Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alvares, Claudia Assad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955
Resumo: Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual.
id USP-36_111f76f0391c9188713f35e1920f4760
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178955
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretaçãoText and Construction of Senses: Proposals for Reading and InterpretationSemânticaPragmáticaImplícito TextualPressuposiçãoInferênciasSemanticPragmaticTextual ImplicitPresuppositionInferencesDiscute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual.Analysis of inferences in texts, with the objective of demonstrating that the sense, even the literal one, includes implicit informations in the discourse in different degrees. The comprehension/interpretation of these texts indicates operations of inference, what it means that the reader must have attention to the logical questions or to the linguistic sense and to the discursive or argumentative ones in different kinds of texts and that they are important to the construction of the sense of a text. On of the objectives of this paper consists on the presentation of didactic proposals for the teaching of textual reading and interpretation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/17895510.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 116-1362236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/170929https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/174493Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPauliukonis, Maria Aparecida LinoAlvares, Claudia Assad2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/178955Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:56.891501Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
Text and Construction of Senses: Proposals for Reading and Interpretation
title Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
spellingShingle Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Semântica
Pragmática
Implícito Textual
Pressuposição
Inferências
Semantic
Pragmatic
Textual Implicit
Presupposition
Inferences
title_short Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
title_full Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
title_fullStr Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
title_full_unstemmed Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
title_sort Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
author Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
author_facet Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Alvares, Claudia Assad
author_role author
author2 Alvares, Claudia Assad
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Alvares, Claudia Assad
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica
Pragmática
Implícito Textual
Pressuposição
Inferências
Semantic
Pragmatic
Textual Implicit
Presupposition
Inferences
topic Semântica
Pragmática
Implícito Textual
Pressuposição
Inferências
Semantic
Pragmatic
Textual Implicit
Presupposition
Inferences
description Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/170929
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/174493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvares
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvares
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 116-136
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894757056512