A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco lições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade analisar a expressividade alcançada com as escolhas lexicais realizadas para o metapoema “Cartilha” ***, que compõe Lero-lero, uma coletânea de poemas de Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso. O poema em questão apresenta um enunciador disposto a ensinar, a expor seus ensinamentos acerca do fazer poético. Seu posicionamento ideológico pode ser evidenciado pela seleção de palavras que faz. Focando propriamente na expressividade e nos efeitos de sentido obtidos com o uso lexical, propomos uma análise do poema fundamentada em uma Estilística léxico-discursiva, que observa a palavra no contexto em que é atualizada. Pretendemos verificar, sobretudo, de que maneira as escolhas lexicais atendem à necessidade expressiva do enunciador. |
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A Cartilha de Cacaso: a poesia em cinco liçõesA Cartilha, by Cacaso: Poetry in Five LessonsCacasoIdeologyPoemExpressiveness.Cacasoideologiapoemaexpressividade.Este artigo tem por finalidade analisar a expressividade alcançada com as escolhas lexicais realizadas para o metapoema “Cartilha” ***, que compõe Lero-lero, uma coletânea de poemas de Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso. O poema em questão apresenta um enunciador disposto a ensinar, a expor seus ensinamentos acerca do fazer poético. Seu posicionamento ideológico pode ser evidenciado pela seleção de palavras que faz. Focando propriamente na expressividade e nos efeitos de sentido obtidos com o uso lexical, propomos uma análise do poema fundamentada em uma Estilística léxico-discursiva, que observa a palavra no contexto em que é atualizada. Pretendemos verificar, sobretudo, de que maneira as escolhas lexicais atendem à necessidade expressiva do enunciador.This article aims to analyze the expressiveness achieved through lexical choices made for metapoema “Cartilha”, that composes Lero-Lero, a collection of poems by Antonio Carlos Ferreira de Brito, known as Cacaso. In this poem, there is an enunciator that wills to teach; to expose his teachings about making poetry. His ideological position can be evidenced by the selection of words that he does. Focusing on expressiveness and meaning effects obtained with the lexical usage, we propose an analysis of the poem based on a lexical-discursive Stylistics, that observes the word in the context it is updated. We intend to verify, especially, how the lexical choices meet the expressive needs of the enunciator.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/8769510.11606/issn.2236-4242.v27i2p25-36Linha D'Água; v. 27 n. 2 (2014): Léxico e o Discurso as-sociados ou não a propostas de ensino; 25-362236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/87695/91665Copyright (c) 2014 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMicheletti, GuaraciabaCosta, Rita de Cássia Rodrigues de Lima da2022-03-25T13:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/87695Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:46.727434Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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