A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795 |
Resumo: | O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo. |
id |
USP-36_4642b5713af727adf9620543342dc3be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209795 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamentalThe contribution of argumentation to the mathematical literacy of students in the first year of elementary schoolAlfabetização matemáticaArgumento justificativoInsucesso matemáticoArgumento racionalArgumento naturalMathematical literacyJustification argumentMathematical failureRational argumentNatural argumentO presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.El presente estudio es una discusión sobre la argumentación y su uso en la enseñanza de las Matemáticas, desarrollada con estudiantes del 1º año de la Enseñanza Fundamental para responder a la pregunta sobre “cómo la argumentación puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes en la enseñanza de las Matemáticas”. Teniendo como principal objetivo, utilizar la argumentación para analizar su influencia en la competencia matemática. Parte de la investigación se llevó a cabo durante un período de 60 días, enfocándose en el estudio de los números en diferentes contextos de la disciplina matemática, proponiendo momentos de diálogo, discusión y reflexión a través de las preguntas formuladas por el docente, instigando y analizando el oral. expresión de los estudiantes a través de los contenidos estudiados. Ante esto, fue posible observar en los relatos de los estudiantes, una mayor interacción en el diálogo con el docente y con los compañeros, la reorganización de las ideas, luego de escuchar otras opiniones y, percibir un pensamiento racional de los estudiantes.The present study discusses argumentation and its use in teaching Mathematics to students in the first year of Elementary School. We sought to answer the following question: "can the use of mathematical argumentation contribute to student learning, both in mathematics and argumentation?" The methodology consisted of using argumentation to analyze its influence on mathematical literacy. Part of the research was developed over a period of 60 days, with a focus on studying numbers in different contexts, proposing moments of dialogue, discussion, and reflection through questions asked by the teacher, instigating and analyzing the students' oral expression during the study of contents. As a result, it was possible to observe, in the students' reports, significant interaction in dialogue with the teacher and colleagues, the reorganization of ideas – after hearing other opinions –, and the students' rational thinking, which indicated an understanding of the mathematical concept under study.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/20979510.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 354-3682236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/201994https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/203179Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosemeire da Silva Rio deSales , Antonio 2024-03-02T14:47:55Zoai:revistas.usp.br:article/209795Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:47:55Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental The contribution of argumentation to the mathematical literacy of students in the first year of elementary school |
title |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de Alfabetização matemática Argumento justificativo Insucesso matemático Argumento racional Argumento natural Mathematical literacy Justification argument Mathematical failure Rational argument Natural argument |
title_short |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de |
author_facet |
Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de Sales , Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Sales , Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosemeire da Silva Rio de Sales , Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização matemática Argumento justificativo Insucesso matemático Argumento racional Argumento natural Mathematical literacy Justification argument Mathematical failure Rational argument Natural argument |
topic |
Alfabetização matemática Argumento justificativo Insucesso matemático Argumento racional Argumento natural Mathematical literacy Justification argument Mathematical failure Rational argument Natural argument |
description |
O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/201994 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795/203179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 354-368 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892026564608 |