Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Natália Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Meira Junior, Cássio Miranda, Cattuzzo, Maria Teresa, Santos, Juliette Noadya Costa, Tani, Go
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147552
Resumo: Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.
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