Estudo de Implícitos para a Interpretação de Texto: Uma Análise de Questões de Livros Didáticos / Study of Implicit for Text Interpretation: An Analysis of Didatic Books
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3004 |
Resumo: | Este artigo analisa, em livros didáticos, atividades cujo objetivo é explorar a interpretação textual do aluno. A partir dessas atividades, explicaremos como o estudo dos implícitos de cunho semântico e pragmático – pressuposição e implicatura conversacional – é importante para a interpretação textual. Para analisar os implícitos semânticos, fundamentamo-nos em Moura (1999), Santos e Trindade (2009), Cançado (2012) e Aragão Neto (2020); para o estudo dos implícitos pragmáticos, baseamo-nos em Grice (1982), Espíndola (2010) e Oliveira e Basso (2014). O corpus desta pesquisa constitui-se de quatro atividades de interpretação textual, que exigem a realização de inferências textuais; a partir disso, fizemos a análise linguística das atividades e verificamos quais tipos de inferências deveriam ser realizadas para respondê-las adequadamente. A partir das nossas análises, constatamos a relevância do aprendizado das noções de pressuposição e implicatura conversacional na escola e como elas se constituem como importantes estratégias para o ensino de interpretação de texto. |
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Estudo de Implícitos para a Interpretação de Texto: Uma Análise de Questões de Livros Didáticos / Study of Implicit for Text Interpretation: An Analysis of Didatic BooksInterpretação textual; Pressuposição; Implicaturas Conversacionais; Semântica; Pragmática. Este artigo analisa, em livros didáticos, atividades cujo objetivo é explorar a interpretação textual do aluno. A partir dessas atividades, explicaremos como o estudo dos implícitos de cunho semântico e pragmático – pressuposição e implicatura conversacional – é importante para a interpretação textual. Para analisar os implícitos semânticos, fundamentamo-nos em Moura (1999), Santos e Trindade (2009), Cançado (2012) e Aragão Neto (2020); para o estudo dos implícitos pragmáticos, baseamo-nos em Grice (1982), Espíndola (2010) e Oliveira e Basso (2014). O corpus desta pesquisa constitui-se de quatro atividades de interpretação textual, que exigem a realização de inferências textuais; a partir disso, fizemos a análise linguística das atividades e verificamos quais tipos de inferências deveriam ser realizadas para respondê-las adequadamente. A partir das nossas análises, constatamos a relevância do aprendizado das noções de pressuposição e implicatura conversacional na escola e como elas se constituem como importantes estratégias para o ensino de interpretação de texto. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSoares, Francielly Rodrigues2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/300410.14295/idonline.v15i54.3004ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 503-5211981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3004/4675Direitos autorais 2021 Francielly Rodrigues Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-18T13:07:45Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Este artigo analisa, em livros didáticos, atividades cujo objetivo é explorar a interpretação textual do aluno. A partir dessas atividades, explicaremos como o estudo dos implícitos de cunho semântico e pragmático – pressuposição e implicatura conversacional – é importante para a interpretação textual. Para analisar os implícitos semânticos, fundamentamo-nos em Moura (1999), Santos e Trindade (2009), Cançado (2012) e Aragão Neto (2020); para o estudo dos implícitos pragmáticos, baseamo-nos em Grice (1982), Espíndola (2010) e Oliveira e Basso (2014). O corpus desta pesquisa constitui-se de quatro atividades de interpretação textual, que exigem a realização de inferências textuais; a partir disso, fizemos a análise linguística das atividades e verificamos quais tipos de inferências deveriam ser realizadas para respondê-las adequadamente. A partir das nossas análises, constatamos a relevância do aprendizado das noções de pressuposição e implicatura conversacional na escola e como elas se constituem como importantes estratégias para o ensino de interpretação de texto. |
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