Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus. |
id |
USP-35_ee7064af9074890843c5bb903e07bec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141769 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberesSupervised traineeship: locus of professional socialization, habitus and knowledge productionEducação FísicaSaberes DocentesIdentidade Profi ssionalSupervisão de Estágio.Physical EducationTeachers knowledgeProfessional identityInternship supervision.Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus.This research aimed to understand the elements that constitute the associate teacher professional socialization and the knowledge mobilized in the supervised internship. A qualitative, descriptive research was developed, using questionnaire, observation and interview to clarify and deepen the information. Six physical education teachers participated. The assessment of the data was made by content analysis and the information was organized in themes: professional socialization in supervised internship; the learning of the internship supervision in the professional socialization and the internship supervisor habitus of the assistant teacher. The results refer to the understanding of internship supervision and of the guidelines and interventions regarding the teacher’s work. It was concluded that the learning of supervision is temporal and spatial in assistant teacher’s work. It tends to be real and refl ective, indicating that at the end of each process the identity of a trainer for activities and individual socialization in the habitus perspective is affi rmed.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14176910.11606/1807-5509201700010135Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 135-152Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 135-152Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 135-1521981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136795https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136796Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa Junior, JoséSouza Neto, SamuelIza, Dijnane Fernanda Vedovatto2017-12-19T19:39:03Zoai:revistas.usp.br:article/141769Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-12-19T19:39:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes Supervised traineeship: locus of professional socialization, habitus and knowledge production |
title |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
spellingShingle |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes Corrêa Junior, José Educação Física Saberes Docentes Identidade Profi ssional Supervisão de Estágio. Physical Education Teachers knowledge Professional identity Internship supervision. |
title_short |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
title_full |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
title_fullStr |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
title_full_unstemmed |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
title_sort |
Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes |
author |
Corrêa Junior, José |
author_facet |
Corrêa Junior, José Souza Neto, Samuel Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa Junior, José Souza Neto, Samuel Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Saberes Docentes Identidade Profi ssional Supervisão de Estágio. Physical Education Teachers knowledge Professional identity Internship supervision. |
topic |
Educação Física Saberes Docentes Identidade Profi ssional Supervisão de Estágio. Physical Education Teachers knowledge Professional identity Internship supervision. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769 10.11606/1807-5509201700010135 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700010135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136795 https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141769/136796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 135-152 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 135-152 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 135-152 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933616951296 |