Processo de validação da escala de comportamento do treinador: versão atleta (ECT-A)
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16600 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente e validar o questionário Coach Behavior Scale for Sport (CBS-S), de CÔTÉ et al. (1999) na Língua Portuguesa, denominado de Escala de Comportamento do Treinador - Versão Atleta (ECT-A). Inicialmente o ECT-A constou de 13 questões demográficas e 48 questões distribuídas em seis dimensões: Treinamento Físico, Treinamento Técnico, Preparação Mental, Estabelecimento de Objetivos, Reforço Pessoal Positivo e Reforço Pessoal Negativo. No Estudo 1 (80 atletas ;), os resultados da análise fatorial mostraram que a maioria das questões agrupou-se em dois fatores, contudo, a correlação entre algumas questões foi baixa, indicando a necessidade de revisões semânticas. No Estudo 2 (168 atletas ;), houve uma melhora nos resultados da análise fatorial, pois a dimensão de Reforço Pessoal Positivo apresentou um perfil similar ao CBS-S, mas a correlação entre oito questões foi baixa, levando à exclus ão das mesmas. No Estudo 3 (222 atletas ;), a análise fatorial obteve, na maioria das questões, um perfil similar ao instrumento original (CBS-S) e a correlação entre as questões foi satisfatória (≥ 0,30). Os valores do Alpha de Cronbach, nas seis dimensões, foram ≥ 0,70 nos três estudos (N = 470), indicando uma fidedignidade satisfatória. Esses resultados foram indicativos para a validação do ECT-A, que na versão final ficou composto por 40 questões |
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Processo de validação da escala de comportamento do treinador: versão atleta (ECT-A) Validation process of the coach behavior scale: athlete version (ECT-A) TesteTreinadorLiderançaComportamentoPercepção de atletasCBS-SECT-ATestCoachLeadershipBehaviorPerception of athletesCBS-SECT-A O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente e validar o questionário Coach Behavior Scale for Sport (CBS-S), de CÔTÉ et al. (1999) na Língua Portuguesa, denominado de Escala de Comportamento do Treinador - Versão Atleta (ECT-A). Inicialmente o ECT-A constou de 13 questões demográficas e 48 questões distribuídas em seis dimensões: Treinamento Físico, Treinamento Técnico, Preparação Mental, Estabelecimento de Objetivos, Reforço Pessoal Positivo e Reforço Pessoal Negativo. No Estudo 1 (80 atletas ;), os resultados da análise fatorial mostraram que a maioria das questões agrupou-se em dois fatores, contudo, a correlação entre algumas questões foi baixa, indicando a necessidade de revisões semânticas. No Estudo 2 (168 atletas ;), houve uma melhora nos resultados da análise fatorial, pois a dimensão de Reforço Pessoal Positivo apresentou um perfil similar ao CBS-S, mas a correlação entre oito questões foi baixa, levando à exclus ão das mesmas. No Estudo 3 (222 atletas ;), a análise fatorial obteve, na maioria das questões, um perfil similar ao instrumento original (CBS-S) e a correlação entre as questões foi satisfatória (≥ 0,30). Os valores do Alpha de Cronbach, nas seis dimensões, foram ≥ 0,70 nos três estudos (N = 470), indicando uma fidedignidade satisfatória. Esses resultados foram indicativos para a validação do ECT-A, que na versão final ficou composto por 40 questões The purpose of the present study was to adapt and validate the version of the questionnaire Coach Behavior Scale for Sport -CBS-S- (CÔTÉ et al., 1999) into the Portuguese language, called Escala de Comportamento do Treinador - Versão Atleta (ECT-A). The ECT-A was composed by 13 demographic questions and 48 questions distributed into six dimensions: Physical Training, Technical Training, Mental Preparation, Goal Setting, Personal Positive Reinforcement and Personal Negative Reinforcement. Results of Alpha Cronbach, in the six dimensions, were ≥ 0,70, of the ECT-A in three studies (N = 470), indicating acceptable levels. In the Study 1, (80 athletes ;) results of factor analysis showed a grouped of majority of questions in two factors however correlations between some questions were low suggesting semantic revisions. In the Study 2, (168 athletes ;) there was an improvement in the factor analysis, since Personal Positive Reinforcement dimension had a similar profile of the CBS-S, but correlation between 8 questions continued low and so they were excluded. In the Study 3, (222 athletes ;) factor analysis of the majority of the questions obtained a similar profile of the original instrument (CBS-S) and correlations between questions were satisfactory (≥ 0,30). These results showed evidences to validate the ECT-A ,which final version was composed by 40 questions. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1660010.1590/S1807-55092005000300008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 3 (2005); 255-265 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 3 (2005); 255-265 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 3 (2005); 255-265 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16600/18313Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLôbo, Ingrid Ludimila BastosMoraes, Luiz Carlos Couto de AlbuquerqueNascimento, Elizabeth do2012-05-22T12:22:35Zoai:revistas.usp.br:article/16600Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:22:35Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente e validar o questionário Coach Behavior Scale for Sport (CBS-S), de CÔTÉ et al. (1999) na Língua Portuguesa, denominado de Escala de Comportamento do Treinador - Versão Atleta (ECT-A). Inicialmente o ECT-A constou de 13 questões demográficas e 48 questões distribuídas em seis dimensões: Treinamento Físico, Treinamento Técnico, Preparação Mental, Estabelecimento de Objetivos, Reforço Pessoal Positivo e Reforço Pessoal Negativo. No Estudo 1 (80 atletas ;), os resultados da análise fatorial mostraram que a maioria das questões agrupou-se em dois fatores, contudo, a correlação entre algumas questões foi baixa, indicando a necessidade de revisões semânticas. No Estudo 2 (168 atletas ;), houve uma melhora nos resultados da análise fatorial, pois a dimensão de Reforço Pessoal Positivo apresentou um perfil similar ao CBS-S, mas a correlação entre oito questões foi baixa, levando à exclus ão das mesmas. No Estudo 3 (222 atletas ;), a análise fatorial obteve, na maioria das questões, um perfil similar ao instrumento original (CBS-S) e a correlação entre as questões foi satisfatória (≥ 0,30). Os valores do Alpha de Cronbach, nas seis dimensões, foram ≥ 0,70 nos três estudos (N = 470), indicando uma fidedignidade satisfatória. Esses resultados foram indicativos para a validação do ECT-A, que na versão final ficou composto por 40 questões |
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