As artes marciais no discurso de professores de Educação Física Escolar: “nem sempre o currículo dá certo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lázaro Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guirado, Marlene, Correia, Walter Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185601
Resumo: O Currículo do Estado de São Paulo impele professores de Educação Física Escolar (EFE) a abordarem a temática das artes marciais (AM) em suas aulas. Este estudo teve por objetivo delinear o lugar que as AM ocupam no discurso de professores de EFE da cidade de São Paulo. Foram entrevistados professores que trabalhavam na região da cidade cujo regime de implantação do novo Currículo estava mais consolidado. A partir de uma análise institucional do discurso dos entrevistados, verificou-se que há um desconhecimento da possibilidade de aproximação entre as AM e a EFE. A temática das AM ocupa no discurso dos entrevistados um lugar privilegiado no circuito da teoria, e isso gera insatisfação. O potencial do trabalho com as AM é visto como uma possibilidade apenas para além dos muros da escola. O Currículo que promove o resgate das AM na EFE ascende também como um currículo deslocado da realidade escolar.
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spelling As artes marciais no discurso de professores de Educação Física Escolar: “nem sempre o currículo dá certo”Martial arts in the discourse of high school physical education teachers: “the curriculum doesn't always workEducaçãoCurrículoEnsinoLutasEducationCurriculumTeachingMartial artsO Currículo do Estado de São Paulo impele professores de Educação Física Escolar (EFE) a abordarem a temática das artes marciais (AM) em suas aulas. Este estudo teve por objetivo delinear o lugar que as AM ocupam no discurso de professores de EFE da cidade de São Paulo. Foram entrevistados professores que trabalhavam na região da cidade cujo regime de implantação do novo Currículo estava mais consolidado. A partir de uma análise institucional do discurso dos entrevistados, verificou-se que há um desconhecimento da possibilidade de aproximação entre as AM e a EFE. A temática das AM ocupa no discurso dos entrevistados um lugar privilegiado no circuito da teoria, e isso gera insatisfação. O potencial do trabalho com as AM é visto como uma possibilidade apenas para além dos muros da escola. O Currículo que promove o resgate das AM na EFE ascende também como um currículo deslocado da realidade escolar.The Curriculum of São Paulo State encourages Physical Education teachers (PE) to address martial arts (MA) in their classes. This study aimed to delineate the place that MA occupy in the discourse of PE teachers in the city of São Paulo. Teachers who worked in the region of the city whose regime of implementation of the new curriculum was more consolidated were interviewed. Through an institutional discourse analysis of the teachers discourse, it was found that there is a lack of knowledge about the possibility of the approach between MA and PE. The MA theme occupies a privileged place in theoretical Physical Education, and this generates dissatisfaction. The potential of working with MA theme is seen as a possibility just beyond the school walls. The Curriculum that promotes the rescue of MA in PE also rises in the discourse as a curriculum displaced from school reality.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18560110.11606/issn.1981-4690.2022e36185601Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36185601Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36185601Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361856011981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185601/184994Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lázaro Rocha Guirado, MarleneCorreia, Walter Roberto2022-08-12T15:10:36Zoai:revistas.usp.br:article/185601Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-08-12T15:10:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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