Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa Junior, José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza Neto, Samuel, Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus.
id USP-35_ee7064af9074890843c5bb903e07bec0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141769
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberesSupervised traineeship: locus of professional socialization, habitus and knowledge productionEducação FísicaSaberes DocentesIdentidade Profi ssionalSupervisão de Estágio.Physical EducationTeachers knowledgeProfessional identityInternship supervision.Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus.This research aimed to understand the elements that constitute the associate teacher professional socialization and the knowledge mobilized in the supervised internship. A qualitative, descriptive research was developed, using questionnaire, observation and interview to clarify and deepen the information. Six physical education teachers participated. The assessment of the data was made by content analysis and the information was organized in themes: professional socialization in supervised internship; the learning of the internship supervision in the professional socialization and the internship supervisor habitus of the assistant teacher. The results refer to the understanding of internship supervision and of the guidelines and interventions regarding the teacher’s work. It was concluded that the learning of supervision is temporal and spatial in assistant teacher’s work. It tends to be real and refl ective, indicating that at the end of each process the identity of a trainer for activities and individual socialization in the habitus perspective is affi rmed.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14176910.11606/1807-5509201700010135Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 135-152Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 135-152Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 135-1521981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136795https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136796Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa Junior, JoséSouza Neto, SamuelIza, Dijnane Fernanda Vedovatto2017-12-19T19:39:03Zoai:revistas.usp.br:article/141769Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-12-19T19:39:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
Supervised traineeship: locus of professional socialization, habitus and knowledge production
title Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
spellingShingle Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
Corrêa Junior, José
Educação Física
Saberes Docentes
Identidade Profi ssional
Supervisão de Estágio.
Physical Education
Teachers knowledge
Professional identity
Internship supervision.
title_short Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
title_full Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
title_fullStr Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
title_full_unstemmed Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
title_sort Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
author Corrêa Junior, José
author_facet Corrêa Junior, José
Souza Neto, Samuel
Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel
Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa Junior, José
Souza Neto, Samuel
Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Saberes Docentes
Identidade Profi ssional
Supervisão de Estágio.
Physical Education
Teachers knowledge
Professional identity
Internship supervision.
topic Educação Física
Saberes Docentes
Identidade Profi ssional
Supervisão de Estágio.
Physical Education
Teachers knowledge
Professional identity
Internship supervision.
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769
10.11606/1807-5509201700010135
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201700010135
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136795
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 135-152
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 135-152
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 135-152
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933616951296