Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Rachel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279
Resumo: O objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos.
id USP-36_3a1891d4f96b8aa18b666f12ae48f1ab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37279
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aulaO objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3727910.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80Linha D'Água; n. 18 (2005); 61-802236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279/39999Copyright (c) 2005 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Rachel2022-02-01T18:56:30Zoai:revistas.usp.br:article/37279Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:35.901836Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
title Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
spellingShingle Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
Machado, Ana Rachel
title_short Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
title_full Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
title_fullStr Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
title_full_unstemmed Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
title_sort Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula
author Machado, Ana Rachel
author_facet Machado, Ana Rachel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Rachel
description O objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279
10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279/39999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 18 (2005); 61-80
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893166366720