O elo enunciativo na canção popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caretta, Álvaro Antônio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303
Resumo: A partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva.
id USP-36_88637e63f731aaf7df40b3519b973a0a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37303
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling O elo enunciativo na canção popularA partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3730310.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81Linha D'Água; n. 20 (2007); 67-812236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303/40023Copyright (c) 2007 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaretta, Álvaro Antônio2020-06-25T03:57:53Zoai:revistas.usp.br:article/37303Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:37.071114Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O elo enunciativo na canção popular
title O elo enunciativo na canção popular
spellingShingle O elo enunciativo na canção popular
Caretta, Álvaro Antônio
title_short O elo enunciativo na canção popular
title_full O elo enunciativo na canção popular
title_fullStr O elo enunciativo na canção popular
title_full_unstemmed O elo enunciativo na canção popular
title_sort O elo enunciativo na canção popular
author Caretta, Álvaro Antônio
author_facet Caretta, Álvaro Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caretta, Álvaro Antônio
description A partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303
10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303/40023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 20 (2007); 67-81
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893187338240