Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érika Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: França, Érika Cristina Meneses de, Leal, Aline Dortas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202
Resumo: Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.
id USP-36_12ae8505f20210d822f3a6cbc192ce04
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211202
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de FísicaBehind the scenes of Science: argumentation, history, and philosophy in Physics teachingEnsino de FísicaPrática argumentativaAlfabetização científicaNatureza da ciênciaLeis de NewtonPhysics TeachingArgumentative practiceScientific literacyNature of scienceNewton's LawsPesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.Research in the field of science education has shown the significance of historical-philosophical approaches and argumentation for a reflective education. This article aims to understand the importance of the history and philosophy of science in relation to the teaching of argumentation in Physics, with a focus on Newton's laws. To this end, a literature review on the subject was conducted, followed by the development and application of activities with high school students in a state public school in Aracaju, (Sergipe, Brazil). The results indicate the development of a more contextualized understanding of science, the inclusion of scientific procedures such as the construction of explanations and the use of justifications, the increased sophistication of the arguments as the topics discussed involved social and ethical aspects, and the mobilization of knowledge acquired inside and outside Physics classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21120210.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 321-3402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/201992https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/203176Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÉrika CristinaFrança, Érika Cristina Meneses deLeal, Aline Dortas2024-03-02T14:41:12Zoai:revistas.usp.br:article/211202Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:41:12Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
Behind the scenes of Science: argumentation, history, and philosophy in Physics teaching
title Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
spellingShingle Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
Érika Cristina
Ensino de Física
Prática argumentativa
Alfabetização científica
Natureza da ciência
Leis de Newton
Physics Teaching
Argumentative practice
Scientific literacy
Nature of science
Newton's Laws
title_short Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
title_full Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
title_fullStr Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
title_full_unstemmed Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
title_sort Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
author Érika Cristina
author_facet Érika Cristina
França, Érika Cristina Meneses de
Leal, Aline Dortas
author_role author
author2 França, Érika Cristina Meneses de
Leal, Aline Dortas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Érika Cristina
França, Érika Cristina Meneses de
Leal, Aline Dortas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Prática argumentativa
Alfabetização científica
Natureza da ciência
Leis de Newton
Physics Teaching
Argumentative practice
Scientific literacy
Nature of science
Newton's Laws
topic Ensino de Física
Prática argumentativa
Alfabetização científica
Natureza da ciência
Leis de Newton
Physics Teaching
Argumentative practice
Scientific literacy
Nature of science
Newton's Laws
description Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/201992
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202/203176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Érika Cristina Meneses de França, Aline Dortas Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 321-340
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892039147520