Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202 |
Resumo: | Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física. |
id |
USP-36_12ae8505f20210d822f3a6cbc192ce04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211202 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
spelling |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de FísicaBehind the scenes of Science: argumentation, history, and philosophy in Physics teachingEnsino de FísicaPrática argumentativaAlfabetização científicaNatureza da ciênciaLeis de NewtonPhysics TeachingArgumentative practiceScientific literacyNature of scienceNewton's LawsPesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.Research in the field of science education has shown the significance of historical-philosophical approaches and argumentation for a reflective education. This article aims to understand the importance of the history and philosophy of science in relation to the teaching of argumentation in Physics, with a focus on Newton's laws. To this end, a literature review on the subject was conducted, followed by the development and application of activities with high school students in a state public school in Aracaju, (Sergipe, Brazil). The results indicate the development of a more contextualized understanding of science, the inclusion of scientific procedures such as the construction of explanations and the use of justifications, the increased sophistication of the arguments as the topics discussed involved social and ethical aspects, and the mobilization of knowledge acquired inside and outside Physics classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21120210.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 321-3402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/201992https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/203176Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÉrika CristinaFrança, Érika Cristina Meneses deLeal, Aline Dortas2024-03-02T14:41:12Zoai:revistas.usp.br:article/211202Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:41:12Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física Behind the scenes of Science: argumentation, history, and philosophy in Physics teaching |
title |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
spellingShingle |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física Érika Cristina Ensino de Física Prática argumentativa Alfabetização científica Natureza da ciência Leis de Newton Physics Teaching Argumentative practice Scientific literacy Nature of science Newton's Laws Érika Cristina Ensino de Física Prática argumentativa Alfabetização científica Natureza da ciência Leis de Newton Physics Teaching Argumentative practice Scientific literacy Nature of science Newton's Laws |
title_short |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
title_full |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
title_fullStr |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
title_sort |
Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física |
author |
Érika Cristina |
author_facet |
Érika Cristina Érika Cristina França, Érika Cristina Meneses de Leal, Aline Dortas França, Érika Cristina Meneses de Leal, Aline Dortas |
author_role |
author |
author2 |
França, Érika Cristina Meneses de Leal, Aline Dortas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Érika Cristina França, Érika Cristina Meneses de Leal, Aline Dortas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Prática argumentativa Alfabetização científica Natureza da ciência Leis de Newton Physics Teaching Argumentative practice Scientific literacy Nature of science Newton's Laws |
topic |
Ensino de Física Prática argumentativa Alfabetização científica Natureza da ciência Leis de Newton Physics Teaching Argumentative practice Scientific literacy Nature of science Newton's Laws |
description |
Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/201992 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/203176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Leal https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Leal https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 321-340 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1822183915055480832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340 |