Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Marcel Anghinoni
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PEREIRA, Flávio Medeiros, AFONSO, Mariângela da Rosa, ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775
Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.
id USP-35_b3289e47e2c6212211cdb9fe929ead14
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80775
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde Physical education in middle school: development of concepts and health-related physical fitness O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio. The aim of this study was to investigate the development of concepts, levels of physical fitness related to health and physical activity patterns provided by the Physical Education (PE) classes. The sample consisted of 40 students (24 boys, 16 girls) high school students. Physical fitness was measured by the sit and reach test, running in 9 minutes and abdominal strength in 1 minute, belonging to the battery of tests PROESP. The knowledge was determined by theoretical test. The physical activity score was estimated by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). In 30 PE classes the teaching contents were related to the concepts of stretching and gym exercises: Interval fitness and running. There were significant changes in abdominal strength, flexibility and knowledge to both sexes and aerobic endurance for girls, indicating that classes, worked through teaching procedures aimed at health promotion can modify the concepts and health-related physical fitness of high school students. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8077510.1590/S1807-55092014000100147Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 147-161Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 147-161Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 147-1611981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775/84427Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARDOSO, Marcel Anghinoni PEREIRA, Flávio Medeiros AFONSO, Mariângela da Rosa ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80775Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
Physical education in middle school: development of concepts and health-related physical fitness
title Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
spellingShingle Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
CARDOSO, Marcel Anghinoni
title_short Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
title_full Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
title_fullStr Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
title_full_unstemmed Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
title_sort Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
author CARDOSO, Marcel Anghinoni
author_facet CARDOSO, Marcel Anghinoni
PEREIRA, Flávio Medeiros
AFONSO, Mariângela da Rosa
ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da
author_role author
author2 PEREIRA, Flávio Medeiros
AFONSO, Mariângela da Rosa
ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Marcel Anghinoni
PEREIRA, Flávio Medeiros
AFONSO, Mariângela da Rosa
ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da
description O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775
10.1590/S1807-55092014000100147
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092014000100147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775/84427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 147-161
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 147-161
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 147-161
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932586201088