A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente |
id |
USP-35_9d7d8c09b0e5ce6329d05e35b1cd05db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16551 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física Physical education in school and the process of formation of non-practitioners of physical activity Educação Física na escolaAderênciaEvasão das aulasSchool physical educationAdherenceClassing evasion O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente The objective of the present research was to verify the origins and reasons by which students usually back themselves off regular physical activity practice, analyzing the School Physical Education universe. The study considered the following: a) count up the number of dismissed students from School Physical Education classes; b) investigate students' opinions on Physical Education classes, and how they change along school grades; c) verify when students begin backing off School Physical Education classes, and also outdoors physical activity; and d) search information about how come the "students" backing off. Physical Education classes occurs. Data was collected by a questionnaire, containing 14 questions, that was distributed to 1.172 students, attending public schools in Rio Claro, at 5th to 7th elementary grades, and at junior high school. Results indicated that there is a progressive "students' backing off" Physical Education classes and outdoors physical activity, besides an increase in the number of students who do not attend, participate or appreciate classes in a regular basis. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655110.1590/S1807-55092004000100006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 61-80 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 61-80 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 61-80 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDarido, Suraya Cristina2012-05-22T12:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/16551Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:16:52Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física Physical education in school and the process of formation of non-practitioners of physical activity |
title |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
spellingShingle |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física Darido, Suraya Cristina Educação Física na escola Aderência Evasão das aulas School physical education Adherence Classing evasion |
title_short |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
title_full |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
title_fullStr |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
title_full_unstemmed |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
title_sort |
A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física |
author |
Darido, Suraya Cristina |
author_facet |
Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física na escola Aderência Evasão das aulas School physical education Adherence Classing evasion |
topic |
Educação Física na escola Aderência Evasão das aulas School physical education Adherence Classing evasion |
description |
O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551 10.1590/S1807-55092004000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092004000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 61-80 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 61-80 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 61-80 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930108416000 |