Atitude crítica de idosos sobre atividade física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida. |
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Atitude crítica de idosos sobre atividade física Actitud crítica de la actividad física en personas mayores Critical attitude of elderly adults to physical activity Autonomia para atividade físicaIdososEducação permanenteAutonomía para la actividad físicaPersonas mayoresLa educación permanentePhysical activity autonomyElderlyLife-long learning O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida. The aim of this study was to analyze the critical attitude of elderly people in the Physical Activity Autonomy Program in relation to physical activity. The study included eighteen subjects, who answered two questions after attending each of the following classes: rhythmical activity, yoga, circular dance, tai chi chuan, saloon dance, aerobox and video oriented elderly activities. Qualitative analysis resulted in two categories of answers: reflections on personal needs and recognition of inadequacies in the proposed activities. Of these responses, 43% indicate critical reflection and 37% indicate inadequacies. The results indicate that most of the answers show no critical attitude to class experiences. However, a limitation of this study was the student's difficult in writing procedure. This indicates a need to create other strategies to evaluation elderly population that is heterogeneous in terms of educational level and life experiences. El objetivo de este estudio fue analizar la actitud crítica hacia la actividad física de personas mayores del Programa Autonomía para la Actividad Física. En el estudio participaron 18 sujetos que respondieron a dos preguntas abiertas después de frecuentar las siguientes clases: actividad rítmica, yoga, danza circular, tai chi, bailes de salón, aerobox y actividades dirigidas para las personas mayores por medio de video. El análisis cualitativo resultó en dos categorías de respuestas: reflexiones sobre las necesidades personales y el reconocimiento de inadecuaciones en las actividades propuestas. De esas respuestas, el 43% indica reflexión crítica y el 37% apunta inadecuaciones. Los resultados sugieren que la mayoría de las respuestas no muestra ninguna actitud crítica a las clases asistidas. Sin embargo, una las limitaciones de este estudio fue la dificultad de escritura de los estudiantes. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5289310.1590/S1807-55092012000400015Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 717-729 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 717-729 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 717-729 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893/56823Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessOkimura-Kerr, TiemiOkuma, Silene Sumire2013-04-05T15:45:20Zoai:revistas.usp.br:article/52893Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-05T15:45:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida. |
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