Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933 |
Resumo: | As revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas. |
id |
USP-36_6bec2044f1904091129429dbaedb1c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/149933 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular ScienceGêneros no Facebook: análise comparativa de discursos em divulgação científica anglófona e lusófonaPopular Science MagazinesFacebookGenreReader ReactioMultimodalityrevistas de divulgação científicaFacebookgêneroreação do leitorAs revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas.opular Science magazines are ackowledged to be a valuable source of scientific information to part of the society not usually expert in Science. In this study, 110 posts of popular Science magazines are evaluated regarding their visual and verbal content. We quantitatively analyse these features considering the possibilities of expression on Facebook posts (videos, images, gifs, etc.) relating them to the main forms of available feedback to the Facebook users (like, share and comment). We gathered twenty timeline posts published by each of the following magazines: Cosmos, Galileu, New Scientist, Scientific American and Superinteres-sante during the period of three days (6th November 2015 – 8th November 2015), five profile pictures and five covers, and observed not only the amount of readers’ reaction, but also the comments done by their readers. We found that the most popular tool among the fans of the page is the liking feature while the comments are the least frequent used. In this paper, we discuss the reasons for this prominence, as well as the similarities and the differences between the ethno-linguistic communities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14993310.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140Linha D'Água; v. 31 n. 3 (2018): Análise comparativa de discursos: quais são seus precursores?; 121-1402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/149043https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/152356Copyright (c) 2018 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessModolo, Artur Daniel Ramos2022-03-25T13:43:49Zoai:revistas.usp.br:article/149933Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:52.748218Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science Gêneros no Facebook: análise comparativa de discursos em divulgação científica anglófona e lusófona |
title |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
spellingShingle |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science Modolo, Artur Daniel Ramos Popular Science Magazines Genre Reader Reactio Multimodality revistas de divulgação científica gênero reação do leitor |
title_short |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
title_full |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
title_fullStr |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
title_full_unstemmed |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
title_sort |
Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science |
author |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
author_facet |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Popular Science Magazines Genre Reader Reactio Multimodality revistas de divulgação científica gênero reação do leitor |
topic |
Popular Science Magazines Genre Reader Reactio Multimodality revistas de divulgação científica gênero reação do leitor |
description |
As revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933 10.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/149043 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/152356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 31 n. 3 (2018): Análise comparativa de discursos: quais são seus precursores?; 121-140 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894467649536 |