Desempenho em uma tarefa complexa de "timing" coincidente com desaceleração do estímulo visual em indivíduos de diferentes idades
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16584 |
Resumo: | Esse trabalho teve o objetivo de investigar o desempenho em uma tarefa complexa de "timing" coincidente com desaceleração do estímulo visual em indivíduos de diferentes idades. Participaram do estudo 60 indivíduos distribuídos em quatro grupos experimentais: criança (n =15), adolescente (n =15), adulto (n =15) e idoso (n =15). O instrumento utilizado foi um aparelho de "timing" coincidente em tarefas complexas. A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. O estudo foi realizado em uma única fase com a execução de 15 tentativas para cada indivíduo. Os resultados mostraram que os adolescentes apresentaram menor erro absoluto, seguidos pelos adultos, crianças e, por último, idosos. No erro variável, os adolescentes apresentaram menor erro, seguidos pelos adultos, idosos e, por último, crianças. Para o erro constante, as crianças apresentaram uma tendência de atrasar as respostas, enquanto adolescentes, adultos e idosos tiveram uma tendência de adiantá-las. |
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Desempenho em uma tarefa complexa de "timing" coincidente com desaceleração do estímulo visual em indivíduos de diferentes idades Performance in a complex coincident timing task with disacceleration of visual stimulus in individuals of different ages "Timing" coincidenteDesempenhoTarefa complexaDiferentes idadesCoincident timingPerformanceComplex taskDifferent ages Esse trabalho teve o objetivo de investigar o desempenho em uma tarefa complexa de "timing" coincidente com desaceleração do estímulo visual em indivíduos de diferentes idades. Participaram do estudo 60 indivíduos distribuídos em quatro grupos experimentais: criança (n =15), adolescente (n =15), adulto (n =15) e idoso (n =15). O instrumento utilizado foi um aparelho de "timing" coincidente em tarefas complexas. A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. O estudo foi realizado em uma única fase com a execução de 15 tentativas para cada indivíduo. Os resultados mostraram que os adolescentes apresentaram menor erro absoluto, seguidos pelos adultos, crianças e, por último, idosos. No erro variável, os adolescentes apresentaram menor erro, seguidos pelos adultos, idosos e, por último, crianças. Para o erro constante, as crianças apresentaram uma tendência de atrasar as respostas, enquanto adolescentes, adultos e idosos tiveram uma tendência de adiantá-las. The aim of this study was to investigate the performance in a complex task of coincident timing with deceleration of visual stimulus in individuals of different ages. Participated in the study 60 individuals distributed in four experimental groups: child (n =15), adolescent (n =15), adult (n =15), and elderly (n =15). The instrument used was an apparatus of coincident timing in a complex task. The task consisted of touching five response keys sequentially in conjunction with a visual stimulus. Each individual executed 15 trials. The results revealed that the adolescents presented smaller absolute error, followed by adults, children, and elderly. In the variable error, the adolescents presented smaller error, follow by adults, elderly, and children. For the constant error, the children presented a trend towards a delay in the response, while adolescents, adults and elderly a tendency to advance it. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1658410.1590/S1807-55092005000100006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 1 (2005); 61-70 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 1 (2005); 61-70 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 1 (2005); 61-70 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16584/18297Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, João de PaulaCorrêa, Umberto Cesar2012-05-22T12:20:50Zoai:revistas.usp.br:article/16584Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:20:50Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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