Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Umberto Cesar
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Barros, João Augusto de Camargo, Walter, Cinthya, Martel, Virgínia da Silva Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante
id USP-35_f6a4e76300faa8d65f9561d730c25338
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16589
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras Knowledge of performance effects on motor skill learning "Feedback"Conhecimento de performanceAprendizagem motoraHabilidade com cordaFeedbackKnowledge of performanceMotor learningRope skill O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante The purpose of this study was to investigate the effects of knowledge of performance (KP) frequency on motor skill learning. Thirty five female (20-30 years) were organized in two experimental groups: KP 100% (n = 18) and KP 33% (n = 17). A rope skill from rhythmic gymnastics was used. The design involved acquisition and retention phases with 60 and 10 trials, respectively. Performance was evaluated in terms of movement pattern. The results showed similar performance on the retention test. It was concluded that the frequencies of 100% and 33% of KP allowed similar learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1658910.1590/S1807-55092005000200004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 127-141 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 127-141 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 127-141 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589/18302Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Umberto CesarBarros, João Augusto de CamargoWalter, CinthyaMartel, Virgínia da Silva Almeida2012-05-22T12:21:27Zoai:revistas.usp.br:article/16589Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:27Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
Knowledge of performance effects on motor skill learning
title Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
spellingShingle Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
Corrêa, Umberto Cesar
"Feedback"
Conhecimento de performance
Aprendizagem motora
Habilidade com corda
Feedback
Knowledge of performance
Motor learning
Rope skill
title_short Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
title_full Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
title_fullStr Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
title_full_unstemmed Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
title_sort Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
author Corrêa, Umberto Cesar
author_facet Corrêa, Umberto Cesar
Barros, João Augusto de Camargo
Walter, Cinthya
Martel, Virgínia da Silva Almeida
author_role author
author2 Barros, João Augusto de Camargo
Walter, Cinthya
Martel, Virgínia da Silva Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Umberto Cesar
Barros, João Augusto de Camargo
Walter, Cinthya
Martel, Virgínia da Silva Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv "Feedback"
Conhecimento de performance
Aprendizagem motora
Habilidade com corda
Feedback
Knowledge of performance
Motor learning
Rope skill
topic "Feedback"
Conhecimento de performance
Aprendizagem motora
Habilidade com corda
Feedback
Knowledge of performance
Motor learning
Rope skill
description O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589
10.1590/S1807-55092005000200004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092005000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589/18302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 127-141
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 127-141
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 127-141
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1824326069180694528