Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Buttler, Daniella Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039
Resumo: Considering the broader socio-historical context in which we have lived in the relation to the use of textbooks in Basic Education, in the public school system, we seek to contribute to a social debate about the process of choosing textbooks in schools and the National Book and Didactic Material Program (PNLD) 2020 Guide, since the document offers reviews about approved Portuguese language textbooks, as well as about the possible relationships that the PNLD 2020 Guide establishes with teaching knowledge and abilities (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), in addition to language skills (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), fundamental for language teaching. Nevertheless, we guided our study according to the theoretical-methodological perspective of the Socio-discursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). As for the methodological procedures, we used the PNLD 2020 Guide as an object of analysis in regard to Reviews of approved books by PNLD 2020, taking language skills, knowledge and teaching abilities as categories of analysis of those Reviews. The results lead us to possible contributions and / or limitations of the PNLD 2020 Guide for the teaching of Portuguese. Having said that, we hope to contribute to the discussion about the evaluation process of choosing textbooks by the language teacher.
id USP-36_dcc7d576f5a2dbd2916b58fe8a8c286a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167039
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docentePortuguese Language PNLD 2020 Guide Textbook Reviews: A Tool for Teaching WorkPortuguese LanguageSociodiscursive InteractionismReviews of Approved TextbooksTeaching Worklíngua portuguesainteracionismo sociodiscursivoresenhas dos livros didáticos aprovadostrabalho docenteConsidering the broader socio-historical context in which we have lived in the relation to the use of textbooks in Basic Education, in the public school system, we seek to contribute to a social debate about the process of choosing textbooks in schools and the National Book and Didactic Material Program (PNLD) 2020 Guide, since the document offers reviews about approved Portuguese language textbooks, as well as about the possible relationships that the PNLD 2020 Guide establishes with teaching knowledge and abilities (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), in addition to language skills (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), fundamental for language teaching. Nevertheless, we guided our study according to the theoretical-methodological perspective of the Socio-discursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). As for the methodological procedures, we used the PNLD 2020 Guide as an object of analysis in regard to Reviews of approved books by PNLD 2020, taking language skills, knowledge and teaching abilities as categories of analysis of those Reviews. The results lead us to possible contributions and / or limitations of the PNLD 2020 Guide for the teaching of Portuguese. Having said that, we hope to contribute to the discussion about the evaluation process of choosing textbooks by the language teacher.Considerando o contexto sócio-histórico mais amplo em que temos vivido em relação ao uso do livro didático na Educação Básica da rede pública de ensino, buscamos contribuir para um debate social acerca do processo de escolha dos livros didáticos nas escolas e o Guia PNLD 2020, uma vez que o documento oferece resenhas a respeito dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados, bem como sobre as possíveis relações que o Guia PNLD 2020 estabelece com os saberes e as Capacidades Cocentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), além das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), necessários ao ensino de línguas. Para tanto, pautamos nosso estudo na perspectiva teóricometodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, [1997]2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos o Guia PNLD 2020 como objeto de análise no que tange às Resenhas dos livros aprovados pelo PNLD 2020, tomando as capacidades de linguagem, os saberes e as Capacidades Docentes como categorias de análise destas Resenhas. Os resultados apontam para possíveis contribuições e/ou limitações do Guia PNLD 2020 para o ensino de Língua Portuguesa. Com isso, esperamos contribuir para a discussão acerca do processo de avaliação e escolha do livro didático pelo professor de línguas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16703910.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 189-2142236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039/162690https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039/170463Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTognato, Maria Izabel RodriguesButtler, Daniella Barbosa2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/167039Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.664067Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
Portuguese Language PNLD 2020 Guide Textbook Reviews: A Tool for Teaching Work
title Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
spellingShingle Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Portuguese Language
Sociodiscursive Interactionism
Reviews of Approved Textbooks
Teaching Work
língua portuguesa
interacionismo sociodiscursivo
resenhas dos livros didáticos aprovados
trabalho docente
title_short Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
title_full Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
title_fullStr Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
title_full_unstemmed Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
title_sort Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente
author Tognato, Maria Izabel Rodrigues
author_facet Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Buttler, Daniella Barbosa
author_role author
author2 Buttler, Daniella Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Buttler, Daniella Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Portuguese Language
Sociodiscursive Interactionism
Reviews of Approved Textbooks
Teaching Work
língua portuguesa
interacionismo sociodiscursivo
resenhas dos livros didáticos aprovados
trabalho docente
topic Portuguese Language
Sociodiscursive Interactionism
Reviews of Approved Textbooks
Teaching Work
língua portuguesa
interacionismo sociodiscursivo
resenhas dos livros didáticos aprovados
trabalho docente
description Considering the broader socio-historical context in which we have lived in the relation to the use of textbooks in Basic Education, in the public school system, we seek to contribute to a social debate about the process of choosing textbooks in schools and the National Book and Didactic Material Program (PNLD) 2020 Guide, since the document offers reviews about approved Portuguese language textbooks, as well as about the possible relationships that the PNLD 2020 Guide establishes with teaching knowledge and abilities (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), in addition to language skills (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), fundamental for language teaching. Nevertheless, we guided our study according to the theoretical-methodological perspective of the Socio-discursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). As for the methodological procedures, we used the PNLD 2020 Guide as an object of analysis in regard to Reviews of approved books by PNLD 2020, taking language skills, knowledge and teaching abilities as categories of analysis of those Reviews. The results lead us to possible contributions and / or limitations of the PNLD 2020 Guide for the teaching of Portuguese. Having said that, we hope to contribute to the discussion about the evaluation process of choosing textbooks by the language teacher.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039/162690
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039/170463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 189-214
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894567264256