Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000011w1b |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783 |
Resumo: | Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos. |
id |
UFC-7_fe4b785616ad8a91d1d05af6d5f123c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49783 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede públicaLetramentoLiteraturaLeituraEntender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos.Governo do Estado do Ceará2020-01-31T13:32:12Z2020-01-31T13:32:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDiário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783ark:/83112/0013000011w1bSilva, Daniely Moreira Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:34:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:29.931911Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
title |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
spellingShingle |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública Silva, Daniely Moreira Coelho da Letramento Literatura Leitura |
title_short |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
title_full |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
title_fullStr |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
title_full_unstemmed |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
title_sort |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
author |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
author_facet |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Literatura Leitura |
topic |
Letramento Literatura Leitura |
description |
Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-31T13:32:12Z 2020-01-31T13:32:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000011w1b |
identifier_str_mv |
Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. ark:/83112/0013000011w1b |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Governo do Estado do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Governo do Estado do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373880552620032 |