Multiletramentos no ensino de argumentação emancipadora
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211413 |
Resumo: | As práticas comunicativas da sociedade contemporânea requerem usos sociais da lingua(gem) que ressignificam a leitura e a escrita convencionais. Nessas práticas, incluem-se situações em que, para agir no mundo em busca de garantia de direitos, precisamos argumentar. Cientes da necessidade de investimento nessas práticas, este artigo analisa a potencialidade dos multiletramentos no ensino de argumentação como prática social emancipadora, viabilizado por um projeto de letramento (PL) desenvolvido em uma turma do 5o ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública norte-rio-grandense. Para tal, utilizamos um recorte dos dados focalizado na rede de atividades e de gêneros discursivos que emergiu no desenrolar do citado PL. Os resultados da análise sinalizam tanto para a ressignificação das práticas de ler, escrever, escutar, falar e oralizar textos impressos, digitais, multissemióticos, multimidiáticos quanto para o potencial dos multiletramentos para transformar professoras e estudantes em agentes que argumentam com vistas a mudanças sociais, ponto central no ensino de argumentação em uma perspectiva emancipadora. |
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Multiletramentos no ensino de argumentação emancipadoraMultiliteracies in the teaching of emancipatory argumentationArgumentationSocial PracticeLiteracy ProjectLearning and TeachingElementary SchoolArgumentaçãoPrática SocialProjeto de LetramentoEnsino-AprendizagemAnos IniciaisAs práticas comunicativas da sociedade contemporânea requerem usos sociais da lingua(gem) que ressignificam a leitura e a escrita convencionais. Nessas práticas, incluem-se situações em que, para agir no mundo em busca de garantia de direitos, precisamos argumentar. Cientes da necessidade de investimento nessas práticas, este artigo analisa a potencialidade dos multiletramentos no ensino de argumentação como prática social emancipadora, viabilizado por um projeto de letramento (PL) desenvolvido em uma turma do 5o ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública norte-rio-grandense. Para tal, utilizamos um recorte dos dados focalizado na rede de atividades e de gêneros discursivos que emergiu no desenrolar do citado PL. Os resultados da análise sinalizam tanto para a ressignificação das práticas de ler, escrever, escutar, falar e oralizar textos impressos, digitais, multissemióticos, multimidiáticos quanto para o potencial dos multiletramentos para transformar professoras e estudantes em agentes que argumentam com vistas a mudanças sociais, ponto central no ensino de argumentação em uma perspectiva emancipadora.Communicative practices in contemporary society require a social use of language that presents another meaning to conventional reading and writing practices. Within these practices, there are situations in which it is necessary to argue to have an active role in the world while searching for the assurance of rights. By acknowledging the need to invest in those practices, this article analyzes the potential of multiliteracy in teaching argumentation as an emancipatory social practice. This became possible thanks to the literacy project (LP) which was developed in a 5th-grade class at a public elementary school in Rio Grande do Norte. To do so, we utilized part of the data that focused on the activities and discursive genres that arose in the development of the LP. Results from the analysis point to both the transformation of the meaning of reading, writing, listening, and speaking practices as well as the oral production of printed, digital, multisemiotic, multimedia texts and to the multiliteracy potential to transform students and educators into agents that argue considering the social variations, focal point in teaching argumentation through an emancipatory perspective.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21141310.11606/issn.2236-4242.v36i3p91-105Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 91-1052236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211413/201981https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211413/203158Copyright (c) 2023 Júlio Cézar Dantas de Araújo, Glícia Azevedo, Débora Praxedes Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Júlio Cézar Dantas deAzevedo, GlíciaMorais, Débora Praxedes2024-03-02T12:48:22Zoai:revistas.usp.br:article/211413Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T12:48:22Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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