Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989 |
Resumo: | As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos. |
id |
USP-36_049e39afbc1c0296df04399252b3f2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102989 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
spelling |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language TeachingGênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesagênero discursivoleiturareportagemverbovisualidadeteoria dialógica da linguagemDiscursive GenreReadingNews ReportVerbal-VisualityDialogic Theory of Language.As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos.The new languages that circulate in different genres increase the possibilities of reading in classroom. So the purpose of this article is to discuss the meaning effects expressed by verbal-visual language of a printed report in order to observe the dialogical relationship that underlie the utterance and its meaning effect. To accomplish this, the analysis is based on Bakhtin’s Circle dialogical theory and also on some researchers’ theory about verbal-visual language in various genres, as proposed by Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait and Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). To accomplish this pro-posal it was selected a news report The history of a look of Eliane Brum’s from the collection The life that nobody sees (2006) which presents a significant relationship between the verbal text and the photography aesthetically crafted that integrates the utterance. Brum’s expressive style distinguishes her report from the daily newspaper, marked by syntactic fragmentation without damage the entire utterance. We hope that the analysis of this example suggests strategies of reading the verbal-visual language and its effects in media genres.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10298910.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 26-432236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/106320https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/146237Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuzzo, Miriam BauabSantos, Sonia Sueli Berti2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/102989Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.775909Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa |
title |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
spellingShingle |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching Puzzo, Miriam Bauab gênero discursivo leitura reportagem verbovisualidade teoria dialógica da linguagem Discursive Genre Reading News Report Verbal-Visuality Dialogic Theory of Language. Puzzo, Miriam Bauab gênero discursivo leitura reportagem verbovisualidade teoria dialógica da linguagem Discursive Genre Reading News Report Verbal-Visuality Dialogic Theory of Language. |
title_short |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
title_full |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
title_fullStr |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
title_full_unstemmed |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
title_sort |
Discursive Gender and New Languages in Portuguese Language Teaching |
author |
Puzzo, Miriam Bauab |
author_facet |
Puzzo, Miriam Bauab Puzzo, Miriam Bauab Santos, Sonia Sueli Berti Santos, Sonia Sueli Berti |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sonia Sueli Berti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puzzo, Miriam Bauab Santos, Sonia Sueli Berti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero discursivo leitura reportagem verbovisualidade teoria dialógica da linguagem Discursive Genre Reading News Report Verbal-Visuality Dialogic Theory of Language. |
topic |
gênero discursivo leitura reportagem verbovisualidade teoria dialógica da linguagem Discursive Genre Reading News Report Verbal-Visuality Dialogic Theory of Language. |
description |
As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/106320 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989/146237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 26-43 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1822181703958921216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43 |