The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vera Wannmacher
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032
Resumo: A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS.
id USP-36_62767f07d05afe21d42c767005fb3131
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97032
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling The Teaching Reading With Virtual Technology in Education ContextEnsino da leitura em tecnologia virtual na escolaReading EducationVirtual TechnologyReading Comprehensionlearning language E-book.Ensino da leituraTecnologia virtualCompreensão leitoraAprendizagem de conhecimentos linguísticosE-book.A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS.This research had the specific objectives: produce virtual reading materials to the 7th grade of elementary high school students; develop workshops from these materials for these students; check the benefits of these workshops to the student`s reading comprehension development and also their the linguistic learning knowledge; produce an e-book to the teachers; provide this e-book to the publisher`s website at PUCRS. The methodology involved: conducting cooperative work around educational actions (application of virtual materials produced in workshops), research (development and implementation of research instruments) and extension (production and availability of e-book). The results were: a productive network between University and schools; a set of reading comprehension material to the 7th grade of elementary school students; students’ reading comprehension development and learning language skills in the test applied before and after the workshops; the e-book which was developed and it is available on the EDIPUCRS site.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9703210.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 109-1232236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/98226https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/146229Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vera Wannmacher2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97032Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:46:04Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
Ensino da leitura em tecnologia virtual na escola
title The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
spellingShingle The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
Pereira, Vera Wannmacher
Reading Education
Virtual Technology
Reading Comprehension
learning language E-book.
Ensino da leitura
Tecnologia virtual
Compreensão leitora
Aprendizagem de conhecimentos linguísticos
E-book.
title_short The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
title_full The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
title_fullStr The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
title_full_unstemmed The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
title_sort The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
author Pereira, Vera Wannmacher
author_facet Pereira, Vera Wannmacher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv Reading Education
Virtual Technology
Reading Comprehension
learning language E-book.
Ensino da leitura
Tecnologia virtual
Compreensão leitora
Aprendizagem de conhecimentos linguísticos
E-book.
topic Reading Education
Virtual Technology
Reading Comprehension
learning language E-book.
Ensino da leitura
Tecnologia virtual
Compreensão leitora
Aprendizagem de conhecimentos linguísticos
E-book.
description A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/98226
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/146229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 109-123
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1748936675876143104