A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sales , Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795
Resumo: O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.
id USP-36_4642b5713af727adf9620543342dc3be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/209795
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamentalThe contribution of argumentation to the mathematical literacy of students in the first year of elementary schoolAlfabetização matemáticaArgumento justificativoInsucesso matemáticoArgumento racionalArgumento naturalMathematical literacyJustification argumentMathematical failureRational argumentNatural argumentO presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.El presente estudio es una discusión sobre la argumentación y su uso en la enseñanza de las Matemáticas, desarrollada con estudiantes del 1º año de la Enseñanza Fundamental para responder a la pregunta sobre “cómo la argumentación puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes en la enseñanza de las Matemáticas”. Teniendo como principal objetivo, utilizar la argumentación para analizar su influencia en la competencia matemática. Parte de la investigación se llevó a cabo durante un período de 60 días, enfocándose en el estudio de los números en diferentes contextos de la disciplina matemática, proponiendo momentos de diálogo, discusión y reflexión a través de las preguntas formuladas por el docente, instigando y analizando el oral. expresión de los estudiantes a través de los contenidos estudiados. Ante esto, fue posible observar en los relatos de los estudiantes, una mayor interacción en el diálogo con el docente y con los compañeros, la reorganización de las ideas, luego de escuchar otras opiniones y, percibir un pensamiento racional de los estudiantes.The present study discusses argumentation and its use in teaching Mathematics to students in the first year of Elementary School. We sought to answer the following question: "can the use of mathematical argumentation contribute to student learning, both in mathematics and argumentation?" The methodology consisted of using argumentation to analyze its influence on mathematical literacy. Part of the research was developed over a period of 60 days, with a focus on studying numbers in different contexts, proposing moments of dialogue, discussion, and reflection through questions asked by the teacher, instigating and analyzing the students' oral expression during the study of contents. As a result, it was possible to observe, in the students' reports, significant interaction in dialogue with the teacher and colleagues, the reorganization of ideas – after hearing other opinions –, and the students' rational thinking, which indicated an understanding of the mathematical concept under study.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/20979510.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 354-3682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/201994https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/203179Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosemeire da Silva Rio deSales , Antonio 2024-03-02T14:47:55Zoai:revistas.usp.br:article/209795Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:47:55Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
The contribution of argumentation to the mathematical literacy of students in the first year of elementary school
title A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de
Alfabetização matemática
Argumento justificativo
Insucesso matemático
Argumento racional
Argumento natural
Mathematical literacy
Justification argument
Mathematical failure
Rational argument
Natural argument
title_short A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_sort A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
author Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de
author_facet Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de
Sales , Antonio
author_role author
author2 Sales , Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de
Sales , Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática
Argumento justificativo
Insucesso matemático
Argumento racional
Argumento natural
Mathematical literacy
Justification argument
Mathematical failure
Rational argument
Natural argument
topic Alfabetização matemática
Argumento justificativo
Insucesso matemático
Argumento racional
Argumento natural
Mathematical literacy
Justification argument
Mathematical failure
Rational argument
Natural argument
description O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/201994
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/203179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 354-368
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892026564608