Consciência lusófona em “Uma política do idioma”, de Celso Cunha: uma análise historiográfica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151457 |
Resumo: | A história das políticas linguísticas de uma língua e de seu ensino pode ser observada pelas leis que as regiam, pelos materiais didáticos que circulavam e que direcionavam o ensino de certo momento, bem como por meio de conferências, discursos e documentos que apresentavam e/ou reivindicavam ações necessárias à constituição de uma política do idioma. Neste sentido, este trabalho busca analisar a proposta de política do idioma apresentada por Celso Cunha, em conferência no Ministério da Educação e Cultura, em 1963. Reproduzida, posteriormente, no livro Uma política do idioma (1964) e, segundo o autor, acrescida de notas e fundamentos linguísticos e filológicos. Trata-se de obra relevante para a compreensão da proposta de Cunha para a Educação Nacional e, portanto, documento importante para a compreensão do contexto político-linguístico-educacional, em que o discurso é proferido, bem como quais são as concepções de língua e de política do idioma que estão imanentes. Para estabelecer essas relações é necessário buscar fundamentos nos conceitos de Koerner (1996). Ainda por se tratar de ato de comunicação em uma cena política, buscamos, sob o olhar do discurso político (CHARAUDEAU, 2006), observar as estratégias de influência para a constituição do discurso político-linguístico de Celso Cunha. |
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Consciência lusófona em “Uma política do idioma”, de Celso Cunha: uma análise historiográficaLusophone Consciousness in “Uma Política Do Idioma”, by Celso Cunha: A Historiographic AnalysisHistoriography of the Portuguese LanguageLanguage Policy; Celso CunhaHistoriografia da Língua PortuguesaPolítica linguísticaCelso CunhaA história das políticas linguísticas de uma língua e de seu ensino pode ser observada pelas leis que as regiam, pelos materiais didáticos que circulavam e que direcionavam o ensino de certo momento, bem como por meio de conferências, discursos e documentos que apresentavam e/ou reivindicavam ações necessárias à constituição de uma política do idioma. Neste sentido, este trabalho busca analisar a proposta de política do idioma apresentada por Celso Cunha, em conferência no Ministério da Educação e Cultura, em 1963. Reproduzida, posteriormente, no livro Uma política do idioma (1964) e, segundo o autor, acrescida de notas e fundamentos linguísticos e filológicos. Trata-se de obra relevante para a compreensão da proposta de Cunha para a Educação Nacional e, portanto, documento importante para a compreensão do contexto político-linguístico-educacional, em que o discurso é proferido, bem como quais são as concepções de língua e de política do idioma que estão imanentes. Para estabelecer essas relações é necessário buscar fundamentos nos conceitos de Koerner (1996). Ainda por se tratar de ato de comunicação em uma cena política, buscamos, sob o olhar do discurso político (CHARAUDEAU, 2006), observar as estratégias de influência para a constituição do discurso político-linguístico de Celso Cunha.The history of the linguistics policies concerning a language and its teaching can be observed by the laws that used to govern them, by the disseminated didactic materials at the time and that directed the teaching in a certain moment, as well as by conferences, speeches and documents which presented and/or claimed necessary actions to constitute a language policy. In this sense, this research aims at analyzing the language policy proposal presented by Celso Cunha in conference, in the Ministry of Education and Culture, in 1963. The conference was later reproduced in the book Uma política do idioma (1964) and, according to the author, with additional notes as well as linguistic and philological foundations. It is a relevant work to understand the proposal of Cunha for National Education and, therefore, an important document for the understanding of the political-linguistic-educational context in which the discourse is uttered, as well as what are the conceptions of language and language policy that are immanent to them. In order to establish those relationships, it is necessary to look for fundamentals in the concepts of Koerner (1996). Still, as it is an act of communication in a political scene, we look, from the political discourse point of view (CHARAUDEAU, 2006), to observe the strategies of influence for the composition of Celso Cunha’s political-linguistic discourse.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/15145710.11606/issn.2236-4242.v32i2p169-187Linha D'Água; v. 32 n. 2 (2019): Cartografia(s) da(s) Lusofonia(s); 169-1872236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151457/155813https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/151457/159855Copyright (c) 2019 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Sônia MariaDi Iório, Patrícia LeiteAlmeida, Wemylla de Jesus2022-03-25T13:43:08Zoai:revistas.usp.br:article/151457Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:53.297600Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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