“Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isola-Lanzoni, Gabriel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Silva, Lucas Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110
Resumo: Movimentos como os de terraplanistas, agentes antivacinas e céticos das mudanças climáticas têm impulsionado a discussão sobre a legitimidade dos conhecimentos construídos na esfera científica. Allchin (2022) entende que esses movimentos constituem o que denomina como Crise da Desinformação Científica, que influenciaria, dentre outras práticas, a forma como a comunicação científica, e sobretudo o debate que ela promove no meio digital, se desenvolve. Neste artigo, temos como objetivo investigar a tensão no reconhecimento de comunicadores científicos como autoridades em relação aos temas que discutem em vídeos de divulgação científica no YouTube. Para tanto, partimos dos estudos argumentativos (Gonçalves-Segundo, 2020; 2023a; Grácio, 2010; Plantin, 2008), em especial, das categorias de esquemas argumentativos e de perguntas críticas (Walton; Reed; Macagno, 2008; Lewiński, 2022; Gonçalves-Segundo, 2023a), e dos estudos sobre autoridade (Allchin, 2022; Lewiński, 2022), e nos debruçamos sobre um corpus de comentários do YouTube acerca de um vídeo sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19. Identificamos distintos modos de questionamento sobre a autoridade do comunicador científico enquanto um porta-voz da ciência, especialmente no que diz respeito às dimensões da credibilidade, da confiabilidade e da consistência.
id USP-36_9644bc4781836453d32abcf333a9ce85
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/222110
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube“Doctor, go back and research more, you spoke nonsense”: Authority and Argumentation in YouTube commentsAutoridadeArgumentaçãoComentáriosYouTubeAuthorityArgumentationCommentsYouTubeMovimentos como os de terraplanistas, agentes antivacinas e céticos das mudanças climáticas têm impulsionado a discussão sobre a legitimidade dos conhecimentos construídos na esfera científica. Allchin (2022) entende que esses movimentos constituem o que denomina como Crise da Desinformação Científica, que influenciaria, dentre outras práticas, a forma como a comunicação científica, e sobretudo o debate que ela promove no meio digital, se desenvolve. Neste artigo, temos como objetivo investigar a tensão no reconhecimento de comunicadores científicos como autoridades em relação aos temas que discutem em vídeos de divulgação científica no YouTube. Para tanto, partimos dos estudos argumentativos (Gonçalves-Segundo, 2020; 2023a; Grácio, 2010; Plantin, 2008), em especial, das categorias de esquemas argumentativos e de perguntas críticas (Walton; Reed; Macagno, 2008; Lewiński, 2022; Gonçalves-Segundo, 2023a), e dos estudos sobre autoridade (Allchin, 2022; Lewiński, 2022), e nos debruçamos sobre um corpus de comentários do YouTube acerca de um vídeo sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19. Identificamos distintos modos de questionamento sobre a autoridade do comunicador científico enquanto um porta-voz da ciência, especialmente no que diz respeito às dimensões da credibilidade, da confiabilidade e da consistência.Movements such as those of flat-earthers, anti-vaccine advocates, and climate change skeptics have fueled discussions about the legitimacy of knowledge constructed in the scientific sphere. Allchin (2022) argues that these movements constitute what he terms the Science Misinformation Crisis, which influences, among other practices, the way scientific communication unfolds, particularly the debate it fosters in digital environments. In this article, our aim is to investigate the tension in the recognition of scientific communicators as authorities regarding the topics they discuss in scientific dissemination videos on YouTube. To do so, we draw on argumentation studies (Gonçalves-Segundo, 2020; 2023a; Grácio, 2010; Plantin, 2008), specifically focusing on argumentative schemes and critical questions categories (Walton; Reed; Macagno, 2008; Lewiński, 2022; Gonçalves-Segundo, 2023a), as well as studies on authority (Allchin, 2022; Lewiński, 2022). We delve into a corpus of YouTube comments on a video discussing the safety of Covid-19 vaccines, identifying different modes of questioning regarding the authority of the scientific communicator as a spokesperson for science, especially concerning credibility, reliability, and consistency dimensions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/22211010.11606/issn.2236-4242.v37i1p170-196Linha D'Água; v. 37 n. 1 (2024): Diálogos Brasil-Portugal nos Estudos do Texto e do Discurso; 170-1962236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110/203272https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110/204587Copyright (c) 2024 Gabriel Isola-Lanzoni, Lucas Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIsola-Lanzoni, Gabrielda Silva, Lucas Pereira2024-05-10T23:39:14Zoai:revistas.usp.br:article/222110Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-05-10T23:39:14Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
“Doctor, go back and research more, you spoke nonsense”: Authority and Argumentation in YouTube comments
title “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
spellingShingle “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
Isola-Lanzoni, Gabriel
Autoridade
Argumentação
Comentários
YouTube
Authority
Argumentation
Comments
YouTube
title_short “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
title_full “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
title_fullStr “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
title_full_unstemmed “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
title_sort “Doutor, volta e pesquise melhor, falou besteira”: autoridade e argumentação em comentários no YouTube
author Isola-Lanzoni, Gabriel
author_facet Isola-Lanzoni, Gabriel
da Silva, Lucas Pereira
author_role author
author2 da Silva, Lucas Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isola-Lanzoni, Gabriel
da Silva, Lucas Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade
Argumentação
Comentários
YouTube
Authority
Argumentation
Comments
YouTube
topic Autoridade
Argumentação
Comentários
YouTube
Authority
Argumentation
Comments
YouTube
description Movimentos como os de terraplanistas, agentes antivacinas e céticos das mudanças climáticas têm impulsionado a discussão sobre a legitimidade dos conhecimentos construídos na esfera científica. Allchin (2022) entende que esses movimentos constituem o que denomina como Crise da Desinformação Científica, que influenciaria, dentre outras práticas, a forma como a comunicação científica, e sobretudo o debate que ela promove no meio digital, se desenvolve. Neste artigo, temos como objetivo investigar a tensão no reconhecimento de comunicadores científicos como autoridades em relação aos temas que discutem em vídeos de divulgação científica no YouTube. Para tanto, partimos dos estudos argumentativos (Gonçalves-Segundo, 2020; 2023a; Grácio, 2010; Plantin, 2008), em especial, das categorias de esquemas argumentativos e de perguntas críticas (Walton; Reed; Macagno, 2008; Lewiński, 2022; Gonçalves-Segundo, 2023a), e dos estudos sobre autoridade (Allchin, 2022; Lewiński, 2022), e nos debruçamos sobre um corpus de comentários do YouTube acerca de um vídeo sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19. Identificamos distintos modos de questionamento sobre a autoridade do comunicador científico enquanto um porta-voz da ciência, especialmente no que diz respeito às dimensões da credibilidade, da confiabilidade e da consistência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110
10.11606/issn.2236-4242.v37i1p170-196
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v37i1p170-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110/203272
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222110/204587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Gabriel Isola-Lanzoni, Lucas Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Gabriel Isola-Lanzoni, Lucas Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 37 n. 1 (2024): Diálogos Brasil-Portugal nos Estudos do Texto e do Discurso; 170-196
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892091576320