Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99805 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar a evidência de validade de conteúdo, de construto e confiabilidade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva (TCTP: OE) de crianças e jovens nos jogos esportivos coletivos de invasão (basquetebol, futsal e handebol). No processo de validade de conteúdo participaram como juízes 11 técnicos, sendo três de basquetebol, quatro de futsal e quatro de handebol. Nos procedimentos empíricos a amostra foi composta por um total de 570 participantes. A média de idade dos participantes do estudo foi de 10,32 ± 1,45 anos. A validade de conteúdo foi determinada pelo cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Utilizou-se análise fatorial exploratória (AFE) para a validade de construto. O método utilizado foi o de componentes principais com rotação ortogonal Varimax e normalização Kaiser. A Confiabilidade do TCTP: OE foi estabelecida, por meio do método teste re-teste em dias diferentes. A técnica usada foi a correlação intraclasse (ICC). Em relação à validade de conteúdo o CVC calculado para clareza da linguagem (CVCt = 0,83), pertinência prática (CVCt = 0,91) e relevância teórica (CVCt = 0,95) foi satisfatório. A análise fatorial exploratória confirmou a estrutura do modelo final com dois fatores, denominados de ataque e defesa, explicando em todos os casos acima de 66% da variância. Em relação à confiabilidade do instrumento o TCTP: OE apresentou valores satisfatórios e excelentes (ICC ≥ 0,4). Conclui-se que o TCTP: OE viabiliza a avaliação do jogador seja com mão/pé, o que determina uma avaliação condizente com os atuais preceitos da iniciação esportiva. |
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Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE Validity evidence of procedural tactical knowledge test for sports guidance Este estudo objetivou investigar a evidência de validade de conteúdo, de construto e confiabilidade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva (TCTP: OE) de crianças e jovens nos jogos esportivos coletivos de invasão (basquetebol, futsal e handebol). No processo de validade de conteúdo participaram como juízes 11 técnicos, sendo três de basquetebol, quatro de futsal e quatro de handebol. Nos procedimentos empíricos a amostra foi composta por um total de 570 participantes. A média de idade dos participantes do estudo foi de 10,32 ± 1,45 anos. A validade de conteúdo foi determinada pelo cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Utilizou-se análise fatorial exploratória (AFE) para a validade de construto. O método utilizado foi o de componentes principais com rotação ortogonal Varimax e normalização Kaiser. A Confiabilidade do TCTP: OE foi estabelecida, por meio do método teste re-teste em dias diferentes. A técnica usada foi a correlação intraclasse (ICC). Em relação à validade de conteúdo o CVC calculado para clareza da linguagem (CVCt = 0,83), pertinência prática (CVCt = 0,91) e relevância teórica (CVCt = 0,95) foi satisfatório. A análise fatorial exploratória confirmou a estrutura do modelo final com dois fatores, denominados de ataque e defesa, explicando em todos os casos acima de 66% da variância. Em relação à confiabilidade do instrumento o TCTP: OE apresentou valores satisfatórios e excelentes (ICC ≥ 0,4). Conclui-se que o TCTP: OE viabiliza a avaliação do jogador seja com mão/pé, o que determina uma avaliação condizente com os atuais preceitos da iniciação esportiva. This study aimed to investigate the evidence validate content, construct and test the reliability of procedural tactical knowledge for sporting orientation (TCTP: OE) of children and youth in sports games collective invasion (basketball, futsal and handball). In the process of content validity participated as judges 11 technicians, and 3 basketball, 4-five side indoor football, and 4 handball. In empirical procedures to sample comprised a total of 570 participants. The average age of study participants was 10.32 ± 1.45 years. Content validity was determined by calculating the coefficient of content validity (CVC). We used exploratory factor analysis (EFA) for construct validity. The method used was principal components with Varimax orthogonal rotation and Kaiser normalization. The reliability of the TCTP: EO was established through the test-retest method on different days. The technique used was the intraclass correlation (ICC). Regarding content validity of the CVC calculated for clarity of language (CVCt = 0.83), practical relevance (CVCt = 0.91) and theoretical relevance (CVCt = 0.95) was satisfactory. Factor analysis confirmed the structure of the final model with two factors, called attack and defense, explaining in all cases over 66% of the variance. Regarding the reliability of the instrument TCTP: OE showed satisfactory values and excellent (ICC ≥ 0.4). We conclude that the TCTP: OE enables the evaluation of the player is with hand / foot, which determines an assessment consistent with current precepts of sport initiation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/9980510.1590/1807-55092015000200313Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 2 (2015); 313-324Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 2 (2015); 313-324Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 2 (2015); 313-3241981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99805/98260Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGRECO, Pablo Juan PEREZ MORALES, Juan Carlos ABURACHID, Layla Maria Campos SILVA, Schelyne Ribas da 2015-08-25T14:12:33Zoai:revistas.usp.br:article/99805Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-08-25T14:12:33Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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