Identidade docente em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakagome, Patrícia Trindade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373
Resumo: Neste artigo, discutimos a importância de que aidentidade docente seja objeto de reflexão e discussão nos cursos de formação continuada de professores, que muitas vezes ainda pecam por limitar-se a uma transmissão de novas metodologias, novos conceitos, novas técnicas, desconsiderando a experiência pessoal e profissional dos sujeitos. A identidade deve ser valorada junto a outros aspectos mais diretamente relacionados à prática docente, pois é fundamental para significar a responsabilidade do professor de modo mais amplo: como formador e membro de um grupo de pesquisa e trabalho. Para a realização de nossa análise, baseamo-nos na experiência com professores de Português Língua Estrangeira (PLE) na Nicarágua, mais especificamente na oficina de escrita autobiográfica desenvolvida com eles durante um ano e meio. A escrita de si é uma forma de autocompreensão e, sendo realizada em grupo, é um caminho para maior entendimento entre os membros da equipe, algo indispensável para a consolidação de novas metodologias. Além disso, a autobiografia leva os professores a assumirem a função de autoria, o que lhes permite compreender as dificuldades dos alunos diante do texto e refletir sobre aspectos da língua que vão além de conteúdos a serem ensinados. O trabalho reflexivo sobre a identidade, realizado em grupo ematerializado num trabalho concreto com/sobre a linguagem, exerce influência positiva sobre a forma de se compreender a língua e o seu ensino.
id USP-36_0c798a081277f72ec5657968818c7318
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37373
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Identidade docente em formaçãoNeste artigo, discutimos a importância de que aidentidade docente seja objeto de reflexão e discussão nos cursos de formação continuada de professores, que muitas vezes ainda pecam por limitar-se a uma transmissão de novas metodologias, novos conceitos, novas técnicas, desconsiderando a experiência pessoal e profissional dos sujeitos. A identidade deve ser valorada junto a outros aspectos mais diretamente relacionados à prática docente, pois é fundamental para significar a responsabilidade do professor de modo mais amplo: como formador e membro de um grupo de pesquisa e trabalho. Para a realização de nossa análise, baseamo-nos na experiência com professores de Português Língua Estrangeira (PLE) na Nicarágua, mais especificamente na oficina de escrita autobiográfica desenvolvida com eles durante um ano e meio. A escrita de si é uma forma de autocompreensão e, sendo realizada em grupo, é um caminho para maior entendimento entre os membros da equipe, algo indispensável para a consolidação de novas metodologias. Além disso, a autobiografia leva os professores a assumirem a função de autoria, o que lhes permite compreender as dificuldades dos alunos diante do texto e refletir sobre aspectos da língua que vão além de conteúdos a serem ensinados. O trabalho reflexivo sobre a identidade, realizado em grupo ematerializado num trabalho concreto com/sobre a linguagem, exerce influência positiva sobre a forma de se compreender a língua e o seu ensino.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3737310.11606/issn.2236-4242.v25i1p203-217Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 203-2172236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373/40094Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessNakagome, Patrícia Trindade2022-03-25T13:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/37373Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:40.735300Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade docente em formação
title Identidade docente em formação
spellingShingle Identidade docente em formação
Nakagome, Patrícia Trindade
title_short Identidade docente em formação
title_full Identidade docente em formação
title_fullStr Identidade docente em formação
title_full_unstemmed Identidade docente em formação
title_sort Identidade docente em formação
author Nakagome, Patrícia Trindade
author_facet Nakagome, Patrícia Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakagome, Patrícia Trindade
description Neste artigo, discutimos a importância de que aidentidade docente seja objeto de reflexão e discussão nos cursos de formação continuada de professores, que muitas vezes ainda pecam por limitar-se a uma transmissão de novas metodologias, novos conceitos, novas técnicas, desconsiderando a experiência pessoal e profissional dos sujeitos. A identidade deve ser valorada junto a outros aspectos mais diretamente relacionados à prática docente, pois é fundamental para significar a responsabilidade do professor de modo mais amplo: como formador e membro de um grupo de pesquisa e trabalho. Para a realização de nossa análise, baseamo-nos na experiência com professores de Português Língua Estrangeira (PLE) na Nicarágua, mais especificamente na oficina de escrita autobiográfica desenvolvida com eles durante um ano e meio. A escrita de si é uma forma de autocompreensão e, sendo realizada em grupo, é um caminho para maior entendimento entre os membros da equipe, algo indispensável para a consolidação de novas metodologias. Além disso, a autobiografia leva os professores a assumirem a função de autoria, o que lhes permite compreender as dificuldades dos alunos diante do texto e refletir sobre aspectos da língua que vão além de conteúdos a serem ensinados. O trabalho reflexivo sobre a identidade, realizado em grupo ematerializado num trabalho concreto com/sobre a linguagem, exerce influência positiva sobre a forma de se compreender a língua e o seu ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373
10.11606/issn.2236-4242.v25i1p203-217
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p203-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373/40094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 25 n. 1 (2012): Língua e identidade: caminhos de cultura; 203-217
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893528125440