Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278 |
Resumo: | O presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado. |
id |
USP-36_24ce5d1dc635771f32d695fd0f76d5de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211278 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professoresImpacts of the curricular component ‘Argumentation in Education’ on argumentative competence and on the handling of potentially argumentative methodologies by teachers-to-beFormação docenteArgumentaçãoCompetência argumentativaEducaçãoTeacher trainingArgumentationArgumentative competenceEducationO presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado.The present study investigated the impacts of Pedagogy students’ participation in the elective curricular component ‘Argumentation in Education,’ which proposes to develop the necessary skills to argument, as well as to build and mediate argumentative didactic strategies in educational environments. By observing students during an undergraduate semester, our objectives involved investigating the impacts on argumentative competence, along with the appropriation of pedagogical content knowledge related to the handling of argumentation. The analysis pointed to improvements in the quality of the argument elaboration, in addition to the refinement of reflective thinking. Additionally, students demonstrated improvements in planning and designing potentially argumentative practices, in the use of different discursive actions during the mediation of the practical teaching activity, likewise a degree of appropriation of Dialogical Teaching principles. Such results indicate that the combination of elements present in the curricular component (curricula, methodologies, culture, and teacher’s posture) was essential for the development observed.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21127810.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 26-502236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/201976https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/203155Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiarohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Raquel Cordeiro NogueiraLeitão, SelmaDe Chiaro, Sylvia2024-03-02T02:18:45Zoai:revistas.usp.br:article/211278Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T02:18:45Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores Impacts of the curricular component ‘Argumentation in Education’ on argumentative competence and on the handling of potentially argumentative methodologies by teachers-to-be |
title |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
spellingShingle |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores Lima, Raquel Cordeiro Nogueira Formação docente Argumentação Competência argumentativa Educação Teacher training Argumentation Argumentative competence Education |
title_short |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
title_full |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
title_fullStr |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
title_full_unstemmed |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
title_sort |
Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
author |
Lima, Raquel Cordeiro Nogueira |
author_facet |
Lima, Raquel Cordeiro Nogueira Leitão, Selma De Chiaro, Sylvia |
author_role |
author |
author2 |
Leitão, Selma De Chiaro, Sylvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Raquel Cordeiro Nogueira Leitão, Selma De Chiaro, Sylvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Argumentação Competência argumentativa Educação Teacher training Argumentation Argumentative competence Education |
topic |
Formação docente Argumentação Competência argumentativa Educação Teacher training Argumentation Argumentative competence Education |
description |
O presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/201976 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/203155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 26-50 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892041244672 |