Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniely Moreira Coelho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000011w1b
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
Resumo: Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos.
id UFC-7_fe4b785616ad8a91d1d05af6d5f123c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49783
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede públicaLetramentoLiteraturaLeituraEntender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos.Governo do Estado do Ceará2020-01-31T13:32:12Z2020-01-31T13:32:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDiário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783ark:/83112/0013000011w1bSilva, Daniely Moreira Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:34:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:29.931911Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
title Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
spellingShingle Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
Silva, Daniely Moreira Coelho da
Letramento
Literatura
Leitura
title_short Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
title_full Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
title_fullStr Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
title_full_unstemmed Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
title_sort Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
author Silva, Daniely Moreira Coelho da
author_facet Silva, Daniely Moreira Coelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniely Moreira Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Literatura
Leitura
topic Letramento
Literatura
Leitura
description Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-31T13:32:12Z
2020-01-31T13:32:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000011w1b
identifier_str_mv Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.
ark:/83112/0013000011w1b
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Governo do Estado do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Governo do Estado do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373880552620032