Estudo dos indicadores de rendimento em voleibol em função do resultado do set
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16748 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu identificar possíveis indicadores de rendimento, adstritos às ações de jogo, diferenciadores do resultado obtido no set em Voleibol. A amostra consistiu em 65.949 ações realizadas em 550 sets da Liga Mundial 2005, "adulto" masculinos. A coleta de dados teve como suporte instrumental o software "Volleyball Information System". Para testar as diferenças nos indicadores de rendimento, entre as equipes que vencem e perdem os sets, se utilizou o teste t de student de medidas independentes (p < 0,05). As observações cumpriram os requisitos de fidedignidade para serem utilizadas como ferramenta científica, tanto pela percentagem de acordos interobservador como pela estatística Kappa de Cohen. O presente estudo demonstrou que as equipes que vencem os sets obtêm melhores desempenhos em todas as ações de jogo (ataque, bloqueio, saque, defesa, levantamento e recepção), devido à maior frequência de ações ponto/excelente (com exceção do número de recepções excelentes) e à menor frequência de erros. As equipes que vencem os sets apresentam uma distribuição percentual dos pontos ganhos mais equilibrada entre as três ações terminais (ataque, bloqueio e saque) do que as equipes que perdem os sets. O ataque representa, para as equipes perdedoras, um maior peso no total de pontos ganhos através das ações terminais. |
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Estudo dos indicadores de rendimento em voleibol em função do resultado do set Study of performance indicators in male volleyball according to the set results VoleibolAnálise do jogoIndicadores de rendimentoResultado do setVolleyballNotational analysisPerformance indicatorsSet results O presente estudo pretendeu identificar possíveis indicadores de rendimento, adstritos às ações de jogo, diferenciadores do resultado obtido no set em Voleibol. A amostra consistiu em 65.949 ações realizadas em 550 sets da Liga Mundial 2005, "adulto" masculinos. A coleta de dados teve como suporte instrumental o software "Volleyball Information System". Para testar as diferenças nos indicadores de rendimento, entre as equipes que vencem e perdem os sets, se utilizou o teste t de student de medidas independentes (p < 0,05). As observações cumpriram os requisitos de fidedignidade para serem utilizadas como ferramenta científica, tanto pela percentagem de acordos interobservador como pela estatística Kappa de Cohen. O presente estudo demonstrou que as equipes que vencem os sets obtêm melhores desempenhos em todas as ações de jogo (ataque, bloqueio, saque, defesa, levantamento e recepção), devido à maior frequência de ações ponto/excelente (com exceção do número de recepções excelentes) e à menor frequência de erros. As equipes que vencem os sets apresentam uma distribuição percentual dos pontos ganhos mais equilibrada entre as três ações terminais (ataque, bloqueio e saque) do que as equipes que perdem os sets. O ataque representa, para as equipes perdedoras, um maior peso no total de pontos ganhos através das ações terminais. The present study aimed to identify in which performance indicators are there differences between the teams that win and lose the sets in Volleyball matches. Archival data were obtained from 65.949 game actions in 550 sets from the men's 2005 World League. The "Volleyball Information System" was used for data gathering. Descriptive statistics were performed on all variables and the student t -test was used. Kappa of Cohen analysis and percentage of agreement demonstrated good inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study showed that the teams that win their sets have best performance in all game actions (attack, block, serve, dig, set, reception) due to higher frequency of point/excellent actions (with the exception of the number of excellent receptions) and a lower frequency of errors. The teams that win those sets have a more balanced distribution of points earned between the three terminal actions (attack, block and service) than the teams that lose their sets. For the losing teams, the attack represents a greater weight in the total points earned through the terminal actions. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1674810.1590/S1807-55092010000100007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 1 (2010); 69-78 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 1 (2010); 69-78 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 1 (2010); 69-78 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16748/18461Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, RuiMesquita, IsabelSampaio, JaimeMoraes, José Cicero2012-05-22T12:38:55Zoai:revistas.usp.br:article/16748Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:38:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo pretendeu identificar possíveis indicadores de rendimento, adstritos às ações de jogo, diferenciadores do resultado obtido no set em Voleibol. A amostra consistiu em 65.949 ações realizadas em 550 sets da Liga Mundial 2005, "adulto" masculinos. A coleta de dados teve como suporte instrumental o software "Volleyball Information System". Para testar as diferenças nos indicadores de rendimento, entre as equipes que vencem e perdem os sets, se utilizou o teste t de student de medidas independentes (p < 0,05). As observações cumpriram os requisitos de fidedignidade para serem utilizadas como ferramenta científica, tanto pela percentagem de acordos interobservador como pela estatística Kappa de Cohen. O presente estudo demonstrou que as equipes que vencem os sets obtêm melhores desempenhos em todas as ações de jogo (ataque, bloqueio, saque, defesa, levantamento e recepção), devido à maior frequência de ações ponto/excelente (com exceção do número de recepções excelentes) e à menor frequência de erros. As equipes que vencem os sets apresentam uma distribuição percentual dos pontos ganhos mais equilibrada entre as três ações terminais (ataque, bloqueio e saque) do que as equipes que perdem os sets. O ataque representa, para as equipes perdedoras, um maior peso no total de pontos ganhos através das ações terminais. |
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