Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955 |
Resumo: | Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual. |
id |
USP-36_111f76f0391c9188713f35e1920f4760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178955 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretaçãoText and Construction of Senses: Proposals for Reading and InterpretationSemânticaPragmáticaImplícito TextualPressuposiçãoInferênciasSemanticPragmaticTextual ImplicitPresuppositionInferencesDiscute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual.Analysis of inferences in texts, with the objective of demonstrating that the sense, even the literal one, includes implicit informations in the discourse in different degrees. The comprehension/interpretation of these texts indicates operations of inference, what it means that the reader must have attention to the logical questions or to the linguistic sense and to the discursive or argumentative ones in different kinds of texts and that they are important to the construction of the sense of a text. On of the objectives of this paper consists on the presentation of didactic proposals for the teaching of textual reading and interpretation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/17895510.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 116-1362236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/170929https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/174493Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPauliukonis, Maria Aparecida LinoAlvares, Claudia Assad2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/178955Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:56.891501Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação Text and Construction of Senses: Proposals for Reading and Interpretation |
title |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
spellingShingle |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação Pauliukonis, Maria Aparecida Lino Semântica Pragmática Implícito Textual Pressuposição Inferências Semantic Pragmatic Textual Implicit Presupposition Inferences |
title_short |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
title_full |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
title_fullStr |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
title_full_unstemmed |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
title_sort |
Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação |
author |
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino |
author_facet |
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino Alvares, Claudia Assad |
author_role |
author |
author2 |
Alvares, Claudia Assad |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino Alvares, Claudia Assad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semântica Pragmática Implícito Textual Pressuposição Inferências Semantic Pragmatic Textual Implicit Presupposition Inferences |
topic |
Semântica Pragmática Implícito Textual Pressuposição Inferências Semantic Pragmatic Textual Implicit Presupposition Inferences |
description |
Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/170929 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955/174493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvares https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvares https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 116-136 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894757056512 |