A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrícia Maria Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Cátia Patrícia Pereira, Pereira, Ana Luísa, Batista, Paula Maria Fazendeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565
Resumo: O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.
id USP-35_a19a429f2fcbc1ee42e5da1031fc103f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/58565
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemáticaTeacher professional identity: a systematic review studyProfessional identityTeacherProfessional developmentPhysical educationSystematic literature reviewIdentidade profissionalProfessorDesenvolvimento profissionalEducação físicaRevisão sistemática da literaturaO presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.The present study is a systematic review of literature focused on the empirical studies conducted about teacher's Professional Identity. The research used electronic databases (ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus and SCOPUS ) in peer review articles, published between 2001 and 2011. The research equations used were "Professional Identity" AND "teacher", in Title and "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", in Abstract. After applied the inclusion criteria's 42 articles were integrated. Content analysis was used with categories defined a priori: 1) focus of the study; 2) year and place of publication; 3) objectives; 4) participants; 5) instruments and 6) main conclusions. The results showed an increase in research in the professional identity and in qualitative methodologies. The professional development was pointed as a central element in the process of professional identity (re)construction. The research in Physical Education teachers is still scarce.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5856510.1590/S1807-55092013000200009Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 247-267Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 247-267Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 247-2671981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565/61586Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Patrícia Maria SilvaFerreira, Cátia Patrícia PereiraPereira, Ana LuísaBatista, Paula Maria Fazendeiro2013-07-12T20:40:53Zoai:revistas.usp.br:article/58565Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:40:53Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
Teacher professional identity: a systematic review study
title A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
spellingShingle A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
Gomes, Patrícia Maria Silva
Professional identity
Teacher
Professional development
Physical education
Systematic literature review
Identidade profissional
Professor
Desenvolvimento profissional
Educação física
Revisão sistemática da literatura
title_short A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
title_full A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
title_fullStr A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
title_full_unstemmed A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
title_sort A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
author Gomes, Patrícia Maria Silva
author_facet Gomes, Patrícia Maria Silva
Ferreira, Cátia Patrícia Pereira
Pereira, Ana Luísa
Batista, Paula Maria Fazendeiro
author_role author
author2 Ferreira, Cátia Patrícia Pereira
Pereira, Ana Luísa
Batista, Paula Maria Fazendeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Patrícia Maria Silva
Ferreira, Cátia Patrícia Pereira
Pereira, Ana Luísa
Batista, Paula Maria Fazendeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Professional identity
Teacher
Professional development
Physical education
Systematic literature review
Identidade profissional
Professor
Desenvolvimento profissional
Educação física
Revisão sistemática da literatura
topic Professional identity
Teacher
Professional development
Physical education
Systematic literature review
Identidade profissional
Professor
Desenvolvimento profissional
Educação física
Revisão sistemática da literatura
description O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565
10.1590/S1807-55092013000200009
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565/61586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 247-267
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 247-267
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 247-267
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932464566272