Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante |
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Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras Knowledge of performance effects on motor skill learning "Feedback"Conhecimento de performanceAprendizagem motoraHabilidade com cordaFeedbackKnowledge of performanceMotor learningRope skill O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante The purpose of this study was to investigate the effects of knowledge of performance (KP) frequency on motor skill learning. Thirty five female (20-30 years) were organized in two experimental groups: KP 100% (n = 18) and KP 33% (n = 17). A rope skill from rhythmic gymnastics was used. The design involved acquisition and retention phases with 60 and 10 trials, respectively. Performance was evaluated in terms of movement pattern. The results showed similar performance on the retention test. It was concluded that the frequencies of 100% and 33% of KP allowed similar learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1658910.1590/S1807-55092005000200004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 127-141 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 127-141 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 127-141 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589/18302Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Umberto CesarBarros, João Augusto de CamargoWalter, CinthyaMartel, Virgínia da Silva Almeida2012-05-22T12:21:27Zoai:revistas.usp.br:article/16589Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:27Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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