Desempenho de idosos em uma tarefa motora de demanda dupla de controle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16724 |
Resumo: | A literatura sobre o processo de envelhecimento tem sistematicamente demonstrado a diferença de desempenho entre populações jovens e idosas. Em geral, os delineamentos de pesquisa envolvem indivíduos de 60 e até mesmo de 90 anos de idade, enquanto o grupo de jovens é representado por indivíduos em torno de 20 anos de idade. Esse procedimento pode ocultar mudanças de desenvolvimento que talvez influencie a interpretação dos resultados. Assim, o objetivo desse estudo foi examinar o efeito da idade cronológica no desempenho de uma habilidade motora. Foi utilizado um aparelho que possibilitou a execução de uma tarefa de posicionamento linear combinada ao controle de força. Os participantes receberam conhecimento de resultados verbal após a execução de 10 tentativas sobre o objetivo de atingir 20% da força máxima e o deslocamento de 35 cm. O desempenho foi medido pelo erro absoluto. A amostra contou com 150 participantes de 60 a 86 anos de idade, que realizaram as tentativas com a mão não-dominante e vendados. Os participantes foram divididos em três grupos etários (60, 70, 80 anos) e o desempenho também foi comparado a um grupo jovem (21 a 30 anos de idade). Houve correlação baixa, mas significante entre idade e controle de distância. Não houve diferença significante entre os grupos (exceto G20 e G80). Apesar da observação empírica dos instrutores sobre a diferença no desempenho motor de idosos de diferentes faixas etárias, o presente estudo não mostrou tais diferenças no desempenho dessa tarefa em particular. Talvez, considerando que os participantes eram fisicamente ativos, possíveis diferenças de desempenho relativas ao processo de envelhecimento, possam ter sido sobrepostas pelo estilo de vida ativo. |
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Desempenho de idosos em uma tarefa motora de demanda dupla de controle Aging motor performance in a dual task control Motor performanceAgingDual taskDesempenho motorEnvelhecimentoTarefa de controle duplo A literatura sobre o processo de envelhecimento tem sistematicamente demonstrado a diferença de desempenho entre populações jovens e idosas. Em geral, os delineamentos de pesquisa envolvem indivíduos de 60 e até mesmo de 90 anos de idade, enquanto o grupo de jovens é representado por indivíduos em torno de 20 anos de idade. Esse procedimento pode ocultar mudanças de desenvolvimento que talvez influencie a interpretação dos resultados. Assim, o objetivo desse estudo foi examinar o efeito da idade cronológica no desempenho de uma habilidade motora. Foi utilizado um aparelho que possibilitou a execução de uma tarefa de posicionamento linear combinada ao controle de força. Os participantes receberam conhecimento de resultados verbal após a execução de 10 tentativas sobre o objetivo de atingir 20% da força máxima e o deslocamento de 35 cm. O desempenho foi medido pelo erro absoluto. A amostra contou com 150 participantes de 60 a 86 anos de idade, que realizaram as tentativas com a mão não-dominante e vendados. Os participantes foram divididos em três grupos etários (60, 70, 80 anos) e o desempenho também foi comparado a um grupo jovem (21 a 30 anos de idade). Houve correlação baixa, mas significante entre idade e controle de distância. Não houve diferença significante entre os grupos (exceto G20 e G80). Apesar da observação empírica dos instrutores sobre a diferença no desempenho motor de idosos de diferentes faixas etárias, o presente estudo não mostrou tais diferenças no desempenho dessa tarefa em particular. Talvez, considerando que os participantes eram fisicamente ativos, possíveis diferenças de desempenho relativas ao processo de envelhecimento, possam ter sido sobrepostas pelo estilo de vida ativo. Motor behavior literature about aging process has systematically shown differences in performance between young and old populations. Experimental designs involve groups of old, ranging from 60 to even over 90 years old, while groups of young people are usually represented by participants in their early 20's. Such procedure could hide developmental changes with the advance of age and, consequently, could lead to results misinterpretation. Therefore the main purpose of this study was to verify whether there is an age effect on the performance in a motor task. It was used an apparatus enabling a linear positioning combined with a manual force control task. Participants performed the motor task receiving verbal knowledge of result in ten trials about the immediately finished trial that provided information about accomplishing the goal of 20% of the maximum force and 35cm of displacement. Performance was measured by absolute errors. The sample comprised 150 participants raging from 60 to 86 years old, which performed the task blinded folded and with non-dominant hand. Participants were divided in three age groups (60, 70, 80 years), and performance was also compared with a young group (21 to 30 years old). Correlation analyses show a significant but low age effect in distance control, and there was no difference in performance among older groups (except G20 and G80). Despite instructor's empirical observation about differences in motor performance with aging, apart from fitness, surprisingly, the present study did not show such age effect on the performance of this particular motor task. Perhaps, considering that these participants were physically active, possible differences in motor performance due to development were overcome by their lifestyle. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1672410.1590/S1807-55092009000300003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 3 (2009); 211-220 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 3 (2009); 211-220 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 3 (2009); 211-220 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16724/18437Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGehring, Paula ReginaBertolassi, Marco AntonioNunes, Marcelo Eduardo SouzaBasso, LucianoMeira Júnior, Cássio de MirandaSantos, Suely dos2012-05-22T12:33:30Zoai:revistas.usp.br:article/16724Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:33:30Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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