O elo enunciativo na canção popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303 |
Resumo: | A partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva. |
id |
USP-36_88637e63f731aaf7df40b3519b973a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37303 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O elo enunciativo na canção popularA partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3730310.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81Linha D'Água; n. 20 (2007); 67-812236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303/40023Copyright (c) 2007 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaretta, Álvaro Antônio2020-06-25T03:57:53Zoai:revistas.usp.br:article/37303Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:37.071114Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O elo enunciativo na canção popular |
title |
O elo enunciativo na canção popular |
spellingShingle |
O elo enunciativo na canção popular Caretta, Álvaro Antônio |
title_short |
O elo enunciativo na canção popular |
title_full |
O elo enunciativo na canção popular |
title_fullStr |
O elo enunciativo na canção popular |
title_full_unstemmed |
O elo enunciativo na canção popular |
title_sort |
O elo enunciativo na canção popular |
author |
Caretta, Álvaro Antônio |
author_facet |
Caretta, Álvaro Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caretta, Álvaro Antônio |
description |
A partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303 10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303/40023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; n. 20 (2007); 67-81 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893187338240 |