Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modolo, Artur Daniel Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933
Resumo: As revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas.
id USP-36_6bec2044f1904091129429dbaedb1c81
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149933
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular ScienceGêneros no Facebook: análise comparativa de discursos em divulgação científica anglófona e lusófonaPopular Science MagazinesFacebookGenreReader ReactioMultimodalityrevistas de divulgação científicaFacebookgêneroreação do leitorAs revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas.opular Science magazines are ackowledged to be a valuable source of scientific information to part of the society not usually expert in Science. In this study, 110 posts of popular Science magazines are evaluated regarding their visual and verbal content. We quantitatively analyse these features considering the possibilities of expression on Facebook posts (videos, images, gifs, etc.) relating them to the main forms of available feedback to the Facebook users (like, share and comment). We gathered twenty timeline posts published by each of the following magazines: Cosmos, Galileu, New Scientist, Scientific American and Superinteres-sante during the period of three days (6th November 2015 – 8th November 2015), five profile pictures and five covers, and observed not only the amount of readers’ reaction, but also the comments done by their readers. We found that the most popular tool among the fans of the page is the liking feature while the comments are the least frequent used. In this paper, we discuss the reasons for this prominence, as well as the similarities and the differences between the ethno-linguistic communities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/14993310.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140Linha D'Água; v. 31 n. 3 (2018): Análise comparativa de discursos: quais são seus precursores?; 121-1402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/149043https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/152356Copyright (c) 2018 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessModolo, Artur Daniel Ramos2022-03-25T13:43:49Zoai:revistas.usp.br:article/149933Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:52.748218Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
Gêneros no Facebook: análise comparativa de discursos em divulgação científica anglófona e lusófona
title Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
spellingShingle Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
Modolo, Artur Daniel Ramos
Popular Science Magazines
Facebook
Genre
Reader Reactio
Multimodality
revistas de divulgação científica
Facebook
gênero
reação do leitor
title_short Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
title_full Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
title_fullStr Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
title_full_unstemmed Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
title_sort Genres on Facebook: a Comparative Analysis of Discourses in the Anglophone and in the Lusophone Popular Science
author Modolo, Artur Daniel Ramos
author_facet Modolo, Artur Daniel Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modolo, Artur Daniel Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Popular Science Magazines
Facebook
Genre
Reader Reactio
Multimodality
revistas de divulgação científica
Facebook
gênero
reação do leitor
topic Popular Science Magazines
Facebook
Genre
Reader Reactio
Multimodality
revistas de divulgação científica
Facebook
gênero
reação do leitor
description As revistas de divulgação científica são uma valiosa fonte de informação científica para o setor da sociedade que ge-ralmente não é especialista em ciência. O objetivo desse artigo é avaliar semelhanças e diferenças em publicações no Facebook por páginas de divulgação científica, especialmente no uso dos gêneros e na reação dos leitores. Neste estudo, a partir da perspectiva bakhtiniana, avaliam-se 110 posts de revistas de divulgação científica no Facebook quanto ao conteúdo visual e verbal. Analisamos quantitativamente esses recursos considerando as possibilidades de expressão em posts no Facebook (vídeos, imagens, GIFs, etc.) relacionando-os com as principais formas responsivas disponíveis para os usuários do Facebook (curtir, compartilhar e comentar). Coletaram-se vinte posts de linha do tempo publicadas por cada revista: Cosmos, Galileu, NewScientist, ScientificAmerican e Superin-teressante durante o intervalo de três dias (6 de novembro de 2015 a 8 de novembro de 2015), cinco fotos de perfil e cinco fotos de capa. As formas responsivas são analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. A partir da relevância quantitativa de alguns resultados para analisar possibilidades teóricas e qualitativas capazes de elucidar as razões da maior frequência de alguns gêneros, sua popularidade, bem como as similaridades e diferenças entre as comunidades etnolinguísticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933
10.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v31i3p121-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/149043
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149933/152356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 31 n. 3 (2018): Análise comparativa de discursos: quais são seus precursores?; 121-140
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894467649536