Atitude crítica de idosos sobre atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okimura-Kerr, Tiemi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Okuma, Silene Sumire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida.
id USP-35_cc39fc361cc565288f7568c4f8c05baf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52893
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Atitude crítica de idosos sobre atividade física Actitud crítica de la actividad física en personas mayores Critical attitude of elderly adults to physical activity Autonomia para atividade físicaIdososEducação permanenteAutonomía para la actividad físicaPersonas mayoresLa educación permanentePhysical activity autonomyElderlyLife-long learning O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida. The aim of this study was to analyze the critical attitude of elderly people in the Physical Activity Autonomy Program in relation to physical activity. The study included eighteen subjects, who answered two questions after attending each of the following classes: rhythmical activity, yoga, circular dance, tai chi chuan, saloon dance, aerobox and video oriented elderly activities. Qualitative analysis resulted in two categories of answers: reflections on personal needs and recognition of inadequacies in the proposed activities. Of these responses, 43% indicate critical reflection and 37% indicate inadequacies. The results indicate that most of the answers show no critical attitude to class experiences. However, a limitation of this study was the student's difficult in writing procedure. This indicates a need to create other strategies to evaluation elderly population that is heterogeneous in terms of educational level and life experiences. El objetivo de este estudio fue analizar la actitud crítica hacia la actividad física de personas mayores del Programa Autonomía para la Actividad Física. En el estudio participaron 18 sujetos que respondieron a dos preguntas abiertas después de frecuentar las siguientes clases: actividad rítmica, yoga, danza circular, tai chi, bailes de salón, aerobox y actividades dirigidas para las personas mayores por medio de video. El análisis cualitativo resultó en dos categorías de respuestas: reflexiones sobre las necesidades personales y el reconocimiento de inadecuaciones en las actividades propuestas. De esas respuestas, el 43% indica reflexión crítica y el 37% apunta inadecuaciones. Los resultados sugieren que la mayoría de las respuestas no muestra ninguna actitud crítica a las clases asistidas. Sin embargo, una las limitaciones de este estudio fue la dificultad de escritura de los estudiantes. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5289310.1590/S1807-55092012000400015Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 717-729 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 717-729 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 717-729 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893/56823Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessOkimura-Kerr, TiemiOkuma, Silene Sumire2013-04-05T15:45:20Zoai:revistas.usp.br:article/52893Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-05T15:45:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitude crítica de idosos sobre atividade física
Actitud crítica de la actividad física en personas mayores
Critical attitude of elderly adults to physical activity
title Atitude crítica de idosos sobre atividade física
spellingShingle Atitude crítica de idosos sobre atividade física
Okimura-Kerr, Tiemi
Autonomia para atividade física
Idosos
Educação permanente
Autonomía para la actividad física
Personas mayores
La educación permanente
Physical activity autonomy
Elderly
Life-long learning
title_short Atitude crítica de idosos sobre atividade física
title_full Atitude crítica de idosos sobre atividade física
title_fullStr Atitude crítica de idosos sobre atividade física
title_full_unstemmed Atitude crítica de idosos sobre atividade física
title_sort Atitude crítica de idosos sobre atividade física
author Okimura-Kerr, Tiemi
author_facet Okimura-Kerr, Tiemi
Okuma, Silene Sumire
author_role author
author2 Okuma, Silene Sumire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okimura-Kerr, Tiemi
Okuma, Silene Sumire
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia para atividade física
Idosos
Educação permanente
Autonomía para la actividad física
Personas mayores
La educación permanente
Physical activity autonomy
Elderly
Life-long learning
topic Autonomia para atividade física
Idosos
Educação permanente
Autonomía para la actividad física
Personas mayores
La educación permanente
Physical activity autonomy
Elderly
Life-long learning
description O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893
10.1590/S1807-55092012000400015
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/52893/56823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 4 (2012); 717-729
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 4 (2012); 717-729
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 4 (2012); 717-729
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932052475904