A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565 |
Resumo: | O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa. |
id |
USP-35_a19a429f2fcbc1ee42e5da1031fc103f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/58565 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemáticaTeacher professional identity: a systematic review studyProfessional identityTeacherProfessional developmentPhysical educationSystematic literature reviewIdentidade profissionalProfessorDesenvolvimento profissionalEducação físicaRevisão sistemática da literaturaO presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.The present study is a systematic review of literature focused on the empirical studies conducted about teacher's Professional Identity. The research used electronic databases (ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus and SCOPUS ) in peer review articles, published between 2001 and 2011. The research equations used were "Professional Identity" AND "teacher", in Title and "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", in Abstract. After applied the inclusion criteria's 42 articles were integrated. Content analysis was used with categories defined a priori: 1) focus of the study; 2) year and place of publication; 3) objectives; 4) participants; 5) instruments and 6) main conclusions. The results showed an increase in research in the professional identity and in qualitative methodologies. The professional development was pointed as a central element in the process of professional identity (re)construction. The research in Physical Education teachers is still scarce.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5856510.1590/S1807-55092013000200009Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 247-267Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 247-267Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 247-2671981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565/61586Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Patrícia Maria SilvaFerreira, Cátia Patrícia PereiraPereira, Ana LuísaBatista, Paula Maria Fazendeiro2013-07-12T20:40:53Zoai:revistas.usp.br:article/58565Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:40:53Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática Teacher professional identity: a systematic review study |
title |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
spellingShingle |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática Gomes, Patrícia Maria Silva Professional identity Teacher Professional development Physical education Systematic literature review Identidade profissional Professor Desenvolvimento profissional Educação física Revisão sistemática da literatura |
title_short |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
title_full |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
title_fullStr |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
title_sort |
A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática |
author |
Gomes, Patrícia Maria Silva |
author_facet |
Gomes, Patrícia Maria Silva Ferreira, Cátia Patrícia Pereira Pereira, Ana Luísa Batista, Paula Maria Fazendeiro |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Cátia Patrícia Pereira Pereira, Ana Luísa Batista, Paula Maria Fazendeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Patrícia Maria Silva Ferreira, Cátia Patrícia Pereira Pereira, Ana Luísa Batista, Paula Maria Fazendeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional identity Teacher Professional development Physical education Systematic literature review Identidade profissional Professor Desenvolvimento profissional Educação física Revisão sistemática da literatura |
topic |
Professional identity Teacher Professional development Physical education Systematic literature review Identidade profissional Professor Desenvolvimento profissional Educação física Revisão sistemática da literatura |
description |
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565 10.1590/S1807-55092013000200009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092013000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565/61586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 247-267 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 247-267 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 247-267 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932464566272 |