Como iniciar a Ginástica Rítmica? Perspectivas de treinadoras medalhistas em campeonatos brasileiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215035 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar e analisar os métodos de ensino abordados na iniciação esportiva (IE) competitiva da Ginástica Rítmica (GR). Aplicamos a entrevista semiestruturada com seis treinadoras das categorias de base das instituições medalhistas nos Campeonatos Brasileiros de GR 2019. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise temática. Dentre os temas que emergiram, discutimos nesse artigo o tema 1: “Métodos de ensino na GR: Opções e caminhos inevitáveis”. Identificamos e analisamos os métodos de ensino abordados pelas treinadoras, a saber: a) a prática do todo, que une os movimentos corporais à manipulação dos aparelhos; b) o método parcial, que separa os movimentos corporais da manipulação dos aparelhos; c) os processos pedagógicos, que consistem no aperfeiçoamento técnico de movimentos fracionados e realizados progressivamente; d) a ajuda manual, à qual o treinador presta assistência física direta às ginastas; e) o estilo de ensino recíproco, em que as ginastas executam sua tarefa e avaliam a tarefa das colegas; f) o estilo de ensino por comando, em que as crianças reproduzem o movimento orientado ou executado pela treinadora ou ginastas mais experientes e; g) o estilo de ensino por descoberta dirigida, em que as ginastas exploram os aparelhos sob orientação das treinadoras. Consideramos que o método mais apropriado seria aquele que se ajustasse ao tempo, condições e necessidades dos aprendizes. Então, desenvolver o ensino de qualidade, que interesse à ginasta, valorize suas potencialidades, compreenda-a e auxilie-a em suas fragilidades, implicaria na prolongação da sua carreira e preservaria sua motivação e saúde. |
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Como iniciar a Ginástica Rítmica? Perspectivas de treinadoras medalhistas em campeonatos brasileirosHow to initiate Rhythmic Gymnastics? Perspectives of Brazilian Championship medalist coachesSports initiationTeaching methodsCompetitionChildhoodIniciação esportivaMétodos de ensinoCompetiçãoInfânciaO objetivo deste estudo é identificar e analisar os métodos de ensino abordados na iniciação esportiva (IE) competitiva da Ginástica Rítmica (GR). Aplicamos a entrevista semiestruturada com seis treinadoras das categorias de base das instituições medalhistas nos Campeonatos Brasileiros de GR 2019. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise temática. Dentre os temas que emergiram, discutimos nesse artigo o tema 1: “Métodos de ensino na GR: Opções e caminhos inevitáveis”. Identificamos e analisamos os métodos de ensino abordados pelas treinadoras, a saber: a) a prática do todo, que une os movimentos corporais à manipulação dos aparelhos; b) o método parcial, que separa os movimentos corporais da manipulação dos aparelhos; c) os processos pedagógicos, que consistem no aperfeiçoamento técnico de movimentos fracionados e realizados progressivamente; d) a ajuda manual, à qual o treinador presta assistência física direta às ginastas; e) o estilo de ensino recíproco, em que as ginastas executam sua tarefa e avaliam a tarefa das colegas; f) o estilo de ensino por comando, em que as crianças reproduzem o movimento orientado ou executado pela treinadora ou ginastas mais experientes e; g) o estilo de ensino por descoberta dirigida, em que as ginastas exploram os aparelhos sob orientação das treinadoras. Consideramos que o método mais apropriado seria aquele que se ajustasse ao tempo, condições e necessidades dos aprendizes. Então, desenvolver o ensino de qualidade, que interesse à ginasta, valorize suas potencialidades, compreenda-a e auxilie-a em suas fragilidades, implicaria na prolongação da sua carreira e preservaria sua motivação e saúde.This study aims to identify and analyze the teaching methods in Rhythmic Gymnastics (RG) competitive sports initiation. We applied semi-structured interviews with six coaches from base categories of medalist institutions in 2019 Brazilian GR Championships. For data analysis, we used thematic analysis. Among the themes that emerged, in this article we discussed theme 1: “Teaching methods in RG: Options and inevitable ways”. We identified and discussed the teaching methods covered by the coaches, namely: a) practice of the whole, which combines body movements with apparatus; b) partial method, which separates body movements from apparatus manipulation; c) pedagogical processes, which consist of the technical improvement of fractional movements made progressively; d) manual assistance, in which the coach provides direct physical assistance to the gymnasts; e) Reciprocal teaching style, in which gymnasts perform their task and evaluate their colleagues’ task; f) Command teaching style, in which children reproduce the movement guided or executed by the coach or more experienced gymnasts guide, perform the movement and; g) Guided discovery teaching style, in which, guided by the coach, gymnasts explore the apparatus. We consider that the most appropriate method would be one that fits the time, conditions and needs of the learners. Therefore, developing quality teaching, which interests the gymnast, values her potential, understands her and helps her in her weaknesses, would imply prolonging her career, which would preserve her motivation and health.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/21503510.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215035Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215035Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215035Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp2150351981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215035/201638Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Laura deNunomura, MyrianOliveira, Laura deNunomura, Myrian2024-02-08T11:52:09Zoai:revistas.usp.br:article/215035Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2024-02-08T11:52:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215035 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215035 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215035 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
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