Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16553 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar como indivíduos com e sem Síndrome de Down combinam padrões fundamentais de movimento. O critério adotado para identificar a combinação foi a existência de uma sobreposição entre as habilidades envolvidas de modo que a transição entre elas ocorresse sem interrupção. Três grupos (GC = sete crianças normais; GA = sete adultos normais e GSD = sete adultos portadores da Síndrome de Down) tomaram parte no estudo cuja tarefa era correr e em seguida arremessar uma bola de tênis o mais longe possível. Os indivíduos realizaram três tentativas e, os registros efetuados foram o padrão de movimento utilizado e a distância alcançada pela bola no arremesso. Por meio da análise das imagens em vídeo foi possível estimar a velocidade desenvolvida ao longo do trajeto de corrida. A maioria dos indivíduos combinou os padrões. Contudo, houve diferenças qualitativas nos padrões de combinação apresentados. Os indivíduos adultos normais comportaram-se mais consistentemente. O padrão das crianças não foi qualitativamente diferente dos indivíduos portadores da Síndrome de Down. |
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Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down Combination of fundamental movement patterns in normal children, normal adults and Down Syndrome adults Desenvolvimento motorCombinação de padrões fundamentais de movimentoSíndrome de DownMotor DevelopmentCombination of fundamental motor patternsDown Syndrome O presente trabalho teve por objetivo investigar como indivíduos com e sem Síndrome de Down combinam padrões fundamentais de movimento. O critério adotado para identificar a combinação foi a existência de uma sobreposição entre as habilidades envolvidas de modo que a transição entre elas ocorresse sem interrupção. Três grupos (GC = sete crianças normais; GA = sete adultos normais e GSD = sete adultos portadores da Síndrome de Down) tomaram parte no estudo cuja tarefa era correr e em seguida arremessar uma bola de tênis o mais longe possível. Os indivíduos realizaram três tentativas e, os registros efetuados foram o padrão de movimento utilizado e a distância alcançada pela bola no arremesso. Por meio da análise das imagens em vídeo foi possível estimar a velocidade desenvolvida ao longo do trajeto de corrida. A maioria dos indivíduos combinou os padrões. Contudo, houve diferenças qualitativas nos padrões de combinação apresentados. Os indivíduos adultos normais comportaram-se mais consistentemente. O padrão das crianças não foi qualitativamente diferente dos indivíduos portadores da Síndrome de Down. The present study investigated how individuals with and without Down Syndrome combine fundamental patterns. The criterion adopted to identify the combination was the existence of an overlap between the skills involved so that the transition between them occurred without interruption. Three groups of individuals (GC = seven normal children; GA = seven normal adults and GSD = seven adults with Down Syndrome) took part in the investigation. They had to run with a tennis ball in the hand, and throw it as far as possible. The individuals had three attempts in the task, which were filmed, and the distance attained was also registered. From the video recordings was possible to estimate the speed of running. The majority of individuals combined movement patterns. However, there were qualitative differences in the pattern of combination. Normal adults behaved more consistently. The children's pattern was not different from Down Syndrome individuals. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655310.1590/S1807-55092004000100008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 101-116 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 101-116 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 101-116 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16553/18266Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenez, RobertoManoel, Edison de JesusOliveira, Dalton Lustosa deBasso, Luciano2012-05-22T12:17:20Zoai:revistas.usp.br:article/16553Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:20Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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