The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032 |
Resumo: | A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS. |
id |
USP-36_62767f07d05afe21d42c767005fb3131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/97032 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education ContextEnsino da leitura em tecnologia virtual na escolaReading EducationVirtual TechnologyReading Comprehensionlearning language E-book.Ensino da leituraTecnologia virtualCompreensão leitoraAprendizagem de conhecimentos linguísticosE-book.A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS.This research had the specific objectives: produce virtual reading materials to the 7th grade of elementary high school students; develop workshops from these materials for these students; check the benefits of these workshops to the student`s reading comprehension development and also their the linguistic learning knowledge; produce an e-book to the teachers; provide this e-book to the publisher`s website at PUCRS. The methodology involved: conducting cooperative work around educational actions (application of virtual materials produced in workshops), research (development and implementation of research instruments) and extension (production and availability of e-book). The results were: a productive network between University and schools; a set of reading comprehension material to the 7th grade of elementary school students; students’ reading comprehension development and learning language skills in the test applied before and after the workshops; the e-book which was developed and it is available on the EDIPUCRS site.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9703210.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 109-1232236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/98226https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/146229Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vera Wannmacher2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97032Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:46:04Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context Ensino da leitura em tecnologia virtual na escola |
title |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
spellingShingle |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context Pereira, Vera Wannmacher Reading Education Virtual Technology Reading Comprehension learning language E-book. Ensino da leitura Tecnologia virtual Compreensão leitora Aprendizagem de conhecimentos linguísticos E-book. |
title_short |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
title_full |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
title_fullStr |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
title_full_unstemmed |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
title_sort |
The Teaching Reading With Virtual Technology in Education Context |
author |
Pereira, Vera Wannmacher |
author_facet |
Pereira, Vera Wannmacher |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading Education Virtual Technology Reading Comprehension learning language E-book. Ensino da leitura Tecnologia virtual Compreensão leitora Aprendizagem de conhecimentos linguísticos E-book. |
topic |
Reading Education Virtual Technology Reading Comprehension learning language E-book. Ensino da leitura Tecnologia virtual Compreensão leitora Aprendizagem de conhecimentos linguísticos E-book. |
description |
A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/98226 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032/146229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 109-123 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1748936675876143104 |