A posição das imagens – Texto, fotografia e cinema. Didi-Huberman sobre Benjamin, Brecht e Pasolini
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191105 |
Resumo: | Neste artigo, exploramos o diálogo entre o dramaturgo Bertolt Brecht e o cineasta Pier Paolo Pasolini a partir da interpretação do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman. Nossa análise se inspira em diferentes estudos de Didi-Huberman sobre cada um desses dois artistas: no caso de Brecht, o longo ensaio Quando as imagens tomam posição analisa obras brechtianas que misturam texto e fotografia. Procuramos traçar paralelos entre esse ensaio e a análise feita, também por Didi-Huberman, em duas conferências sobre o filme La rabbia de Pasolini, um documentário poético. Ao longo de nosso artigo, exploramos de forma mais ampla diversos conceitos do pensamento de Didi-Huberman sobre a relação entre texto e imagem, e sobre os reposicionamentos e as permutações entre imagens (especialmente as imagens históricas), procurando concatenar os diferentes trabalhos de Didi-Huberman com as obras de Brecht e Pasolini. Utilizamos conceitos de Didi-Huberman como montagem, sobrevivência e dessemelhança, entre outros. |
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A posição das imagens – Texto, fotografia e cinema. Didi-Huberman sobre Benjamin, Brecht e PasoliniThe position of images – Text, photography and cinema. Didi-Huberman on Benjamin, Brecht and PasoliniText and imagePhotographyCinemaMontageSurvivalTexto e imagemFotografiaCinemaMontagemSobrevivênciaNeste artigo, exploramos o diálogo entre o dramaturgo Bertolt Brecht e o cineasta Pier Paolo Pasolini a partir da interpretação do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman. Nossa análise se inspira em diferentes estudos de Didi-Huberman sobre cada um desses dois artistas: no caso de Brecht, o longo ensaio Quando as imagens tomam posição analisa obras brechtianas que misturam texto e fotografia. Procuramos traçar paralelos entre esse ensaio e a análise feita, também por Didi-Huberman, em duas conferências sobre o filme La rabbia de Pasolini, um documentário poético. Ao longo de nosso artigo, exploramos de forma mais ampla diversos conceitos do pensamento de Didi-Huberman sobre a relação entre texto e imagem, e sobre os reposicionamentos e as permutações entre imagens (especialmente as imagens históricas), procurando concatenar os diferentes trabalhos de Didi-Huberman com as obras de Brecht e Pasolini. Utilizamos conceitos de Didi-Huberman como montagem, sobrevivência e dessemelhança, entre outros.In this article we examine the interchange between playwright Bertolt Brecht and filmmaker Pier Paolo Pasolini according to the interpretation of philosopher and art historian Georges Didi-Huberman. Our analysis draws on several studies by Didi-Huberman on each of these two artists: in the case of Brecht, the long essay When Images Take Positions analyzes Brecht’s works that mix text and photography. We attempt to draw parallels between this essay and Didi-Huberman’s analysis in two conferences, of Pasolini’s La rabbia, a poetic documentary. More broadly, in our article, we explore various concepts of Didi-Huberman's thought on the relationship between text and image, and on the repositioning and permutations between images (especially historical images), and attempt to connect Didi-Huberman's work with the works of Brecht and Pasolini. We use Didi-Huberman’s concepts such as montage, survival and dissimilarity, among others.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/19110510.11606/issn.2236-4242.v35i3p154-170Linha D'Água; v. 35 n. 3 (2022): Estudos comparativistas – Literatura comparada & estudos interartes; 154-1702236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191105/188865https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191105/196813Copyright (c) 2022 Marcelo Cordeiro de Mellohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Marcelo Cordeiro de2024-04-03T20:26:34Zoai:revistas.usp.br:article/191105Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-04-03T20:26:34Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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