A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva. |
id |
USP-35_ba9b2ceb2128ae6b734406d0a79a9f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16612 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction Educação físicaEnsinoConhecimento pedagógico do conteúdoBasquetebolPhysical educationTeachingPedagogical content knowledgeBasketball O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva. The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction The purpose of the present research was to describe the teaching of basketball in the context of supervised practice of Physical Education college students. The research adopted an interpretive and a descriptive approach composed of multiple case studies. Data were obtained from systematic observations of three student’s classes, analysis of the respective lesson plans, and formal, semi-structured interviews. Results showed that two students adopted a molecular approach, and dedicated a major portion of their class time to teaching game skills. The learning tasks employed were almost directed to the development of isolated and combined individual offensive skills. Most of the time, skills progressions, do not include any form of opposition. The third student implemented an approach oriented towards the understanding of the game , and the majority of his classes were focused on individual, and group tactics. Despite the similarities observed in the instructional procedures and content coverage, different personal purposes for teaching basketball in schools were identified, which seems directly related to personal experiences in sport practices. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1661210.1590/S1807-55092006000100004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 1 (2006); 37-49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 1 (2006); 37-49Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 1 (2006); 37-491981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612/18325Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2017-02-07T11:55:15Zoai:revistas.usp.br:article/16612Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T11:55:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction |
title |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
spellingShingle |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física Ramos, Valmor Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo Basquetebol Physical education Teaching Pedagogical content knowledge Basketball |
title_short |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
title_full |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
title_fullStr |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
title_full_unstemmed |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
title_sort |
A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física |
author |
Ramos, Valmor |
author_facet |
Ramos, Valmor Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Valmor Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo Basquetebol Physical education Teaching Pedagogical content knowledge Basketball |
topic |
Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo Basquetebol Physical education Teaching Pedagogical content knowledge Basketball |
description |
O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612 10.1590/S1807-55092006000100004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092006000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612/18325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 1 (2006); 37-49 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 1 (2006); 37-49 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 1 (2006); 37-49 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930257313792 |