Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching

Bibliographic Details
Main Author: Puzzo, Miriam Bauab
Publication Date: 2015
Other Authors: Santos, Sonia Sueli Berti
Format: Article
Language: por
Source: Linha D'Água (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989
Summary: As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos.
id USP-36_049e39afbc1c0296df04399252b3f2dc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102989
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language TeachingGênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesagênero discursivoleiturareportagemverbovisualidadeteoria dialógica da linguagemDiscursive GenreReadingNews ReportVerbal-VisualityDialogic Theory of Language.As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos.The new languages that circulate in different genres increase the possibilities of reading in classroom. So the purpose of this article is to discuss the meaning effects expressed by verbal-visual language of a printed report in order to observe the dialogical relationship that underlie the utterance and its meaning effect. To accomplish this, the analysis is based on Bakhtin’s Circle dialogical theory and also on some researchers’ theory about verbal-visual language in various genres, as proposed by Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait and Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). To accomplish this pro-posal it was selected a news report The history of a look of Eliane Brum’s from the collection The life that nobody sees (2006) which presents a significant relationship between the verbal text and the photography aesthetically crafted that integrates the utterance. Brum’s expressive style distinguishes her report from the daily newspaper, marked by syntactic fragmentation without damage the entire utterance. We hope that the analysis of this example suggests strategies of reading the verbal-visual language and its effects in media genres.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10298910.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 26-432236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/106320https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/146237Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuzzo, Miriam BauabSantos, Sonia Sueli Berti2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/102989Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:45:46Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa
title Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
spellingShingle Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
Puzzo, Miriam Bauab
gênero discursivo
leitura
reportagem
verbovisualidade
teoria dialógica da linguagem
Discursive Genre
Reading
News Report
Verbal-Visuality
Dialogic Theory of Language.
title_short Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
title_full Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
title_fullStr Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
title_full_unstemmed Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
title_sort Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
author Puzzo, Miriam Bauab
author_facet Puzzo, Miriam Bauab
Santos, Sonia Sueli Berti
author_role author
author2 Santos, Sonia Sueli Berti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
Santos, Sonia Sueli Berti
dc.subject.por.fl_str_mv gênero discursivo
leitura
reportagem
verbovisualidade
teoria dialógica da linguagem
Discursive Genre
Reading
News Report
Verbal-Visuality
Dialogic Theory of Language.
topic gênero discursivo
leitura
reportagem
verbovisualidade
teoria dialógica da linguagem
Discursive Genre
Reading
News Report
Verbal-Visuality
Dialogic Theory of Language.
description As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/106320
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/146237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 26-43
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1748936675893968896