A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva.
id USP-35_ba9b2ceb2128ae6b734406d0a79a9f49
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16612
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction Educação físicaEnsinoConhecimento pedagógico do conteúdoBasquetebolPhysical educationTeachingPedagogical content knowledgeBasketball O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva. The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction The purpose of the present research was to describe the teaching of basketball in the context of supervised practice of Physical Education college students. The research adopted an interpretive and a descriptive approach composed of multiple case studies. Data were obtained from systematic observations of three student’s classes, analysis of the respective lesson plans, and formal, semi-structured interviews. Results showed that two students adopted a molecular approach, and dedicated a major portion of their class time to teaching game skills. The learning tasks employed were almost directed to the development of isolated and combined individual offensive skills. Most of the time, skills progressions, do not include any form of opposition. The third student implemented an approach oriented towards the understanding of the game , and the majority of his classes were focused on individual, and group tactics. Despite the similarities observed in the instructional procedures and content coverage, different personal purposes for teaching basketball in schools were identified, which seems directly related to personal experiences in sport practices. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1661210.1590/S1807-55092006000100004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 1 (2006); 37-49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 1 (2006); 37-49Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 1 (2006); 37-491981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612/18325Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2017-02-07T11:55:15Zoai:revistas.usp.br:article/16612Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T11:55:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
The representation of basketball teaching in the school context: case studies in physical education preservice instruction
title A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
spellingShingle A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
Ramos, Valmor
Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Basquetebol
Physical education
Teaching
Pedagogical content knowledge
Basketball
title_short A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
title_full A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
title_fullStr A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
title_full_unstemmed A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
title_sort A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Basquetebol
Physical education
Teaching
Pedagogical content knowledge
Basketball
topic Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Basquetebol
Physical education
Teaching
Pedagogical content knowledge
Basketball
description O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizaram esta pesquisa como sendo descritiva e interpretativa de estudos de casos múltiplos. Os dados foram obtidos a partir de observações sistemáticas, entrevistas formais semi-estruturadas e planejamentos escritos de três estudantes da 6a. fase do curso de licenciatura. Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. Apesar das semelhanças verificadas entre os estagiários investigados, quanto aos conteúdos e às metodologias empregadas na iniciação do basquetebol, identificou-se propósitos pessoais distintos para o ensino, diretamente relacionados à experiência pessoal de prática desportiva.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612
10.1590/S1807-55092006000100004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092006000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16612/18325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 1 (2006); 37-49
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 1 (2006); 37-49
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 1 (2006); 37-49
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930257313792