A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Micheletti, Guaraciaba
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695
Resumo: Este artigo tem por finalidade analisar a expressividade alcançada com as escolhas lexicais realizadas para o metapoema “Cartilha” ***, que compõe Lero-lero, uma coletânea de poemas de Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso. O poema em questão apresenta um enunciador disposto a ensinar, a expor seus ensinamentos acerca do fazer poético. Seu posicionamento ideológico pode ser evidenciado pela seleção de palavras que faz. Focando propriamente na expressividade e nos efeitos de sentido obtidos com o uso lexical, propomos uma análise do poema fundamentada em uma Estilística léxico-discursiva, que observa a palavra no contexto em que é atualizada. Pretendemos verificar, sobretudo, de que maneira as escolhas lexicais atendem à necessidade expressiva do enunciador.
id USP-36_2b3e911253e055808283fb5dca9d9584
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/87695
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco liçõesA Cartilha, by Cacaso: Poetry in Five LessonsCacasoIdeologyPoemExpressiveness.Cacasoideologiapoemaexpressividade.Este artigo tem por finalidade analisar a expressividade alcançada com as escolhas lexicais realizadas para o metapoema “Cartilha” ***, que compõe Lero-lero, uma coletânea de poemas de Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso. O poema em questão apresenta um enunciador disposto a ensinar, a expor seus ensinamentos acerca do fazer poético. Seu posicionamento ideológico pode ser evidenciado pela seleção de palavras que faz. Focando propriamente na expressividade e nos efeitos de sentido obtidos com o uso lexical, propomos uma análise do poema fundamentada em uma Estilística léxico-discursiva, que observa a palavra no contexto em que é atualizada. Pretendemos verificar, sobretudo, de que maneira as escolhas lexicais atendem à necessidade expressiva do enunciador.This article aims to analyze the expressiveness achieved through lexical choices made for metapoema “Cartilha”, that composes Lero-Lero, a collection of poems by Antonio Carlos Ferreira de Brito, known as Cacaso. In this poem, there is an enunciator that wills to teach; to expose his teachings about making poetry. His ideological position can be evidenced by the selection of words that he does. Focusing on expressiveness and meaning effects obtained with the lexical usage, we propose an analysis of the poem based on a lexical-discursive Stylistics, that observes the word in the context it is updated. We intend to verify, especially, how the lexical choices meet the expressive needs of the enunciator.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/8769510.11606/issn.2236-4242.v27i2p25-36Linha D'Água; v. 27 n. 2 (2014): Léxico e o Discurso as-sociados ou não a propostas de ensino; 25-362236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695/91665Copyright (c) 2014 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMicheletti, GuaraciabaCosta, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da2022-03-25T13:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/87695Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:46.727434Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
A Cartilha, by Cacaso: Poetry in Five Lessons
title A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
spellingShingle A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
Micheletti, Guaraciaba
Cacaso
Ideology
Poem
Expressiveness.
Cacaso
ideologia
poema
expressividade.
title_short A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
title_full A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
title_fullStr A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
title_full_unstemmed A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
title_sort A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
author Micheletti, Guaraciaba
author_facet Micheletti, Guaraciaba
Costa, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da
author_role author
author2 Costa, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Micheletti, Guaraciaba
Costa, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Cacaso
Ideology
Poem
Expressiveness.
Cacaso
ideologia
poema
expressividade.
topic Cacaso
Ideology
Poem
Expressiveness.
Cacaso
ideologia
poema
expressividade.
description Este artigo tem por finalidade analisar a expressividade alcançada com as escolhas lexicais realizadas para o metapoema “Cartilha” ***, que compõe Lero-lero, uma coletânea de poemas de Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso. O poema em questão apresenta um enunciador disposto a ensinar, a expor seus ensinamentos acerca do fazer poético. Seu posicionamento ideológico pode ser evidenciado pela seleção de palavras que faz. Focando propriamente na expressividade e nos efeitos de sentido obtidos com o uso lexical, propomos uma análise do poema fundamentada em uma Estilística léxico-discursiva, que observa a palavra no contexto em que é atualizada. Pretendemos verificar, sobretudo, de que maneira as escolhas lexicais atendem à necessidade expressiva do enunciador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695
10.11606/issn.2236-4242.v27i2p25-36
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v27i2p25-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695/91665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 27 n. 2 (2014): Léxico e o Discurso as-sociados ou não a propostas de ensino; 25-36
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893962235904