigate students' opinions on Physical Education classes, and how they change along school grades; c) verify when students begin backing off School Physical Education classes, and also outdoors physical activity; and d) search information about how come the "students" backing off. Physical Education classes occurs. Data was collected by a questionnaire, containing 14 questions, that was distributed to 1.172 students, attending public schools in Rio Claro, at 5th to 7th elementary grades, and at junior high school. Results indicated that there is a progressive "students' backing off" Physical Education classes and outdoors physical activity, besides an increase in the number of students who do not attend, participate or appreciate classes in a regular basis. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655110.1590/S1807-55092004000100006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 61-80 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 61-80 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 61-80 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDarido, Suraya Cristina2012-05-22T12:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/16551Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:16:52Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
Physical education in school and the process of formation of non-practitioners of physical activity
title A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
spellingShingle A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
Darido, Suraya Cristina
Educação Física na escola
Aderência
Evasão das aulas
School physical education
Adherence
Classing evasion
title_short A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
title_full A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
title_fullStr A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
title_full_unstemmed A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
title_sort A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
author Darido, Suraya Cristina
author_facet Darido, Suraya Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física na escola
Aderência
Evasão das aulas
School physical education
Adherence
Classing evasion
topic Educação Física na escola
Aderência
Evasão das aulas
School physical education
Adherence
Classing evasion
description O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551
10.1590/S1807-55092004000100006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092004000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 61-80
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 61-80
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 61-80
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930108416000