Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719 |
Resumo: | In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done. |
id |
USP-36_28d8c6c56c372882c0fa780c133cb7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/47719 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual artLeitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitualReadingConceptual ArtVerbo-visualDialogism.leituraarte conceitualverbo-visualdialogismo.In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done.Há nos últimos anos uma discussão sobre leitura que se acentua. Além dos diversos papers produzidos a respeito, as propostas curriculares para o ensino de Língua Portuguesa demonstram a preocupação que os especialistas têm a respeito. Partimos nesse artigo da perspectiva de que podem ser realizadas leituras de diversos gêneros nas mais diversas esferas de produção dos mesmos. Deparamo-nos com a Arte Conceitual, movimento de expressão artística com características próprias que surgiu na década de 60 com uma proposta diferenciada, o que atende a discussão que temos realizado em relação ao discurso verbo-visual. Para tanto, embasados em fundamentos discutidos pelo círculo de Bakhtin, bem como na filosofia e história da arte, propomos, neste artigo, uma leitura de obra de arte, procurando mostrar os interdiscursos que nela se apresentam, além de tratarmos de alguns aspectos ligados ao que estamos chamando de leitor/espectador.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/4771910.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 147-1672236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719/51454Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Carlos Augusto BaptistaCardoso, Diogo Souza2022-03-25T13:47:29Zoai:revistas.usp.br:article/47719Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.427728Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art Leitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitual |
title |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
spellingShingle |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art Andrade, Carlos Augusto Baptista Reading Conceptual Art Verbo-visual Dialogism. leitura arte conceitual verbo-visual dialogismo. |
title_short |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
title_full |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
title_fullStr |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
title_full_unstemmed |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
title_sort |
Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art |
author |
Andrade, Carlos Augusto Baptista |
author_facet |
Andrade, Carlos Augusto Baptista Cardoso, Diogo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Diogo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carlos Augusto Baptista Cardoso, Diogo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading Conceptual Art Verbo-visual Dialogism. leitura arte conceitual verbo-visual dialogismo. |
topic |
Reading Conceptual Art Verbo-visual Dialogism. leitura arte conceitual verbo-visual dialogismo. |
description |
In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719/51454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 147-167 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893549096960 |