Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thábata Viviane Brandão
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ugrinowitsch, Herbert, Marinho, Nádia Fernanda Schmitt, Benda, Rodolfo Novellino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45920
Resumo: Estudos de prática mental com sujeitos novatos apontam sua superioridade à ausência de prática. Entretanto, pré-teste ou familiarização usando prática física podem influenciar o efeito da prática mental. Este estudo investigou os efeitos da prática mental em novatos na tarefa praticada, assim como o posicionamento da prática física em relação à prática mental. Vinte e cinco universitários voluntários praticaram uma tarefa seriada de posicionamento e foram distribuídos em cinco grupos conforme o tipo de prática: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), mental-física (GPMF), e grupo controle (GC) que participou apenas dos testes. Uma Anova não paramétrica aplicada nos testes mostrou superioridade dos grupos com prática física (GPF, GPFM e GPMF) sobre os grupos controle e prática mental. Ao considerar a pequena amostra utilizada, os resultados sugerem que a prática mental em sujeitos novatos depende da prática física para ser efetiva independente de seu posicionamento (antes ou após).
id USP-35_f8335f042907685bbb5650c3dc5ec976
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45920
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatosEfectos de la práctica mental en la adquisición de habilidades motoras en novatosEffects of mental practice in motor skills acquisition in novice subjectsMental practicePhysical practiceMotor learningNovicePráctica mentalPráctica físicaAprendizaje motorNovatosPrática mentalPrática físicaAprendizagem motoraNovatosEstudos de prática mental com sujeitos novatos apontam sua superioridade à ausência de prática. Entretanto, pré-teste ou familiarização usando prática física podem influenciar o efeito da prática mental. Este estudo investigou os efeitos da prática mental em novatos na tarefa praticada, assim como o posicionamento da prática física em relação à prática mental. Vinte e cinco universitários voluntários praticaram uma tarefa seriada de posicionamento e foram distribuídos em cinco grupos conforme o tipo de prática: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), mental-física (GPMF), e grupo controle (GC) que participou apenas dos testes. Uma Anova não paramétrica aplicada nos testes mostrou superioridade dos grupos com prática física (GPF, GPFM e GPMF) sobre os grupos controle e prática mental. Ao considerar a pequena amostra utilizada, os resultados sugerem que a prática mental em sujeitos novatos depende da prática física para ser efetiva independente de seu posicionamento (antes ou após).Estudios de práctica mental con sujetos sin experiencia indican su superioridad en comparación a la ausencia de esa la práctica. Entre tanto, pre-test y familiarización usando práctica física pueden influenciar el efecto de la práctica mental. Este estudio investigó los efectos de la práctica mental en novatos en la tarea practicada, bien como el posicionamiento de la práctica física en relación a la práctica mental. Veinticinco universitarios voluntarios practicaron una tarea seriada de posicionamiento y fueron distribuidos en cinco grupos conforme el tipo de práctica: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), grupo mental física (GPMF) y grupo de control (GC) que participó solamente de los testes. Una Anova no paramétrica aplicada en los testes mostró la superioridad de los grupos conforme el tipo de práctica física (GPF, GPFM y GPMF) sobre los grupos de control y de práctica mental. Al considerar que la muestra utilizada fue pequeña, los resultados sugieren que la práctica mental en sujetos novatos depende de la práctica física para ser efectiva, independiente de su posicionamiento (antes o después).Studies of mental practice with novices pointed out its superiority when compared to no practice at all. However, pre-test as well as familiarization using physical practice can influence the effect from mental practice. This study investigated the effects of mental practice in novice in the practiced task, as well as the location of physical practice in relation to mental practice. Twenty five undergraduate volunteers performed a serial positioning task and they were distributed in five groups in accordance to the type of practice: Physical (GPF), mental (GPM), physical-mental (GPFM), mental-physical (GPMF), and control group (GC) which took part only in tests. A non parametrical Anova applied in tests showed superiority of groups with physical practice (GPF, GPFM, and GPMF) to control and mental practice groups. In considering the small sample, the results suggest that mental practice in novice subjects depends on physical practice to be effective, regardless its location (before or after).Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4592010.1590/S1807-55092012000300016Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 3 (2012); 511-521Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 3 (2012); 511-521Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 3 (2012); 511-5211981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45920/49523Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Thábata Viviane BrandãoUgrinowitsch, HerbertMarinho, Nádia Fernanda SchmittBenda, Rodolfo Novellino2012-10-11T16:29:24Zoai:revistas.usp.br:article/45920Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:29:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
Efectos de la práctica mental en la adquisición de habilidades motoras en novatos
Effects of mental practice in motor skills acquisition in novice subjects
title Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
spellingShingle Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
Gomes, Thábata Viviane Brandão
Mental practice
Physical practice
Motor learning
Novice
Práctica mental
Práctica física
Aprendizaje motor
Novatos
Prática mental
Prática física
Aprendizagem motora
Novatos
title_short Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
title_full Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
title_fullStr Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
title_full_unstemmed Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
title_sort Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
author Gomes, Thábata Viviane Brandão
author_facet Gomes, Thábata Viviane Brandão
Ugrinowitsch, Herbert
Marinho, Nádia Fernanda Schmitt
Benda, Rodolfo Novellino
author_role author
author2 Ugrinowitsch, Herbert
Marinho, Nádia Fernanda Schmitt
Benda, Rodolfo Novellino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thábata Viviane Brandão
Ugrinowitsch, Herbert
Marinho, Nádia Fernanda Schmitt
Benda, Rodolfo Novellino
dc.subject.por.fl_str_mv Mental practice
Physical practice
Motor learning
Novice
Práctica mental
Práctica física
Aprendizaje motor
Novatos
Prática mental
Prática física
Aprendizagem motora
Novatos
topic Mental practice
Physical practice
Motor learning
Novice
Práctica mental
Práctica física
Aprendizaje motor
Novatos
Prática mental
Prática física
Aprendizagem motora
Novatos
description Estudos de prática mental com sujeitos novatos apontam sua superioridade à ausência de prática. Entretanto, pré-teste ou familiarização usando prática física podem influenciar o efeito da prática mental. Este estudo investigou os efeitos da prática mental em novatos na tarefa praticada, assim como o posicionamento da prática física em relação à prática mental. Vinte e cinco universitários voluntários praticaram uma tarefa seriada de posicionamento e foram distribuídos em cinco grupos conforme o tipo de prática: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), mental-física (GPMF), e grupo controle (GC) que participou apenas dos testes. Uma Anova não paramétrica aplicada nos testes mostrou superioridade dos grupos com prática física (GPF, GPFM e GPMF) sobre os grupos controle e prática mental. Ao considerar a pequena amostra utilizada, os resultados sugerem que a prática mental em sujeitos novatos depende da prática física para ser efetiva independente de seu posicionamento (antes ou após).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45920
10.1590/S1807-55092012000300016
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45920
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45920/49523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 3 (2012); 511-521
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 3 (2012); 511-521
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 3 (2012); 511-521
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932012630016