Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio. |
id |
USP-35_b3289e47e2c6212211cdb9fe929ead14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/80775 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde Physical education in middle school: development of concepts and health-related physical fitness O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio. The aim of this study was to investigate the development of concepts, levels of physical fitness related to health and physical activity patterns provided by the Physical Education (PE) classes. The sample consisted of 40 students (24 boys, 16 girls) high school students. Physical fitness was measured by the sit and reach test, running in 9 minutes and abdominal strength in 1 minute, belonging to the battery of tests PROESP. The knowledge was determined by theoretical test. The physical activity score was estimated by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). In 30 PE classes the teaching contents were related to the concepts of stretching and gym exercises: Interval fitness and running. There were significant changes in abdominal strength, flexibility and knowledge to both sexes and aerobic endurance for girls, indicating that classes, worked through teaching procedures aimed at health promotion can modify the concepts and health-related physical fitness of high school students. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8077510.1590/S1807-55092014000100147Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 147-161Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 147-161Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 147-1611981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775/84427Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARDOSO, Marcel Anghinoni PEREIRA, Flávio Medeiros AFONSO, Mariângela da Rosa ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80775Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde Physical education in middle school: development of concepts and health-related physical fitness |
title |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
spellingShingle |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde CARDOSO, Marcel Anghinoni |
title_short |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
title_full |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
title_fullStr |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
title_full_unstemmed |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
title_sort |
Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde |
author |
CARDOSO, Marcel Anghinoni |
author_facet |
CARDOSO, Marcel Anghinoni PEREIRA, Flávio Medeiros AFONSO, Mariângela da Rosa ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Flávio Medeiros AFONSO, Mariângela da Rosa ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, Marcel Anghinoni PEREIRA, Flávio Medeiros AFONSO, Mariângela da Rosa ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da |
description |
O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775 10.1590/S1807-55092014000100147 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092014000100147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80775/84427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 147-161 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 147-161 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 147-161 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932586201088 |