The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499 |
Resumo: | Em tempos de extremismos e polarizações, relações sociais são rompidas porque as pessoas atribuem a suas opiniões o status de verdade absoluta. Assim, não conseguem lidar com o dissenso, administrar conflitos, aceitar diferenças e respeitar o direito do outro ao questionamento. Nesse cenário, a argumentação emerge como “terceira via”, pois se coaduna a uma atitude pautada pela negociação da diferença entre os sujeitos. Desenvolver, portanto, a capacidade desses sujeitos manifestarem, de modo argumentativo, suas perspectivas, discernindo de maneira crítica e analítica os posicionamentos em voga a fim de posicionarem-se e contra-argumentarem parece-nos premente no espaço escolar. O presente artigo instala-se nesse contexto e visa a responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal qual o Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem problematizadoras, que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico. |
id |
USP-36_84695a458b1db583a5add945c5749104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187499 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da CompadecidaAs imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da CompadecidaRetóricaArgumentaçãoLiteraturaInteraçãoEnsinoArgumentationLiteratureInteractionTeachingRhetoricEm tempos de extremismos e polarizações, relações sociais são rompidas porque as pessoas atribuem a suas opiniões o status de verdade absoluta. Assim, não conseguem lidar com o dissenso, administrar conflitos, aceitar diferenças e respeitar o direito do outro ao questionamento. Nesse cenário, a argumentação emerge como “terceira via”, pois se coaduna a uma atitude pautada pela negociação da diferença entre os sujeitos. Desenvolver, portanto, a capacidade desses sujeitos manifestarem, de modo argumentativo, suas perspectivas, discernindo de maneira crítica e analítica os posicionamentos em voga a fim de posicionarem-se e contra-argumentarem parece-nos premente no espaço escolar. O presente artigo instala-se nesse contexto e visa a responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal qual o Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem problematizadoras, que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico.In times of extremism and polarization, social relations are disrupted because people grant their opinions a status of undisputed truth. Thus, they cannot handle dissent, manage conflicts, accept diversity, and respect one’s right to questioning. In such a panorama, argumentation rises as a third way, for it is consonant with an attitude oriented towards negotiating differences between subjects. Therefore, developing subjects’ abilities to voice their perspectives in an argumentative fashion, discerning critically and analytically the possible positions, in order to take a stance and counterargue, seems crucial in the school environment. This article is situated in this context, and seeks to answer how a rhetorical-interactionist analysis of a literary work, such as Auto da Compadecida, can be performed in class to create teaching-learning situations oriented towards questioning, which will help to expand students’ argumentative competence in elementary school.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18749910.11606/issn.2236-4242.v34i3p186-207Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 186-2072236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499/177980https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499/180469Copyright (c) 2021 Camila Alderete Capitanihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCapitani, Camila Alderete 2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/187499Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:59.175192Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida |
title |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
spellingShingle |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida Capitani, Camila Alderete Retórica Argumentação Literatura Interação Ensino Argumentation Literature Interaction Teaching Rhetoric |
title_short |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
title_full |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
title_fullStr |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
title_full_unstemmed |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
title_sort |
The images of João Grilo in his argumentative struggle through the paths of Sertão: a teaching-learning proposition based on a rhetorical-interactionist approach of Auto da Compadecida |
author |
Capitani, Camila Alderete |
author_facet |
Capitani, Camila Alderete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capitani, Camila Alderete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica Argumentação Literatura Interação Ensino Argumentation Literature Interaction Teaching Rhetoric |
topic |
Retórica Argumentação Literatura Interação Ensino Argumentation Literature Interaction Teaching Rhetoric |
description |
Em tempos de extremismos e polarizações, relações sociais são rompidas porque as pessoas atribuem a suas opiniões o status de verdade absoluta. Assim, não conseguem lidar com o dissenso, administrar conflitos, aceitar diferenças e respeitar o direito do outro ao questionamento. Nesse cenário, a argumentação emerge como “terceira via”, pois se coaduna a uma atitude pautada pela negociação da diferença entre os sujeitos. Desenvolver, portanto, a capacidade desses sujeitos manifestarem, de modo argumentativo, suas perspectivas, discernindo de maneira crítica e analítica os posicionamentos em voga a fim de posicionarem-se e contra-argumentarem parece-nos premente no espaço escolar. O presente artigo instala-se nesse contexto e visa a responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal qual o Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem problematizadoras, que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p186-207 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p186-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499/177980 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499/180469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Alderete Capitani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Alderete Capitani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 186-207 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894817873920 |