Between deixis and disengagement: contributions of Textual Linguistics and Discursive Semiotics in the didactic approach to pronouns in texts
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221781 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa, em conformidade com referenciais normativos, especialmente a BNCC, assume o texto como unidade de ensino. Por meio dele, o texto, professores devem buscar o desenvolvimento de competências de seus alunos para os diferentes usos das linguagens, plurais, múltiplas. Nesse amplo espectro, a “língua” deve também ser mobilizada, de modo que se reconheçam os mecanismos que engendram sentidos nele, o texto. Partindo da premissa de que elementos linguísticos devem ser estudados, em sala de aula, de modo contextualizado, este artigo apresenta uma proposta de abordagem de pronomes, com ênfase nos efeitos de sentido deles decorrentes. Para isso, selecionando como objeto uma canção integrante da cultura sertaneja contemporânea (Troca de calçada, de Marília Mendonça), o artigo parte de intersecções entre princípios teóricos advindos tanto da Linguística Textual quanto da Semiótica Discursiva, exemplificando a possibilidade de um trabalho docente com a leitura sustentado em uma base teórica interseccional. |
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Between deixis and disengagement: contributions of Textual Linguistics and Discursive Semiotics in the didactic approach to pronouns in textsEntre a dêixis e a debreagem: contribuições da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva na abordagem didática de pronomes em textosLeituraCançãoEnsinoReferenciaçãoEnunciaçãoReadingSongTeachingReferencingEnunciationO ensino de Língua Portuguesa, em conformidade com referenciais normativos, especialmente a BNCC, assume o texto como unidade de ensino. Por meio dele, o texto, professores devem buscar o desenvolvimento de competências de seus alunos para os diferentes usos das linguagens, plurais, múltiplas. Nesse amplo espectro, a “língua” deve também ser mobilizada, de modo que se reconheçam os mecanismos que engendram sentidos nele, o texto. Partindo da premissa de que elementos linguísticos devem ser estudados, em sala de aula, de modo contextualizado, este artigo apresenta uma proposta de abordagem de pronomes, com ênfase nos efeitos de sentido deles decorrentes. Para isso, selecionando como objeto uma canção integrante da cultura sertaneja contemporânea (Troca de calçada, de Marília Mendonça), o artigo parte de intersecções entre princípios teóricos advindos tanto da Linguística Textual quanto da Semiótica Discursiva, exemplificando a possibilidade de um trabalho docente com a leitura sustentado em uma base teórica interseccional.The teaching of the Portuguese language, per normative references, especially the BNCC, considers the text as the unit of instruction. Through it, teachers should seek the development of their students’ competencies for the diverse, plural, and multiple uses of languages. Within this broad spectrum, the “language” itself must also be mobilized so that the mechanisms generating meaning in the text are recognized. Starting from the premise that linguistic elements should be studied in a contextualized way in the classroom, this article presents an approach for pronouns teaching, emphasizing the resulting effects of meaning. For this purpose, selecting a song from contemporary country culture as the object (Troca de calçada, by Marília Mendonça), the article builds on intersections between theoretical principles derived from both Textual Linguistics and Discursive Semiotics, exemplifying the possibility of teaching work with reading supported by an intersectional theoretical foundation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/22178110.11606/issn.2236-4242.v37i3p274-290Linha D'Água; v. 37 n. 3 (2024): Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos; 274-2902236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221781/208802Copyright (c) 2024 Antonio Lemes Guerra Junior, Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Ana Paula Pinheiro da Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra Junior, Antonio LemesOliveira, Lolyane Cristina Guerreiro deSilveira, Ana Paula Pinheiro da2024-10-01T15:08:37Zoai:revistas.usp.br:article/221781Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-10-01T15:08:37Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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