Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carlos Augusto Baptista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cardoso, Diogo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719
Resumo: In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done.
id USP-36_28d8c6c56c372882c0fa780c133cb7ed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47719
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual artLeitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitualReadingConceptual ArtVerbo-visualDialogism.leituraarte conceitualverbo-visualdialogismo.In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done.Há nos últimos anos uma discussão sobre leitura que se acentua. Além dos diversos papers produzidos a respeito, as propostas curriculares para o ensino de Língua Portuguesa demonstram a preocupação que os especialistas têm a respeito. Partimos nesse artigo da perspectiva de que podem ser realizadas leituras de diversos gêneros nas mais diversas esferas de produção dos mesmos. Deparamo-nos com a Arte Conceitual, movimento de expressão artística com características próprias que surgiu na década de 60 com uma proposta diferenciada, o que atende a discussão que temos realizado em relação ao discurso verbo-visual. Para tanto, embasados em fundamentos discutidos pelo círculo de Bakhtin, bem como na filosofia e história da arte, propomos, neste artigo, uma leitura de obra de arte, procurando mostrar os interdiscursos que nela se apresentam, além de tratarmos de alguns aspectos ligados ao que estamos chamando de leitor/espectador.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/4771910.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 147-1672236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719/51454Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Carlos Augusto BaptistaCardoso, Diogo Souza2022-03-25T13:47:29Zoai:revistas.usp.br:article/47719Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.427728Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
Leitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitual
title Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
spellingShingle Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
Andrade, Carlos Augusto Baptista
Reading
Conceptual Art
Verbo-visual
Dialogism.
leitura
arte conceitual
verbo-visual
dialogismo.
title_short Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
title_full Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
title_fullStr Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
title_full_unstemmed Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
title_sort Reading of new languages in teaching: interdiscourse and the verbo-visual in conceptual art
author Andrade, Carlos Augusto Baptista
author_facet Andrade, Carlos Augusto Baptista
Cardoso, Diogo Souza
author_role author
author2 Cardoso, Diogo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Carlos Augusto Baptista
Cardoso, Diogo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Reading
Conceptual Art
Verbo-visual
Dialogism.
leitura
arte conceitual
verbo-visual
dialogismo.
topic Reading
Conceptual Art
Verbo-visual
Dialogism.
leitura
arte conceitual
verbo-visual
dialogismo.
description In the last few years, the discussion about reading has been accentuated. Besides the several papers produced about it, the curricular proposals for teaching Portuguese have demonstrated the experts are concerned about reading. In this article, we defend that reading of diverse genres in several levels of their production can be done.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719
10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719/51454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 147-167
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893549096960