Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147552 |
Resumo: | Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade. |
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Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriadaHigh frequency of concurrent feedback slows the learning of a serial motor skillMotor skillConcurrent learningPsychomotor performanceAugmented feedback.Habilidade motoraAprendizagem concorrenteDesempenho psicomotorFeedback aumentado.Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.This study investigated the effect of concurrent feedback (CF) frequency on the efficiency, acquisition and transference of a serial tracking motor skill. Forty-three young adults of both sexes were divided into three groups: frequency of 100% (G100), 50% (G50) and 0% (G0). They practiced a tracking motor task of touching six sensors in response to the sequential lightening of six correspondent light stimuli. Performance was measured by the number of trial blocks required to recognize and repeat the sequence, and the total number of correct and/or anticipated sequences. The analysis of variance showed that G0 needed less blocks than G100 to achieve acquisition criterion. Although there was no effect of different frequencies on the FC regading the number of correct and anticipated responses, it was observed that performing the task with high FC frequency delayed the acquisition of the skill.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14755210.11606/1807-5509201700020423Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 2 (2017); 423-431Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 2 (2017); 423-431Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 2 (2017); 423-4311981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147552/141074Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltrão, Natália BarrosMeira Junior, Cássio MirandaCattuzzo, Maria TeresaSantos, Juliette Noadya CostaTani, Go2019-03-17T14:18:54Zoai:revistas.usp.br:article/147552Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:18:54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade. |
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