Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raquel Cordeiro Nogueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leitão, Selma, De Chiaro, Sylvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278
Resumo: O presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado.
id USP-36_24ce5d1dc635771f32d695fd0f76d5de
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211278
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professoresImpacts of the curricular component ‘Argumentation in Education’ on argumentative competence and on the handling of potentially argumentative methodologies by teachers-to-beFormação docenteArgumentaçãoCompetência argumentativaEducaçãoTeacher trainingArgumentationArgumentative competenceEducationO presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado.The present study investigated the impacts of Pedagogy students’ participation in the elective curricular component ‘Argumentation in Education,’ which proposes to develop the necessary skills to argument, as well as to build and mediate argumentative didactic strategies in educational environments. By observing students during an undergraduate semester, our objectives involved investigating the impacts on argumentative competence, along with the appropriation of pedagogical content knowledge related to the handling of argumentation. The analysis pointed to improvements in the quality of the argument elaboration, in addition to the refinement of reflective thinking. Additionally, students demonstrated improvements in planning and designing potentially argumentative practices, in the use of different discursive actions during the mediation of the practical teaching activity, likewise a degree of appropriation of Dialogical Teaching principles. Such results indicate that the combination of elements present in the curricular component (curricula, methodologies, culture, and teacher’s posture) was essential for the development observed.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21127810.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 26-502236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/201976https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/203155Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiarohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Raquel Cordeiro NogueiraLeitão, SelmaDe Chiaro, Sylvia2024-03-02T02:18:45Zoai:revistas.usp.br:article/211278Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T02:18:45Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
Impacts of the curricular component ‘Argumentation in Education’ on argumentative competence and on the handling of potentially argumentative methodologies by teachers-to-be
title Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
spellingShingle Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
Lima, Raquel Cordeiro Nogueira
Formação docente
Argumentação
Competência argumentativa
Educação
Teacher training
Argumentation
Argumentative competence
Education
title_short Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
title_full Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
title_fullStr Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
title_full_unstemmed Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
title_sort Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores
author Lima, Raquel Cordeiro Nogueira
author_facet Lima, Raquel Cordeiro Nogueira
Leitão, Selma
De Chiaro, Sylvia
author_role author
author2 Leitão, Selma
De Chiaro, Sylvia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raquel Cordeiro Nogueira
Leitão, Selma
De Chiaro, Sylvia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Argumentação
Competência argumentativa
Educação
Teacher training
Argumentation
Argumentative competence
Education
topic Formação docente
Argumentação
Competência argumentativa
Educação
Teacher training
Argumentation
Argumentative competence
Education
description O presente trabalho investigou os impactos da participação de estudantes de Pedagogia no componente curricular eletivo ‘Argumentação na Educação’, que propõe desenvolver nos estudantes competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Observando os estudantes durante um semestre letivo, nossos objetivos envolveram investigar os impactos na competência argumentativa, bem como na apropriação de conhecimentos de conteúdo pedagógico, relacionados ao manejo da argumentação. As análises apontaram melhorias na qualidade da argumentação construída, além de refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos nas habilidades de planejamento e de desenho de atividades potencialmente argumentativas, no emprego de diversas ações discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na disciplina (currículo, metodologias, cultura, postura do professor) foi essencial para o desenvolvimento observado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p26-50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/201976
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211278/203155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiaro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Selma Leitão, Sylvia De Chiaro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 26-50
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892041244672