Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Doralice Lange de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Castro, Suélen Barboza Eiras de, Mezzadri, Fernando Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45912
Resumo: Este trabalho apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação de dois projetos sociais e participação de crianças e adolescentes nos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e seus responsáveis; profissionais e voluntários dos projetos. Alguns fatores aparecem ora como facilitadores e ora como barreiras: presença ou ausência de profissionais qualificados e de apoio para o trabalho; quantidade e/ou qualidade das parcerias; nível de consistência no trabalho entre os parceiros; qualidade dos espaços, equipamentos e atividades ofertadas; nível de envolvimento da comunidade e/ou pais. Os principais facilitadores são: acesso a práticas desportivas; oportunidades de socialização e percepção dos projetos como locais mais seguros do que as ruas. A principal barreira é a falta de segurança no trajeto de casa até o local das atividades e vice-versa. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento deste e de outros projetos similares.
id USP-35_ca260710181fc4b8d05c207ecd36126c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45912
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte AtivoFacilitadores y barreras para la implementación y participación en proyectos sociales que involucren actividades deportivas: el caso de los proyectos Barrio en la Escuela y Deporte ActivoFacilitators and barriers to the implementation and participation in social projects that involve sport activities: the case of Village School Program and of the Active Sport projectsFatoresEnvolvimentoCriançasAdolescentesFactoresParticipaciónNiñosAdolescentesFactorsInvolvementChildrenAdolescentsEste trabalho apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação de dois projetos sociais e participação de crianças e adolescentes nos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e seus responsáveis; profissionais e voluntários dos projetos. Alguns fatores aparecem ora como facilitadores e ora como barreiras: presença ou ausência de profissionais qualificados e de apoio para o trabalho; quantidade e/ou qualidade das parcerias; nível de consistência no trabalho entre os parceiros; qualidade dos espaços, equipamentos e atividades ofertadas; nível de envolvimento da comunidade e/ou pais. Os principais facilitadores são: acesso a práticas desportivas; oportunidades de socialização e percepção dos projetos como locais mais seguros do que as ruas. A principal barreira é a falta de segurança no trajeto de casa até o local das atividades e vice-versa. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento deste e de outros projetos similares.Este trabajo presenta los principales facilitadores y barreras para la implementación y participación de niños y adolescentes en proyectos sociales. La investigación fue cualitativa y datos recogidos a través de entrevistas estructuradas con niños, adolescentes, responsables; profesionales y voluntarios de los proyectos. Los siguientes factores aparecen algunas veces como facilitadores, otras como barreras para la implementación: presencia o ausencia de profesionales calificados y apoyo para su trabajo; cantidad y/o calidad de asociaciones; consistencia del trabajo realizado por asociados; nivel de participación de la comunidad y/o padres; calidad de los espacios, instalaciones y actividades. Los principales facilitadores para participación son: acceso a prácticas deportivas; socialización y el hecho de proyectos ser vistos como lugares más seguros que las calles. La principal barrera es falta de seguridad camino de casa al local de actividades y viceversa. Los resultados de este estudio proporcionan apoyo para desarrollo de estos proyectos y otros similares.This paper presents the main facilitators and barriers for the implementation of two social projects and for the participation of children in them. The research was qualitative and data were collected through semi-structured interviews with children and their parents/guardians; professionals and volunteers of the projects. Some factors are sometimes facilitators or barriers to implementation: the presence or absence of qualified professionals and of support for their work, quantity and/or quality of partnerships; level of consistency in the work of the partners, quantity and quality of space and equipment available; level of involvement of the community and/or parents. The main facilitators for participation are: access to sport activities, socialization opportunities, and perception of the projects as saver than streets. The main barrier is lack of security in the passage to and from the projects. The results of this research can contribute to the improved of these and other similar projects.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4591210.1590/S1807-55092012000300008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 3 (2012); 419-430Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 3 (2012); 419-430Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 3 (2012); 419-4301981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45912/49515Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Doralice Lange deCastro, Suélen Barboza Eiras deMezzadri, Fernando Marinho2012-10-11T16:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/45912Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:28:32Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
Facilitadores y barreras para la implementación y participación en proyectos sociales que involucren actividades deportivas: el caso de los proyectos Barrio en la Escuela y Deporte Activo
Facilitators and barriers to the implementation and participation in social projects that involve sport activities: the case of Village School Program and of the Active Sport projects
title Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
spellingShingle Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
Souza, Doralice Lange de
Fatores
Envolvimento
Crianças
Adolescentes
Factores
Participación
Niños
Adolescentes
Factors
Involvement
Children
Adolescents
title_short Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
title_full Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
title_fullStr Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
title_full_unstemmed Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
title_sort Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo
author Souza, Doralice Lange de
author_facet Souza, Doralice Lange de
Castro, Suélen Barboza Eiras de
Mezzadri, Fernando Marinho
author_role author
author2 Castro, Suélen Barboza Eiras de
Mezzadri, Fernando Marinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Doralice Lange de
Castro, Suélen Barboza Eiras de
Mezzadri, Fernando Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores
Envolvimento
Crianças
Adolescentes
Factores
Participación
Niños
Adolescentes
Factors
Involvement
Children
Adolescents
topic Fatores
Envolvimento
Crianças
Adolescentes
Factores
Participación
Niños
Adolescentes
Factors
Involvement
Children
Adolescents
description Este trabalho apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação de dois projetos sociais e participação de crianças e adolescentes nos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e seus responsáveis; profissionais e voluntários dos projetos. Alguns fatores aparecem ora como facilitadores e ora como barreiras: presença ou ausência de profissionais qualificados e de apoio para o trabalho; quantidade e/ou qualidade das parcerias; nível de consistência no trabalho entre os parceiros; qualidade dos espaços, equipamentos e atividades ofertadas; nível de envolvimento da comunidade e/ou pais. Os principais facilitadores são: acesso a práticas desportivas; oportunidades de socialização e percepção dos projetos como locais mais seguros do que as ruas. A principal barreira é a falta de segurança no trajeto de casa até o local das atividades e vice-versa. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento deste e de outros projetos similares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45912
10.1590/S1807-55092012000300008
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45912
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45912/49515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 3 (2012); 419-430
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 3 (2012); 419-430
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 3 (2012); 419-430
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931993755648