Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279 |
Resumo: | O objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos. |
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Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aulaO objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3727910.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80Linha D'Água; n. 18 (2005); 61-802236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279/39999Copyright (c) 2005 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Rachel2022-02-01T18:56:30Zoai:revistas.usp.br:article/37279Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:35.901836Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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